quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Esta noite a terra tremeu

Um sismo de magnitude 6.0 na escala de Richter segundo o Instituto de Meteorologia, fez-se sentir à 1h37 um pouco por todo o país. O epicentro localizou-se no Oceano Atlântico, a 185 kms de Faro e a 58 kms de profundidade, tendo sido as regiões do Algarve e Alentejo as mais afectadas pelo valente susto.
Seguiram-se até às 3h47, 8 réplicas com registos entre 1,3 e 2,3 de magnitude na escala de Richter. Segundo a Protecção Civil não há registos de danos estruturais em Portugal.

A medição dos sismo teve várias leituras, pois se o IM diz que a magnitude foi de 6.0, o Instituto Geográfico Espanhol indica 6.3, e o US Geological Survey registou 5.7, tendo sido um dos primeiros a fazer referência ao abalo. Creio que os aparelhos de medição devem ser diferentes uns dos outros...

O susto foi bem grande! Estava deitado e acordei com o prédio a tremer. Não sabia o que estava a acontecer, mas durante os segundos que durou o abalo o silêncio foi total.
Não sou uma pessoa pessimista, antes pelo contrário, mas é nestas coisas que vemos não haver qualquer possibilidade de enfrentar a Mãe Natureza.
Sei que alguns não sentiram o sismo, e que hoje se surpreenderam com a notícia, mas quem o sentiu tenho a certeza que demorou a conciliar o sono...

Scottish

1 comentário:

dualidades np disse...

Bom dia Friend
Fui um dos que se apercebeu do sismo e que demorou a conciliar o sono.
Foi uma experiencia pouco agradável que senti pela segunda vez na vida!
Enfim...mas segundo os especialistas foi benéfico pois evita situações de maior magnitude no futuro. Felizmente não houve danos a registar. Abraço.