sábado, 27 de fevereiro de 2010

Tempo de Magia (#8)

"Sir" Charles Barkley é o senhor que se segue no Tempo de Magia. Para quem acompanha a NBA há longos anos e assistia aos jogos pela TVE, recorda-se que o jornalista espanhol Ramon Trecet chamava-lhe "el gordo Barkley". E realmente era gordo e não demasiado alto (1,98), mas os quilos a mais não o impediam de ser um dos jogadores mais intimidadores na sua época.
Nunca venceu o anel de campeão e apenas por uma vez disputou as "Finals", não com a camisola que mais vestiu, a dos Philadelphia 76'ers, mas com a dos Phoenix Suns e contra os Chicago Bulls de Michael Jordan. Foi uma séria épica a 6 jogos, decidida com um triplo nos segundos finais de John Paxson, a passe de Jordan claro.

Mesmo ser conquistar o título, o palmarés de "Sir" Charles é invejável. Uma vez MVP da época (1993), 11 vezes All Star tendo sido o MVP em 1991, 5 vezes eleito no cinco ideal da NBA, 5 vezes eleito para a segunda equipa, integrou o cinco ideal dos "rookies" (1985), e duas vezes campeão olímpico (1992, 1996).

Fez parte do Dream Team, o verdadeiro e único, que disputou e venceu as olimpíadas de Barcelona'92, e foi eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA.
O mítico número 34 foi retirado pelas três equipas que representou, os Sixers, os Suns e os Rockets.
Foi enorme como jogador e como polémico, tendo sido sem dúvida um dos jogadores que mais e melhor "trash-talking" utilizou em todo o Mundo.

Mas o que ficou na memória de quem o viu jogar foi a força que sempre teve em campo, aliada a uma invulgar técnica individual para um jogador com características físicas diferentes do habitual.

Desfrutem esta compilação e vejam o que fazia Charles Barkley num campo de basquetebol.



Scottish
Uma Paixão, um Tempo de Magia

3 comentários:

Undertaker disse...

Inesquecível Sir Charles...quem tiver a TV Cabo da Zon pode apreciar os seus comentários na posição 32 da Grelha.

Já agora uma outra curiosidade o Grupo Gnad Charles deve a parte do "Charles" no nome à admiração que um dos seus componentes nutria por Charles Barkley

Só agora descobri este blog...o Kareem Abdul-Jabbar já foi homenageado?

Scottish disse...

Caro Undertaker,
A rubrica "Tempo de Magia" conta já com 8 posts, e o melhor poste da história já teve direito a um dedicado post deste Humilde Observador.
Clique no separador "Tempo de Magia", na parte superior do blogue e desça até ao post #3.
Abraço

Undertaker disse...

Já vi sim senhor...

Já agora outra curiosidade. Sendo Abdul-Jabbar o recordista de pontos da NBA com 38387, será que é o basquetebolista com mais pontos do basket mundial?

Não sendo, quem será a peça com mais pontos?