sábado, 9 de janeiro de 2010

Tempo de Magia (#4)

Larry Bird foi sem dúvida um dos maiores da história do basquetebol.
Tudo começou em Indiana State University, com a qual chegou à final da NCAA contra Michigan State University, onde a estrela era Magic Johnson. Com essa final começou o duelo mais seguido de todos os tempos, entre dois jogadores sensacionais que representariam as duas equipas mais históricas da NBA, os Lakers e os Celtics.

Para começar em beleza a sua carreira na NBA, Bird foi eleito o melhor "rookie" (novato) do ano, mas Magic conquistou na sua época de estreia o anel de campeão.
Se em 1979 Magic tinha vencido o duelo a Larry Bird na final universitária, em 1984 voltaram a enfrentar-se para discutir mais um título, o da NBA. Desta vez a desforra do jogador alto e louro, lento mas com um terrível lançamento de 3 pontos, senhor de uma tremenda habilidade com as mãos, que também dava passes incríveis, o grande expoente do "trash talking", e um verdadeiro ladrão de bolas, consumou-se.

Foi uma vitória épica, pois estiveram contra as cordas ao verem os Lakers estar em vantagem na série com um 3x1 que fazia pensar o pior. No entanto deram a volta aos acontecimentos, ao mais puro estilo dos Boston Celtics, ou seja, jogar com o coração e com o clima de loucura que o mítico Boston Garden apresentava aos rivais.
A forma de vencer foi uma enorme pressão defensiva, sempre no limiar da falta, pois esta era a forma de parar o conhecido contra-ataque dos Lakers, e contar com a inspiração do número #33. E com 40 graus dentro do pavilhão mais os que Larry Bird acrescentou pela sua portentosa exibição, venceram o anel.

Magic e Bird voltaram a enfrentar-se nas finais mais duas vezes, em 1985 e 1987, ambas com vitória dos Lakers. Nas duas finais voltou a assistir-se a grande intensidade, incerteza sobre o vencedor, ou massacres como o jogo 1 da final de 85, em que os Celtics "cilindraram" os Lakers com uma vitória por 30 pontos, históricamente intitulada como o "Memorial Day Massacre".
Mas no sexto jogo da final, Magic e Kareem Abdul-Jabbar derrotaram os Celtics e pela primeira vez o Boston Garden assistia à derrota nas finais dos seus "orgulhosos verdes".

Muitas recordações irão ter os trintões e quarentões que vejam o vídeo que coloco, pois foi na década de 80 que a NBA teve o seu "boom", e para isso a contribuição de Larry Bird foi importantíssima.
O seu palmarés é enorme, pois conquistou 3 títulos da NBA (1981, 1984, 1986) tendo sido o MVP das finais em 2 (1984 e 1986), foi MVP da liga por 3 vezes (1984, 1985, 1986), 12 vezes All-Star sendo o MVP no ano 1982, vencedor por 3 vezes do Concurso de Triplos (1986, 1987, 1988) e Campeão Olímpico em 1992 fazendo parte do mítico Dream Team.

Este é o meu pequeno tributo ao jogador branco mais importante da história do basquetebol, o magnífico Larry Bird.



Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: