sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Medidas preventivas para TGV prorrogadas por um ano

O Conselho de Ministros prorrogou ontem por um ano, a vigência das medidas preventivas de salvaguarda à programação e execução da ligação ferroviária do TGV do eixo Lisboa-Madrid, que deverá estar concluído em 2013.

A resolução do Conselho de Ministros pretende viabilizar a construção da rede ferroviária de alta velocidade do eixo Porto-Lisboa, evitar a alteração das circunstâncias e condições existentes em determinadas zonas, assim como facilitar e tornar menos onerosa a execução da obra.

O prazo das medidas preventivas fica prorrogado por um ano nas zonas abrangidas pelo traçado previsto nos municípios de Moita, Palmela, Montijo, Vendas Novas, Montemor-o-Novo, Arraiolos, Évora, Redondo, Vila Viçosa, Alandroal e Elvas.

A resolução justifica o prolongamento do prazo com a impossibilidade de “proceder à programação integral do empreendimento público, dada a sua complexidade, nomeadamente as limitações decorrentes do atravessamento de áreas urbanas consolidadas”.

(fonte Público / Lusa)

É uma boa notícia sem dúvida pois a prorrogação salvaguarda a programação e implementação da linha ferroviária de alta velocidade que tanto ambicionamos. Estas medidas pretendem evitar alterações que comprometam a execução do empreendimento, ou torná-lo mais difícil e oneroso, como acima indica a notícia do Público/Lusa.

O eixo Lisboa-Madrid tem de estar concluído em 2013, ou seja dentro de 3 anos. Muitas notícias, boas e más, iremos ter ao longo deste largo período de tempo, mas o desejo que a via férrea de alta velocidade se fixe definitivamente em Elvas é ENORME.
Já por várias vezes referi que este projecto poderá ser a principal tábua de salvação da nossa cidade, mas também não podemos agarrá-lo como a nossa única esperança.

Há muito por fazer em Elvas, não só pela edilidade, mas por TODOS os Elvenses!! Aqui estarei para opinar sobre isto, e sugerir medidas a tomar.

P.S. - Ontem este Humilde Observador teve um lapso ao não parabenizar o Centro Artístico Elvense, o popular "Grémio", pelos seus 132 anos de vida. As minhas desculpas pelo lapso e o desejo de que sejam muitos mais os que se celebrem.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

3 comentários:

Toca a Todos disse...

O que eu vim aqui foi dizer que no dia 14 de Janeiro á noite no cinte teatro a dotora Elsa fez um descurso a dezer bem dos militares que se tão borrifando pra Elvas e nunca cá deviam ter metido as patas. Mais valia tar calada.

Já sabem que eu não gosto dela porque uma vez a dita pessoa fui-lhe pedir o rendimento minimo e ela mandou-me trabalhar como se eu tivesse tempo para andar a perder com a porcaria do trabalho.
Se gosta tanto de trabalho pode trabalhar por mim e por ela! Não querias mai nada!

É uma socialista graxista.
Mas o Mocinha ainda é um pecadinho pior porque é mais incompetente e vira casacas que se passou do PSD para o Ps só a ver do taxo.

Anónimo disse...

Mas só este Portinholeiro atrasado mental é que deixa aqui comentários?
Vai trabalhar, malandro.

Filipa C. Dores disse...

O parvo do Toca a Todos que agora se virou para a vereadora Drª Elsa só diz mal por dizer, porque na noite do 14 de Janeiro no Cine-Teatro a senhora fez um discurso excelente. O público interrompeu-a várias vezes com palmas. Eu estava lá, não foi preciso ter espiões como o Toca a Todos!

Esta vereadora toca as pessoas com as suas palavras assim como Rondão Almeida faz.

Como alguns já escreveram, é uma coisa que nasce com as pessoas e a senhora tem. Os senhores que a criticam e ao Presidente não têm e é isso que os deixa tão nervosos, a ponto de andarem sempre a ofender.