terça-feira, 10 de novembro de 2009

Teatro em Elvas

Novembro é mês de Teatro em Elvas. No Domingo segui o conselho do amigo Zé de Mello e fui, com a minha cara-metade, ao Cine-Teatro ver a peça "A Casa de Bernarda Alba", um obra do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca, levada aos palcos pela companhia do Teatro da Terra, da Ponte de Sôr.

O elenco está composto com actrizes bem conhecidas do grande público, por participarem em telenovelas e sérias televisivas, como Custódia Galego, Inês Castelo Branco, Maria João Falcão, ou Maria João Luís, também responsável da encenação da peça.

Sinceramente gostei. Não sou nenhum crítico especialista em teatro, mas achei muito interessante a forma como desenvolveram a tirania de Bernarda Alba (Custódia Galego) em relação às suas filhas. Pena tenho que o público não tivesse comparecido em bom número, pois a representação da peça bem o mereceu. Mesmo assim houve algumas pessoas que não entendendo que o Teatro é para se assistir em silêncio, acharam que deveriam rir e comentar em voz alta as cenas que se passavam no palco.
Foram várias vezes avisadas por outros espectadores (eu incluído) para se calarem, mas continuaram e foram a parte negativa da hora e meia que durou a peça.

Pela falta de público, mesmo tendo bilhetes gratuitos que tinham de se levantar no Turismo, e pela falta de civismo de alguns como acima comentei, que deveria ter sido anulada pela intervenção dos responsáveis do Cine-Teatro, mostro um cartão amarelo a Elvas.
Estamos sempre a queixar-nos de que nada se faz na nossa cidade, que não temos onde ir, que é sempre a mesma coisa, e quando há espectáculos que realmente valem a pena, preferimos ficar em casa e continuar a criticar a ausência de novidades.

Ou se mudam mentalidades, ou por muito que se realizem eventos não sairemos da pasmaceira habitual...

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

dualidades np disse...

Friend, é por essas e por outras q acho q este tipo de espectaculo ñ deveria ser gratuiro. Pagaria por ele quem realmente tivesse interesse em assistir...
Abraço