sexta-feira, 20 de novembro de 2009

T-Wine ao mais alto nível com Zé Calado (2ªparte)

Ontem a conversa com o Zé Calado incidiu no arranque do projecto Tea & Wine, na mudança de conceito para o actual bar de noite, do gosto pelo design, e a área na qual centrou os seus estudos, a arquitectura.
Hoje iremos ter a sua opinião sobre as festas de Verão, sobre a "noite" elvense e um breve esboço de melhorias na nossa cidade por parte da veia de arquitecto.

Três Paixões - Nos dois últimos anos tivemos o bar encerrado durante o Verão. Sei que o fecho é por falta de clientela nessa época do ano, mas havendo esplanada, a que se deve o afastamento das pessoas, ao contrário do que acontece no Inverno?
Zé Calado - Eu acho que é por tradição, pois eu mesmo o fazia, mas também pela falta de mais espaços no centro histórico. A esplanada do Nautilus esta interiorizada no nosso subconsciente, já que foi durante anos o ponto de encontro das noites de verão. O T-Wine é sem dúvida um bar de inverno, pelas características físicas e funcionais.
TP - O T-Wine é habitualmente quem "mexe" Elvas no Verão com as suas mega Festas nos jardins do Varchotel. Este ano o leque foi alargado com a "Welcome Summer", a 3ª edição da "I Love 80's", e a "Festa Branca". A que se deveu essa opção?
ZC - Tem a ver com vários factores. Um deles é o que está directamente ligado ao T-Wine, uma vez que encerra no verão, propõe sim pelo menos uma festa por mês, num espaço que cada vez mais tem condições para fazer grandes eventos, e por outro animar um bocado a nossa terrinha que bem precisa.
TP - A Havaiana é a Festa do Verão em Elvas?
ZC - Eu acho que sim, é sem dúvida a festa de verão com mais tradição, que muito antes de eu fazer parte da organização, abrangia um leque de pessoas a nível do concelho e até distrital. Nestes últimos anos foram-lhe dadas cada vez mais condições, ao nível do recinto, do cartaz, e da divulgação, o que fez que alcançasse umas proporções muito consideráveis. Palavras do nosso patrocinador da Bacardi: "a maior festa do Alentejo".
TP - Este ano o investimento aumentou consideravelmente com a vinda do DJ The Fox. Tanto assim foi, que pela primeira vez houve necessidade de se cobrar entrada, situação que muitos criticaram. Sabendo que os "cachets" dos DJ’s são elevados, pensas que foi uma aposta ganha, tendo sido um passo em frente na evolução da Havaiana?
ZC - O meu objectivo este ano foi dar algo mais à Festa Havaiana, tentar alcançar o nível de outras festas feitas em Portugal, recorrendo a um DJ de renome. Essa aposta saiu bastante mais cara do que inicialmente pensava, o que fez com que tivéssemos de recorrer à cobrança de uma entrada, coisa que é feita em todas as festas destas características. Se foi uma aposta ganha? Acho que resultou, mas ainda existem muitas arestas por limar e se a organização da 8ª edição da Havaiana em 2010 estiver a meu cargo, vou sem dúvida criar as condições para tornar a Havaiana uma das melhores festas de verão do Alentejo.
TP - Voltando ao T-Wine, o horário actual é Sextas, Sábados, a primeira Quinta-Feira de cada mês, e vésperas de feriados, até às 2h da manhã, havendo a possibilidade do horário ser alargado até às 4h quando há festas. É o horário ideal para o conceito actual do T-Wine?
ZC - Sim, o T-Wine pela sua estrutura funciona com 5 pessoas no staff, ou 6 em festas, o que faz com que não seja viável o funcionamento durante a semana. O horário... Gostaria de poder funcionar até às 4h como os outros bares, mas no centro histórico está difícil.
TP - Qual a tua opinião sobre a "noite" de Elvas?
ZC - Em primeiro lugar acho que a pessoas gostam de variedade, e disso não temos muito, e em segundo não existe uma aposta na qualidade, nem musical, nem de serviço. Pontuação de 0 a 10, Elvas infelizmente tem um 4!
TP - Estando a falar com um arquitecto, não poderia deixar de perguntar o que achas do nosso Centro Histórico e da candidatura elvense a Património Mundial?
ZC - Acho que Elvas tem potencial, tem características arquitectónicas espectaculares, mas existe muito trabalho por fazer. Estou convencido que poderá lá chegar, mas vai levar muito tempo, há muita coisa para ser feita.
TP - És da opinião que promovendo o Centro Histórico e havendo mais bares como o T-Wine, estes poderiam ser parte importante para manter as pessoas na zona "intra-muros"?
ZC - Sem dúvida, mais bares, mais equipamentos, é uma opção para manter Elvas viva. Eu próprio vivo no Centro Histórico, e as dificuldades ao nível da circulação, estacionamento e ausência de equipamentos, faz com que as pessoas optem por sair do centro.
TP - O que pensas poder ser feito para Elvas se desenvolver?
ZC - Que as pessoas apostem em projectos inovadores, com qualidade, que não façam por fazer. Que sejam originais e que procurem as coisas boas que temos em Elvas e as desenvolvam.
TP - Temos T-Wine para durar ao mais alto nível?
ZC - Não! Vamos encerrar… Claro que não, sempre ao mais alto nível e para durar.

Agradeço o teres aceite esta nossa conversa, dando a conhecer um pouco do grande amigo Zé Calado. Para saberem mais sobre o T-Wine, o Boss tem o blog http://thegartner.blogspot.com. Visitem pois vale a pena.

Scottish

P.S. - Este fim-de-semana o T-Wine estará encerrado por motivos de manutenção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Porra!
este gajo tem um parque subterrâneo para 200 carros a 100 metros do T-Wine e tem mais dois parques a 50 metros do T-Wine para centenas de carros e diz que há falta de estacionamento!?!!?!
Só se for falta de estacionamento dentro do próprio T-Wine!!!!!!!
Cada um que se acha esperto tem que dizer uma parvoice porque ouviu outros dizer as mesmas parvoices.
E eu que até ia ao T-Wine!
Vai lá vai... Vou passar a ir ao Motoclube que pelo menos não são ingratos!