terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Elvas gosta de Fado

No passado Sábado o Cine-Teatro esteve praticamente cheio para se assistir ao espectáculo "Recordar o Fado Antigo". Integrado nas comemorações dos 351 anos da Batalha das Linhas de Elvas, o elenco contou com a participação dos fadistas António Passão, Maritina, Marta do Carmo, Vera Cristina, as elvenses Carla Isabel e Marlene, além de Franklin do Carmo e Lurdes de Sá, os dois responsáveis por reunir este grupo que sem dúvida seduziu o público presente.
A particularidade deste elenco reside em que era 100% alentejano, assim como os 4 músicos que deram som à noite. Jorge Silva, Rogério Ferreira, o elvense Rui Garrido e António Barros mostraram uma enorme qualidade, não fossem eles alentejanos claro!

A noite não foi apenas de fados antigos, também se ouviram fados mais actuais. Muito bem estiveram as duas fadistas elvenses, apesar de que a Carla Isabel estava ainda com alguns problemas na voz devido a uma constipação que teima em não se curar. Mesmo assim as duas formaram um dueto, cantando um fado dedicado à filha da Carla Isabel. Foi um dos grandes momentos no Cine-Teatro nas mais de duas horas e meia que durou o espectáculo.

Destaque também para a jovem fadista eborense Vera Cristina, que com apenas 14 anos de idade mostrou grande potencial para o futuro do fado alentejano.

Está de parabéns o evento, e mais uma vez se mostrou que pagando nem que sejam apenas 2€, os elvenses aderem a este tipo de iniciativas, sempre que se sinta que a qualidade vai estar presente. Creio mesmo que todos os espectáculos deste género no Cine-Teatro deveriam ser sempre com a necessária compra de bilhetes. Isto porque se é de entrada gratuita, pode-se questionar a qualidade do espectáculo. Pagando sentiremos a sensação de responsabilização de um bom espectáculo por parte de quem o promove.

Algo que este Humilde Observador não gostou, foi o facto de apenas haver um micro em palco para os fadistas, situação que "complicou" a apresentação por parte de Franklin do Carmo e Lurdes de Sá, que se tiveram de alternar, assim como o dueto da Carla Isabel com a Marlene. São situações que se podem evitar e que espero sejam corrigidas no futuro.

Como muito bem diz o companheiro Xavier de Sousa, venham mais espectáculos assim, a bem de Elvas como cidade eminentemente cultural.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

P.S. - Foto do amigo Lupor, que fez uma reportagem fotográfica enorme :)

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de saber onde está agora um dos melhores tecnicos de som da região, e que já desempenhou funçoes ao serviço do municipio? Fazia lá falta outra vez... para bem dos nossos ouvidos e da música elvense.

Xavier de Sousa disse...

Caro anónimo

Não devia deixar o seu comentário de forma anónima pois todos nós sabemos que o João Paulo Ruivo acabou o contrato ou programa que o ligava entre o Centro de Emprego e o Municipio... Que ele merecia lá estar, que a Cidade merece um técnico bem qualificado e com qualidade, isso já é uma luta bem antiga de quem anda na música há uma dúzia de anos e sempre a levar "porrada"...

Mas enfim... algum dia iremos perceber que os brilhantes cartazes que passam por Elvas, teriam ainda mais brilho com outras condições!

Cumps a todos!