terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Regresso ao trabalho!

Depois de uns dias de férias, aproveitados para dar um "salto" a Madrid e viver pela primeira vez o maior derby do basquetebol espanhol, aqui estou de regresso ao trabalho.

Desde já os meus agradecimentos pela paciência dos habituais visitantes desta casa em não verem alterações durante estes dias, mas entre a viagem, o Natal e a passagem de ano, o tempo foi mais dedicado à família que bem merece.

Nestes primeiros dias de 2010 o destaque vai sem dúvida para a chuva, que teima em nos dar um descanso. Já são muitos os dias em que apenas vemos o cinzento escuro das ameaçadoras nuvens, que acabam por descarregar uns bons litros de água por m2. Começamos a estar saturados, a desejar que o bom tempo surja rápido, pois assim não se consegue fazer nada. Passear não há vontade pois necessitamos da companhia de um guarda-chuva, e de cómodo tem muito pouco. Levantarmo-nos da cama para ir trabalhar com este tempo digamos que também não é uma boa ideia, mas apesar da cama nos dizer para ficarmos deitados, temos mesmo de sair do conforto das mantas, pois o patrão não quer saber disso. A roupa para secar é uma "carga de trabalhos", e quem sofre com isto são as nossas carteiras com o acréscimo de luz para pôr a trabalhar máquinas de secar ou braseiras eléctricas.

Enfim, são muitas as coisas negativas que o mau tempo trás, no entanto há um lado positivo para isto tudo no que toca à nossa região. A Barragem do Caia subiu em 15 dias nada menos que 1,6 metros, com um ganho de volume armazenado de cerca de 12,5 milhões de metros cúbicos. A cota actual é de 223,65 metros, correspondentes a 71 milhões de metros cúbicos, perfazendo esta quantidade 38% da capacidade máxima de segurança da Barragem que é de 185 milhões de metros cúbicos.

Muito bom para quem via a Barragem numa penúria de água e com estes 15 dias de chuva, já está garantida a rega dos campos para a campanha deste ano nos concelhos de Elvas e Campo Maior. Também já se deu início à acumulação de água para a rega dos campos no Verão de 2011.

Esta é sem dúvida uma boa notícia, pois vamos ter água para os nossos campos e esperamos que o abastecimento da rede pública não tenha problemas, em especial no próximo Verão, que me parece vir a ser bem quente...

(fonte site Rádio Elvas / foto Barragem Tudoben.com)

Sendo este o primeiro post de 2010, desejo a TODOS os leitores do Três Paixões um Feliz Ano Novo.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

P.S. - Não se esqueçam de visitar os Prémios Zé de Mello 2009 e votarem na Blogosfera Elvense. Esta casa está nomeada e caso seja da V/ preferência votem no Três Paixões.

Sem comentários: