quinta-feira, 11 de março de 2010

"Elvas Viva", o novo guia turistico

A Associação Empresarial de Elvas apresentou na passada terça feira, o novo guia turístico "Elvas Viva". O Museu de Arte Contemporânea foi testemunha do nascimento de uma publicação semestral, que tem o objectivo de chegar a potenciais turistas do Alentejo e Extremadura espanhola. Para isso foram feitos dez mil exemplares, numa edição bilingue de português/castelhano.
Na apresentação estiveram presentes Joaquim Barbas, chefe de gabinete da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, e a vereadora do município elvense Elsa Grilo.

Sobre a nova publicação, a vereadora responsável pelo processo de candidatura das muralhas a Património do Mundo, revelou que "é uma iniciativa relevante para a divulgação do património e dos estabelecimentos comerciais de Elvas". Joaquim Barbas considera que o novo guia irá "criar um turismo melhor", e que deveria servir de exemplo a outras entidades do Alentejo.

(fonte site Rádio Elvas, foto Tudoben.com)

Estive a ler com atenção "Elvas Viva" e para uma primeira publicação penso que está bem concebida na sua parte inicial, mas com o senão de a partir da página 15 e até à 52, mais parecer um guia de empresas de Elvas. É só publicidade, e na minha opinião isso tira interesse para quem pretende conhecer algo mais de Elvas, de forma a poder visitar a nossa cidade.
Logicamente uma publicação destas para avançar necessita do apoio da publicidade como forma de suportar os custos, mas na minha opinião deveriam distribui-la de uma forma mais equilibrada ao longo do guia. Assim acredito que os leitores não finalizariam a sua leitura depois da página 15...
Esta é a nota menos positiva do guia e que deve ser revista pelos autores, pois parece-me ser um bom instrumento para promover Elvas.

Neste primeira edição o guia foca o interesse na Batalha das Linhas de Elvas, na Igreja da Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé de Elvas), no Aqueduto da Amoreira, o ex-libris da cidade, e no Forte de Santa Luzia, colocando a história destes monumentos de uma forma sucinta e prática.
Além disto o guia fornece 3 dias de roteiros turísticos em Elvas, passando por vários pontos de interesse, desde os monumentos aos restaurantes, acabando nos locais de diversão nocturna elvenses.

"Elvas Viva" tem o objectivo de promover o conhecido e o desconhecido da nossa cidade e também das freguesias rurais. Temos de dar os parabéns à Associação Empresarial de Elvas pela iniciativa, pois TODOS devemos apoiar e incentivar quem crie mecanismos de divulgação da nossa cidade, mas para a segunda edição devem repensar a distribuição da publicidade pelo guia.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

5 comentários:

Unknown disse...

Viva Elvas Viva
É de grande auxílio um guia turistico. Vendo com olhos de visitantes, as vezes deixamos de visitar lugares maravilhosos, por não saber que existem ou são muito
distante do roteiro programado.
O importante é ter um começo, depois
vão lapidando,ajustando ao seus interesses e logo terão o guia que idealizaram.Elvas é muito bonita e um berço vivo da história.grata Ana.

Anónimo disse...

Estimado Editor, agradecemos que seja feita referencia de onde retira as imagens para ilustrar as "suas" noticias.

Scottish disse...

Caro Anónimo das 8h24,
Tem toda a razão e as minhas desculpas pelo lapso da falta da procedência da foto.
Não é norma desta casa não fazer referência às fontes de informação e às fotos ilustrativas dos posts.
Ontem sinceramente não reparei que faltava a referência da foto, mas já está corrigido.

Um abraço

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer que esta iniciativa é da Associação Empresarial, e, por isso, a publicidade é inevitável. Os associados têm de estar em destaque.

portasdolivenza disse...

Ja tinha conhecimento do documento,é sempre positivo a promoçao de elvas e das suas empresas.