sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Elvas esquecida pelo turismo alentejano

É com verdadeiro desagrado que escrevo este post. Na leitura habitual do Linhas de Elvas, um dos destaques foi a forma como a Entidade Regional de Turismo do Alentejo (ERT) claramente se esqueceu de promover Elvas em eventos importantes, como a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) ou a FITUR de Madrid, considerada a maior feira de turismo do Mundo.
A pergunta normal que nos vem à cabeça seria do género, "como é possível esquecerem-se de promover uma das cidades mais importantes do Alentejo, uma cidade que tem um processo de candidatura a Património Mundial?".

A resposta não é fácil, e no contacto telefónico entre o Linhas de Elvas e o Presidente da ERT António Ceia da Silva, podem-se depreender várias ilações. A mais clara é que fugiu claramente à questão, dizendo que a ERT esteve presente nestes eventos para promover o Alentejo no seu todo e não concelho a concelho. Uma resposta politicamente correcta, mas há casos que merecem ser considerados de uma forma distinta e Elvas é um deles, em especial pela candidatura importante que todos os alentejanos pretendemos tenha sucesso.
Sim todos os alentejanos, pois se as nossas fortificações conseguirem o almejado título de Património do Mundo, não é só Elvas que ganha com isso, mas TODO O ALENTEJO. Por isso Sr. Ceia da Silva, a nossa cidade deveria ter tido uma apreciação diferente, e deveria ter tido algum destaque na divulgação da nossa região em tão prestigiados eventos.
Como é possível que no livro "Lo mejor del Alentejo", apresentado na FITUR, não se coloque uma simples foto de Elvas? Como é possível que no anexo informativo de 64 páginas apenas constem a Pousada de Santa Luzia (actualmente fechada), o Monte do Vale na Terrugem, e o Olé Tours (fechado)? Não basta a informação ser mínima como também muito desactualizada.

Sobre a posição da Vereadora Elsa Grilo, creio que já se deveria ter pensado em participar na BTL de uma forma autónoma. Afinal nós somos os principais interessados em divulgar Elvas, e quem melhor que os elvenses para promover a nossa cidade, para que o Mundo conheça o nosso riquíssimo património histórico/cultural.
É por mais evidente que não contamos com o apoio do Sr. Ceia da Silva, seja por qualquer desentendimento com a autarquia, ou simplesmente porque não nos coloca no mapa de prioridades turísticas do Alentejo.
Por isso considero não serem mal gastos os milhares de euros necessários para a publicidade de Elvas em eventos como os anteriormente citados. São importantes, pois através deles podemos chegar a um mercado potencial de muitos milhares de turistas.
Isso significa que poderão entrar muitos euros na nossa cidade, e o investimento feito terá de certeza o retorno esperado.

Deve a edilidade repensar a estratégia de promoção de Elvas, seja de uma forma autónoma, seja através de um diálogo sério com o Sr. Ceia da Silva para que a ERT nos coloque no topo das prioridades, principalmente pela questão da candidatura a Património do Mundo.

(fonte/foto Linhas de Elvas)

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

7 comentários:

Filipe Picão disse...

Não!
Não se devia ter pensado em participar de forma autónoma, porque é para essas participações altamente caras que existem as Regiões de Turismo e entidades semelhantes que ficam com o IVA turistico dos empresários do nosso Concelho.

Acho que a Câmara só deve participar de forma autónoma e gastar esse rio de dinheiro se as entidades pagas e criadas para isso pelo Governo e pelos nossos impostos não o fizerem como era a sua obrigação.

Neste país não pode ser assim: se aqueles que têm obrigação não fazem, ninguém os deve obrigar, e as Câmaras substituem-nos! nem pensar nisso!

Scottish disse...

Caro Filipe Picão,
Concordo com a apreciação, e entendo a sua perspectiva. Mas no caso citado a ERT simplesmente ignorou Elvas, daí eu ser da opinião que a CME deveria promover de uma forma autónoma Elvas.
Então a que se deve este esquecimento por parte do organismo que deveria promover turisticamente a nossa cidade??
Só posso entender que ou há algum desentendimento com a edilidade, ou então interessa, por diversos motivos, destacar outras localidades alentejanas...
E isto quando temos um processo de candidatura para Património do Mundo que deveria contar com o apoio total da ERT.
Um abraço

Anónimo disse...

Não só deve ser autónoma como também protestar contra a ERT, que não deixa de ser um organismo oficial.Não é só dizer sim sr. ao poder central, há que cobrar.

Justiceiro Implacável disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

E não foi isso que a vereadora da Câmara disse ao Linhas de Elvas? Foi!

Anónimo disse...

Ceia da Silva também disse ao linhas que convidou todos os municípios a participarem e uns compareceram outros não.
Para mim é quanto basta, pois já suspeitava desta política para o turismo na nossa cidade. Alguém no seu perfeito juízo acredita, vendo como tem sido tratado o nosso centro histórico, que a Câmara Municipal encara o turismo com seriedade?
E avançar de forma autónoma não. Os elvenses não pagam impostos, os quais também alimentam o orçamento da Região de Turismo, para nada! Se Elvas não é promovida só o pode agradecer ao seu executivo, o qual certamente ainda não aprendeu a trabalhar com a ERT. Mas ao velho estilo português é mais fácil apontar a culpa ao outros, que admitir os nossos erros.

Xavier de Sousa disse...

Boas!

Deixem-me dizer-vos que participei na BTL 2010, como músico contratado pelo Municipio de Reguengos de Monsaraz, que a par do Municipio de Portel se impuseram como referências alentejanas no certame!
Não acredito que a mais valia "Alqueva" destes dois seja superior ao nosso Património, Gastronomia, Actividades Culturais e seus espaços...
Para o ano gostava de ver não só o concelho, mas as suas forças turisticas, cujas congéneres investem no evento há vários anos... se calhar compensa...