sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Tertúlia da Semana (#5)

Venho esta semana colocar na (possível) tertúlia a blogosfera elvense. Penso que todos somos unânimes em dizer que tem tido um papel importante, que são muitos os que expressam as suas opiniões e colocam temas sempre do interesse da nossa cidade.
São vários os tipos de blogues que diariamente lemos, e cada um poderá interpretar à sua maneira o sentido das publicações dos muitos "bloggers" que felizmente temos em Elvas.

Alguns já têm bastante experiência, como por exemplo o Zé de Mello que iniciou a sua aventura em Julho de 2005, outros têm muitos leitores, como o Tasca das Amoreiras que em 30 meses regista 200 mil visitas, outros como o Dualidades, galardoado com o Prémio Zé de Mello 2008 e que conta com um grupo de fieis leitores.
Há os que são claramente políticos, outros desportivos, também temos os que tentam através de um blogue promover os seus negócios e sociedades, ou os que espelham a arte da fotografia num endereço eletrónico.

A grande maioria trata de assuntos relacionados com Elvas, e é neste ponto que vou tratar de promover a tertúlia.

Seremos nós "bloggers" um meio de opinião importante para Elvas, pela forma como podemos através da net espelhar as virtudes e defeitos de quem dirige na nossa cidade? Não falo só do poder político local, mas também de sociedades, coletividades, ou associações, em resumo de quem dirige em Elvas.
Seremos lidos por todas estas pessoas, conseguindo que pensem melhor as suas estratégias de gestão? Ou seremos considerados pela maioria destas pessoas apenas críticos e maldizentes de tudo o que se faz em Elvas?

Eu penso que são muitos os dirigentes elvenses a visitar diariamente a nossa blogosfera, e que através das opiniões bem construídas dos "bloggers", poderão analisar a forma como estão a trabalhar, ou mesmo captar ideias para melhorar as suas gestões.
Acredito que os "bloggers" têm um papel importante no relato de situações negativas que vemos na nossa cidade, e que desta forma conseguimos chamar a atenção de quem pode resolver. Somos sem dúvida quem mais e melhor analisa o trabalho da edilidade, em especial do presidente, seja de uma forma positiva ou negativa, dando os parabéns ou criticando. Mas mesmo apontando o dedo em determinada situação ao poder local, conseguimos dizer o porquê da nossa opinião, e também temos a capacidade de sugerir soluções. Que elas sejam aceites por quem de direito já é outra história, mas tenho a certeza que são lidas, e é isso que considero importante.

Este penso ser um tema interessante para os tertulianos, e quem pretender emitir a sua opinião agradeço que não o faça para a "lavagem de roupa suja" que temos lido muitas vezes. Penso ser interessante que abordemos este e outros temas com sentido pratico, registando o que pensamos e o porquê. Assim estaremos a fazer algo importante por Elvas.

Tertulianos, digam de vossa justiça.

Scottish
Uma Paixão, uma tertúlia semanal

9 comentários:

Ze de Mello disse...

Caro Scottish,

A blogosfera em Elvas tem de ser entendida como um espaço de liberdade, não se confunda libertinagem.

Garanto-lhe que são muitos os leitores "decisores" que regularmente nos leiem, o qual agradecemos, mas o mais importante é poder utilizar esta ferramenta do sec. XXI para emitir opinião, critica, e celebrar o que de muita qualidade se vai fazendo no nosso Concelho.

Há blogues que merecem destaque e alguns têm sido merecedores de nomeação para os Prémios Zé de Mello. Outros há que não tendo sido nomeados merecem uma leitura atenta.

Infelizmente falta em Elvas participação cidadã extra-partidária, dado que o poder corroi e aos poucos tem tomado os poucos sectores independentes que poderiam existir.

O refugio da blogosfera, pese aos intentos, continua e aumenta esta participação.

Elvas tem bons cidadãos e alguns destes seguimo-los nos blogues.

Uma abraço fraterno a todos os bloggers elvenses.

Toca a Todos disse...

O blogue do Tiagos Nody é do Mocinha que odeia o Tiago, mas que o namora ás escondidas do regedor.

O gajo é um falso do pior, fala com o Manel assessor do regedor às escondidas do regedor a conspirarem contra o chefe.

Também fala mal do Regedor ao Tiago e ao Dores para cair de engraçadinho a ver se não o chateiam a ele e continuam a chatear o Regedor.

Com esta esperteza toda, Mocinha faz ideias de chegar a Regedor traindo toda a gente, só para alimentar a sua vaidade e presunção.

os socialistas deviam estar muito desesperados de gente quando aceitaram este Mocinha traidor no seu ninho. Um gajo do PSd que se vendeu em troca de um lugar de vereador...

O Barrena é que o metia no sitio e o limitava ao insignificante que é.

Tiagos Noddy Abreus disse...

Obrigado portinholas
estás com medo?
Eu não tenho medo de ti, fica sabendo tudo o que escreveres vai ser desmascarado.
só tens uma solução escreve a verdade (vai ser difícil).
Zé Porfirio tens muita lata, mas enfim também te tenho de baixo de olho.
Pedro tú és sério, estes gajos são uns frustados, não faças caso deles!
abraço

Miguel Velasquez disse...

Pedro brother, tenho pena que aproveitem o teu espaço para lavar roupa suja mas, num espaço de liberdade à qualidade e porcaria. É por causa da muita porcaria de pseudo politicos armados em defensores acérrimos da nossa cidade, que a própria está como está...bonita mas inculta, os filhos da terra vão para longe, e aqueles que gostariam de ver Elvas na mó de cima, farão o que melhor sabem fazer, enaltecer a cidade sem se vangloriar. Viva Elvas, fora com toda a porcaria...aproveitem a boleia que a Ribeira do ceto vai "limpa".
Miguel Velasquez

Toca a Todos disse...

Gostava que me dessessem onde é que eu menti.

O Mocinha não andou a conspirar contra o regedor com o Manel acessor pra ocupar o lugar do Regedor á má fila?
Andou sim senhor.

O Mocinha não fala muito amigo do Tiago e do dores na frente e por trás diz mal deles que se farta?

O Mocinha não traiu o Regedor no Tribunal só pra se safar a ele?
Traiu sim senhor.

O Mocinha não veio de cola cartazes do PSD para vereador do PS, não foi um vira casacas em troca de um bom ordenado?
Veio sim senhor.

O Barrena não o metia no sitio dele que era abaixo de zero e nem o deixava piar?
Era sim senhor.

Atão aonde tá o lixo?
Em mim é que não deve ser.

Anónimo disse...

O Tiago Fachista tem mais perfis no blogger que o requeijão tem nomes no Alentejo.
Filho não vais a lado nenhum que toda a gente já te conhece, escreves comentas e voltas a comentar-te a ti próprio.
Pedro tira estes comentários deste sarnozo do teu blog que isto cheira mal.
O Mocinha tirou um curso e é vereador e até vice-presidente.
tu menininho és um projecto falhado, um nado morto que quando ias para o esgoto alguém teve pena.
mas a tua sorte está traçada não vales nada
inutil do RSI
paga o que deves
Nota quando se souber as aldrabice s que por ai tens feito...

Anónimo disse...

A blogosfera elvense é muito fraquinha para ter algum impacto. Infelizmente.

A Verdade contra o Mundo disse...

Tenho andado a pensar que o Toca a Todos tem razão sobre o Mocinha. Encontrei-o esta semana e lancei-lhe umas palavrinhas contra o Rondão e o Mocinha pegou logo a cuspir no copo.

Percebi que o gajo não merece a confiança de ninguém, só quer mostrar-se e agora vê-se que anda a ser levado ao colo pela rádio Elvas.

O PSD que se ponha a pau porque o gajo é falso para andar a enganar nas missas, no Banco Alimentar Contra a Fome por falsidade, pra ganhar estatuto á custa da miséria alheia.

Anónimo disse...

A Verdade contra o Mundo o que é?
o Tiago Abreu, como o blog dele é uma bosta, resolveu encarnar sete ou oito perfis do blogger para escrever no blog dos outros.
Pedro apaga este energumeno