quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

IPP lança projecto para ajudar alunos à procura de emprego

É hoje apresentado, o mais recente projecto do Instituto Politécnio de Portalegre (IPP). Pelas 10 horas, no auditório dos serviços centrais, será mostrado aos alunos um novo portal deste instituto.

A Bolsa de Emprego, é uma plataforma que pretende facilitar a comunicação entre o académico e o empresarial, uma vez que expõe ofertas de emprego.

Uma iniciativa direccionada para os alunos do IPP, mas também para a população em geral, que torna mais rápido e eficiente o processo de colocação dos alunos no mercado de trabalho, explica Pedro Ranheta, coordenador deste projecto.

Ainda segundo Pedro Ranheta, "o IPP também se preocupa com a actual situação vivida no distrito, ao nível do desemprego”, sendo que este factor também foi muito importante para a criação deste projecto.

(fonte site Rádio Elvas)

Penso esta ser um boa iniciativa por parte de uma instituição preocupada na colocação de alunos, e não só, no mercado de trabalho. A questão passa por vermos se o IPP, através do projecto, irá estar em permanente contacto com os empresários afim de estes apresentarem as suas possíveis ofertas.
Acredito que o projecto tenha pernas para andar, e espero que muitos dos alunos que depois de terminarem o seu percurso académico, consigam emprego através desta ideia lançada pelo IPP.

Na nossa terrinha algo parecido poderia também ser feito. Desconheço se o Centro de Emprego tem feito algum tipo de trabalho junto dos nossos empresários, afim de minimizar a elevada taxa de desemprego que temos actualmente em Elvas.

Penso que a Associação Empresarial de Elvas poderá ter uma voz activa neste problema. Se pretendem afirmar-se como um associação forte na nossa cidade, se pretenderem os seus responsáveis ajudar a resolver o problema do desemprego, creio que os próprios empresários elvenses deveriam estabelecer acordos entre os seus associados e as várias escolas da nossa região, como o Instituto Politécnico de Portalegre, ou a Escola Superior Agrária de Elvas.
Também não se poderá descartar a Escola Secundária D.Sancho II ou a EPRAL, pois todos sabemos que nem todos os que estudam nestas instituições de ensino, irão continuar a sua vida escolar na Universidade.
Hoje em dia temos muitas famílias que devido à crise, não conseguem pagar estudos universitários aos seus filhos, e estes passarão a fazer parte do mercado de trabalho com 18 anos.

Acredito que algo mais se poderá fazer, e só entre todos as coisas poderão melhorar. Aguardamos o desenvolvimento de projectos que poderão desenvolver Elvas para um futuro mais risonho, mas até lá devem os nossos empresários e comerciantes trabalhar de forma a evoluírem e abandonarem de vez o estado moribundo em que actualmente se encontram.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

1 comentário:

Anónimo disse...

Mas a Associação Empresarial pode ajudar em quê ou contruibuir para quê com um presidente como o Patrik? Nada.
A por mais representam uma classe habiatuada na nossa cidade a que tudo lhe seja dado de bandeja e que nunca conseguiram contribuir para nada a não ser estar às portas a afastar os clientes.