quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Barragem do Caia continua a encher

Boas notícias sobre a Barragem do Caia. A albufeira que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior e Monforte está com 53% da sua capacidade máxima, que é de 185 milhões de metros cúbicos.
Segundo informações da Associação de Beneficiários do Caia, o nível subiu 3,22 metros, com um ganho de 30 milhões de metros cúbicos.
Até às 9 horas de ontem a cota estava em 226,43 metros, que corresponde a um volume perto dos 98 milhões de metros cúbicos.

(fonte site Rádio Elvas / foto Tudoben.com)

Boas notícias sem dúvida numa região que tem sentido a seca no Verão, de forma a ter havido os indesejáveis cortes de água. Ainda estamos longe do fim do Inverno e parece que a chuva vai proporcionar mais metros cúbicos para a Barragem do Caia.
Não gostamos do céu cinzento, da chuva que nos obriga a andar com guarda-chuvas, andamos irritados, não queremos sair, mas TODOS sabemos que a água nos faz muita falta.

Como informação aos leitores do Três Paixões, o Instituto de Meteorologia anuncia para Portalegre céu muito nublado, vento fraco de S/SE e as temperaturas irão variar entre os 6º de mínima e os 12º de máxima. Segundo o Accuweather (que fornece informação do tempo para Elvas nesta casa), apenas vamos ter chuva na noite de Sexta e manhã de Sábado. Na primeira noite do fim-de-semana estará nublado, sem precipitação, mas os que decidirem sair devem ir agasalhados pois as temperaturas vão baixar. No Domingo o céu irá estar nublado mas o frio será o que vamos sentir com mais força.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

2 comentários:

portasdolivenza disse...

Li com atenção o post referente á barragem do caia,que desvios para outras pequenas barragens foram feitos dos rios e ribeiras que naturalmente abasteciam a barragem do caia no seu projecto inicial?informara-me que são doze as barragens e mini-hidricas,e que só depois de estas estaram lotadas a água segue para a barragem do caia,campomaiorenses e elvenses deviam tomar medidas preventivas,pois todo o regadio pode ficar em causa,e os dois concelhos bebem da barragem,será necessario algum transvaze ou reforço de agua que abasteça a nossa barragem?O rio gevora leva um caudal de água enorme que engrossa o guadiana,não seria positivo os dois municipios reclamarem a agua que nos esta a ser desviada?deixo a questão aos bloguistas que queiram opinar e que façam chegar aos politicos este tema.

Anónimo disse...

Do mesmo modo que, para se evitarem as descargas da barragem do Alqueve, se poderia/deveria bombar a água para o Caia.
Não é nada que não se esteja já a fazer para a sona de Évora e Beja.
É evidente que se as cotas dessem que seria mais económico a partir do Xevora, mas mais seguro é do Alqueva.
Vejam quantos anos tem a central de bombagem que está em frente da Ajuda...