terça-feira, 24 de novembro de 2009

Tertúlia da Semana (#2)

Na passada semana dei início a esta nova rubrica no Três Paixões e diga-mos que não foi uma estreia auspiciosa.
Este meu cantinho foi criado para emitir as minhas opiniões no que toca às minhas paixões, mas também sou adepto do confronto salutar de ideias. Por este motivo vou colocar novamente três temas a debate.

- Foi necessário convocar uma sessão extraordinária do executivo camarário para discussão e votação das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2010, bom como o Mapa de Pessoal. Foi aprovado por maioria, com 6 votos a favor dos eleitos pelo Partido Socialista e a abstenção do vereador eleito pela coligação MUDE, o envio dos documentos aos partidos com assento na Assembleia Municipal. Segundo declarações do Dr. Simão das Dores, a sua abstenção deveu-se a que algumas das propostas do PS são iguais às do MUDE e por isso não poderia votar contra. No entanto considera que as propostas apresentadas são insuficientes face ao planeamento que deveria existir para os próximos 4 anos.
Esta situação revela uma política diferente da habitual por parte da oposição elvense? Será que vamos ter por parte do Dr. Simão das Dores, uma oposição forte ao domínio socialista da Câmara de Elvas? Será o povo elvense a principal preocupação do executivo camarário?

- O Colosso Azul-e-Ouro foi copiosamente derrotado no último domingo no Campo Patalino, por um dos maiores rivais regionais, o Campomaiorense. Em dois jogos frente aos "galgos" registámos duas derrotas, com 5 golos sofridos e sem conseguir festejar qualquer golo. Os de Campo Maior eram os únicos rivais desta primeira fase que poderiam testar as verdadeiras capacidades da equipa agora comandada por Elói Silva. O técnico azul-e-ouro criticou depois da partida os seus jogadores, deixando o aviso que apenas terão hipóteses de jogar os que correrem e lutarem, que os jogadores têm de jogar mais "à Distrital" e menos com pormenores técnicos de forma a ultrapassar os adversários.
É realmente isto que necessita "O Elvas"? Será que o problema é a falta de qualidade em alguns sectores da equipa? Continuamos, depois do que vimos frente ao Campomaiorense, a ser candidatos à subida conforme afirmou no início da época o Presidente Eurico Candeias, ou esta será mais uma época de desilusão?

- Novembro tem sido um mês de Teatro na nossa cidade. Representações para todos os públicos, divididas entre o Cine-Teatro e o Auditório São Mateus, sendo notório o pouco público presente nas diversas peças. Qualidade não tem faltado e os actores até são conhecidos do grande público mas os lugares teimam em ficar vazios...
Porque não adere Elvas a este tipo de eventos quando muitos se queixam que nada se faz na terrinha? É o facto dos elvenses se terem habituado a espectáculos gratuitos, que prejudica a fraca assistência? O que se pode fazer para mudar mentalidades?

A palavra está do vosso lado. Emitam as vossas opiniões, pois de certeza que Elvas beneficiará com estas Tertúlias.

Scottish
Uma Paixão, uma Tertúlia Semanal

6 comentários:

Anónimo disse...

"O Elvas" tem que jogar á distrital?
"O Elvas" tem é que jogar futebol, tanto no distrital com em outra qualquer divisão.
A meu ver erros tácticos que não são de agora e inclusive já vem da época anterior, jogo "afunilado", raramente se vê um cruzamento para a área, e muitas correcções para se fazer defensivamente (muitas mesmo).


http://aaac.blogs.sapo.pt

Scottish disse...

Amigo aaac.blogs.sapo.pt,
As palavras do jogar "à Distrital" são do técnico Elói Silva, e eu pessoalmente também não concordo com isso. A equipa é mais tecnicista do que andar a jogar no pontapé prá frente e fé em Deus. Defensivamente penso que será necessário a equipa implantar um esquema tático em que a pressão constante ao adversário se note, de forma a recuperar a bola rápidamente. Todos sabemos que a nossa defesa não é boa, e esta poderia ser uma boa forma de "esconder" o problema.
No ataque concordo contigo, pois raramente se vê um cruzamento para a área, e os que há são sem nexo, sem se saber para onde deve ir a bola. Dotar a equipa de maior trabalho tático, será uma das prioridades de Elói Silva.

Anónimo disse...

quanto ao elvas... está muito mal o nosso elvinhas... eu estive lá e... algo se tem de mudar mas cabe aos dirigentes tratar disso...

qt ao teatro, boas tem sido as peças... mas elvas (elvenses), no que diz respeito à cultura, está uns pontos abaixo de muitas outras cidades, temos de admitir... não existe interesse...

Scottish disse...

Caro Anónimo,
Sobre a questão d'"O Elvas", penso que nesta fase não cabe tanto à Direcção mas sim à equipa técnica. Elói deverá dotar o plantel de uma mentalidade diferente, ambiciosa, vencedora, de sentir a responsabilidade da camisola que envergam, e para isso terá de haver maior empenhamento por parte dos jogadores.

Sobre o Teatro não tenho dúvidas que as peças são de bom nível, e concordo que os elvenses não têm interesse pela cultura. Coloquei a questão das entradas livres nestes espectáculos, como um dos factores que afaste o público. Será que os elvenses pensam que ao não se pagar, os espectáculos devem ser de baixo nível?
Eu penso que sim, e que espetáculos deste género deveriam ser pagos, pois muitos dos nossos cidadãos vão ver cinema a Badajoz ou inclusivamente a Lisboa, e na própria capital poderão assistir a uma peça de teatro. Pensam que aqui em Elvas os espectáculos devem ser banais e por isso ficam em casa, continuando a lamentar-se que nada se "faz" em Elvas.

Anónimo disse...

As pessoas estão fartas de tanto teatro e de tanto espectáculozinho feito por técnicos que não entendem nada da matérias mas que se acham muito cultos. Mandem-na pra sociologia e que não se arme naquilo que não é.

Anónimo disse...

A Cultura não se faz, necessário é que a população sinta a necessidade de a ter.
Vamos a Badajoz, a Lisboa,a ... porque tem uma oferta que está bem localizada e com informação disponivel.
Fora alguns eventos, grande parte dos outros acontecem sem que se saiba, ou por outro lado depois é que se sabe!

Quanto à Tua paixão, só poderá acontecer diferente depois de teres lá pelo menos um Dirigente.
Já viste aonde isto chegou: distrital, a jogar como tal, com adversários que NUNCA julgaste possivel(teres o grande derby com o Sta.Eulália!!!! Já não é com "Os Elvenses"...).
Mas temos de saber se já bateu no fundo, ou se ainda tem hipotese de se afundar mais.
E nunca tivemos TANTOS campos de futebol como agora.
Mas ainda vamos ter mais se isto continua assim. Vila Fernando, Barbacena e S.Vicente tambem vão querer um.
Agora parece que tambem isto vai chegar às piscinas. Uma em cada freguesia!!!!!