quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

1º Foto-Paper "Fotografos de Elvas" na festa da SIR

Eu e a minha cara-metade, estivemos presentes na 1ª edição do Foto-Paper do blogue "Fotógrafos de Elvas", integrado nas comemorações do 129º aniversário da SIR.

A manhã de ontem foi de percorrer o Centro Histórico, em 12 pontos previamente definidos pela organização, e em cada um deles tínhamos um tema especifico para fotografar.
Durante 3 horas, 17 fotógrafos amadores da nossa cidade, e não só, procuraram as "fotos ideais". Foi muito interessante pois decidimos palmilhar os pontos definidos a pé, e desta forma tivemos oportunidade de apurar com "olho clínico", pontos importantes do nosso Centro Histórico.
Foi uma manhã em que as ruas estavam bem compostas de gente, com muitos espanhóis, que decidiram visitar-nos para fazer algumas compras, revivendo velhos tempos de sucesso do nosso comércio tradicional.

Constatámos falhas que sinceramente não me agradaram e quem de direito deve repensar a forma como pretendemos candidatar-nos para Património do Mundo. Não encontrámos uma única igreja com as portas abertas pelo menos até às 11 horas da manhã. Se havia muitas pessoas para fazer compras, também havia as que pretendiam fazer um roteiro turístico pelo Centro Histórico.
Há igrejas em elevado estado de degradação na parte exterior, e se a Câmara Municipal de Elvas não é proprietária das mesmas, deveria estabelecer contactos para que a recuperação, por exemplo, da Igreja da Nossa Senhora dos Aflitos, acontecesse com alguma urgência.
Também assistimos que o Presépio do adro da Sé foi vandalizado, pois o Menino Jesus desapareceu. Não entendo o porquê destas coisas, mas todos os anos acontece o mesmo. Sei que vai cair em "saco roto", mas agradecia que o "engraçado" que cometeu este acto estúpido, reponha o Presépio como o encontrou.
O Jardim das Laranjeiras também o encontrámos fechado às 9h30, e por baixo do viaduto, junto dos bancos, o lixo de garrafas e copos de plástico entristecia a recuperação notável deste espaço. Creio que se deveria repensar a entrada ao jardim do lado do Viaduto, pois qualquer pessoa facilmente entra e poderá fazer, a qualquer hora, o que bem entender.

Foram 3 horas de bons momentos fotográficos, cujo resultado oficial se saberá no próximo Sábado, na SIR, num lanche convívio. Segundo o programa os vencedores deveriam ter sido conhecidos ontem, mas a qualidade dos trabalhos apresentados ao júri foi tão elevada, que foi solicitado aos participantes o adiar das decisões para dia 12. É bom sinal, pois assim se poderá mostrar que o Foto-Paper foi um sucesso.
Por este motivo as nossas fotografias só serão apresentadas depois da decisão do júri.

Este foi o primeiro Foto-Paper e como é normal houve falhas, mas que com a colaboração de todos tenho a certeza que as próximas edições serão um sucesso.

A SIR ofereceu, como constava do programa, um almoço tipicamente alentejano, com migas e entrecosto. Nele estiveram presentes o Presidente da CME, Rondão Almeida, acompanhado pela Vereadora Elsa Grilo. Houve os habituais discursos do Luís Pires e do Higino, Presidentes da Direcção e da Assembleia Geral, assim como do proprietário da cadeira do poder autárquico. Soraya Branco e Inês Ramos, acompanhadas na guitarra pelo grande amigo Kikas, abrilhantaram musicalmente os momentos prévios ao apagar das velas de mais uma aniversário do Recreio.

A jovem direcção da SIR está de Parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido até aqui, mas a obra não está concluída, e há que continuar.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

2 comentários:

Kikas S.O. disse...

obrigado...

foi cansativo... mas valeu a pena

para o ano lá estamos para as 130 velas...

de realçar que as fotos foram de muita qualidade...

vamos esperar pelo sabado.

kikas

Anónimo disse...

Pelos vistos, temos um que "papa" almoços e ceias. Lá para "jantares" é que é um pouco fraco...
Será com medo do que aconteceu ao anterior, a quem um "jantar" foi o principio de uma "valente" indigestão?
Ou será que a contestação acontece "sempre" num "jantar"????