quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis Magos

Hoje é o dia mais importante do Natal para os nossos vizinhos espanhóis. Dia de Reis é sinónimo de PRENDAS! Pela primeira vez vou sentir na pele o que é viver realmente este dia, muito por culpa da minha companheira e família, que vibram com este dia como nós o fazemos com a noite do dia 24 de Dezembro.

Ontem à tarde houve "cabalgata de Reyes" na maioria das cidades espanholas, para delírio dos mais pequenos que sonham em cumprimentar os Reis Magos, e receber os tradicionais "caramelos". No centro de Badajoz um mar de gente acompanhou a passagem de Melchor (Belchior), Gaspar e Baltasar, para grande satisfação não só dos mais pequenos como também dos adultos.

Do lado português hoje não é feriado como em Espanha, para nossa pena, e nunca demos a importância que os nossos vizinhos dão a este dia.
Mas há tradições que se mantêm na nossa noite de Reis, como o cantar às Janeiras na Terrugem através do Grupo Voz Amiga. Em Vila Fernando e Barbacena também temos o cantar aos Reis, para satisfação dos habitantes destas duas freguesias rurais elvenses.

Natal é tradição, é estar com a família, com os amigos, uma quadra que uns mais e outros menos aguardamos todos os anos pelo seu simbolismo. No final do dia de hoje começamos a retirar o Presépio, a Árvore de Natal e todos os ornamentos que durante um mês tivemos como decoração nas nossas casas. Não desanimem pois o Natal está praticamente à porta... O tempo voa!!

Esperemos que o ano que acaba de dar os primeiros passos seja mais positivo para todos nós, e que a malfadada crise nos deixe respirar um pouco, assim nos deixem os nossos políticos...

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: