segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MTA recolhe alimentos para um Natal melhor

De acordo com o solicitado pelo blogger Cidad'elvas, ontem eu e a minha cara-metade estivemos no antigo quartel do RI8, local onde o MTA (Movimento Teresiano do Apostolado) guarda os alimentos que vai angariando, para efectuar a nossa oferta.

Mantivémos conversa com as colaboradoras do MTA, que aguardavam o regresso das equipas que nos fins-de-semana tratam de angariar alimentos nos hipermercados, e ficámos surpreendidos com o que nos disseram.
Enquanto cuidadosamente faziam a separação do arroz, feijão, massas, azeite ou sal que recebem, soubemos que o MTA fornece alimentos a 500 famílias. Sim, o número está correcto, são mesmo 500 as famílias que recebem ajuda. Parece incrível, mas é verdade, e o que conseguem angariar não chega nem para começar...
Prentedem por exemplo entregar uma garrafa de azeite a cada família, mas por agora isso não é possível, pois deverão ter cerca de 80 na estante.

No que se refere à iniciativa criada pelo blog Cidad'elvas, as únicas ofertas, segundo as colaboradoras do MTA, foram os 204 kgs de arroz feita pelo blogger portasdolivenza, e penso que a minha. Muito pouco para uma causa que merecia muito mais, pois se todos entregassemos nem que fosse 1€ em comida, tenho a certeza que as estantes do MTA estariam a rebentar pelas costuras.
Penso que a campanha "Elvas sem Fome" não está a ser bem sucedida, pois, segundo as colaboradoras do MTA, não houve aumento de ofertas, e o contacto feito por quem iniciou a campanha não foi no sentido de em conjunto se tentar conseguir mais comida. O horário facultado era das 10h00 às 12h00, e ontem eram 10h30 quando chegámos ao antigo RI8, mas tivemos de esperar pelas 11h00 para que chegassem as colaboradoras do MTA.

Tenho pena pois a ideia sempre me pareceu ser boa e merecedora da nossa colaboração, mas não foi bem desenvolvida. Já calculava que o anonimato da maioria dos bloggers, que merece todo o respeito, iria condicionar esta iniciativa, e por esse motivo a campanha deveria ser conduzida de outra forma, mais activa e directa, via telefone ou via mail com as pessoas responsáveis pelo MTA ou Banco Alimentar.

Por falar em Banco Alimentar, informar que também colabora com o MTA, e que actualmente a oferta que faz é mensal, equivalente à que fazia anteriormente por semana... É muito pouco para quem necessita e por isso o MTA tem as suas portas abertas no antigo Quartel do RI8 todas as Quartas-Feiras das 14h30 às 17h00, para todos os que queiram fazer ofertas. Também podem efectuá-las juntos das equipas que nos fins-de-semana se encontram nos hipermercados da nossa cidade.

Colaborem, pois por pouco se pode fazer muito. 500 famílias agradecem o apoio para poderem ter um Natal melhor.

Scottish
Um apoio incondicional às causas nobres

1 comentário:

Elvascidade disse...

Teremos de ser mais a promover e a incentivar a iniciativa, eu também fui um dos que dei, embora não directamente no quartel mas nos supermercados da cidade.
Penso que toda a iniciativa ajudou a promover e a incentivar a que as pessoas pudessem dar o seu contributo, prova disso foram algumas pessoas que me disseram que depois de terem tido conhecimento na blogosfera Elvense da campanha Elvas sem Fome deram o seu contributo juntos dos voluntários que estavam nas superfícies comerciais da cidade.
Por isso mesmo não concordo quando diz que a campanha não está a ser bem sucedida.
Foi uma maneira de nos juntarmos e ajudar a promover todo o excelente trabalho realizado pelo MTA.
Não queremos protagonismo, nem que digam que foi por nós que a campanha de angariação teve sucesso, queremos apenas associar-nos ao excelente trabalho do MTA e consciencializar e alertar toda a sociedade para este grave problema.