terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Redes sociais com a tragédia da Madeira

Utilizando uma notícia publicada pelo Diário de Notícias sobre a tragédia que assolou o arquipélago da Madeira, e que lamentavelmente regista até agora 48 mortos e 32 desaparecidos, pretendo mostrar como as redes sociais na internet se têm transformado num veículo de informação importantíssimo. Muitos dos que diariamente frequentam por exemplo o Facebook, e que utiliza esta rede social em especial para brincar ao Farmville, ao Mafia Wars, ou procurar grupos de interesse para se associar, constata
agora que poderá haver outras utilidades muito importantes, como noticiar o que se passa no mundo.

Segundo o jornalista Paulo Querido, impulsionador da ferramenta Twitter Portugal que agrupa contas de utilizadores portugueses no Twitter, refere que a atividade virtual envolvendo a tragédia na Madeira constitui numa surpresa.
"As pessoas que começaram desde cedo a comunicar no Twitter sobre este assunto evitaram que a rede fosse inundada por comentários inócuos", frisa o jornalista.

O Twitter, "espécie de espinha dorsal de comunicações" na Internet, com ramificações para outras redes sociais como o Facebook, o Flickr ou o Myspace, deu - para o jornalista - um "banho completo" aos media convencionais no desenrolar dos eventos do mau tempo na Madeira.
"Durante o sábado, toda a informação que circulou na Internet deveu-se em grande parte ao Twitter, inclusive graças a alguns jornalistas profissionais que iam escrevendo no Twitter, mas também e muito devido ao papel dos cidadãos", assinala Paulo Querido.

No Facebook existem também vários grupos de apoio às vítimas do temporal na Madeira; o maior, "Solidários com a Madeira", tem mais de 25 mil membros. O grupo "SOS Madeira" contabiliza cerca de 20 mil membros e os grupos "Help Madeira" (com mais de 2900 membros) e "Grupo de Apoio às Vítimas do Temporal na Madeira" (com mais de 1900 membros) também são exemplo de manifestações nas redes sociais.

(fonte site Diário de Notícias)

Importa referir que aqui pela nossa cidade também a internet tem servido para pedir solidariedade. Exemplo disso a iniciativa desenvolvida pelo blogue Cidad'elvas "Elvas sem fome", que volta agora para tentar angariar mais alimentos para os mais necessitados.
O blogue refere que vários companheiros da blogosfera elvense e o MTA, na pessoa da Irmã Fátima, decidiram dar um novo impulso à campanha, tendo a Páscoa como a data para distribuir os alimentos.

Como devem calcular o Três Paixões está sempre ao lado das causas sociais, e por isso aqui deixo o meu grão de areia para a divulgação da campanha.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: