terça-feira, 3 de novembro de 2009

João Fernando, a pessoa atrás do micro (2ªparte)

Depois de ontem termos falado do seu início na rádio e da decisão de ficar em Elvas em vez de enveredar por uma carreira no mínimo diferente na RDP, hoje João Fernando fala da sua passagem pelo Linhas de Elvas, o início da Rádio Elvas, o seu dia-a-dia e a sua visão do jornalismo e da nossa cidade.

Três Paixões - Depois do Emissor, por onde “andas-te“ até chegares à Rádio Elvas?
João Fernando - Depois do encerramento em 1994 da RDP Elvas fiquei a tempo inteiro no semanário "Linhas de Elvas" como director-adjunto - onde já colaborava em "part-time".
Ainda ao serviço do "Linhas de Elvas" colaborei entre 1996 e 98 com a Renascença Elvas, onde fiz informação e relatos de futebol.
A partir de Janeiro de 2001 passei a integrar a Rádio Elvas, também como sócio da empresa proprietária desta estação emissora, a SER - Sociedade Elvense de Radiodifusão, Lda.

TP - Como surgiu a ideia de criar a actual Rádio Elvas?
JF - Surgiu a partir de um grupo de amigos que têm em comum a paixão pela rádio e o facto de três deles - eu próprio, o Manuel Carvalho e o António Ferreira Góis - termos passado pela antiga RDP Elvas.
TP - Sentes ter havido evolução da RE ao longo destes anos?
JF - Naturalmente que tem havido uma significativa evolução e uma prova disso é a audiência que temos vindo a conquistar e a abertura a novas formas de comunicação, como o nosso bem sucedido "site" na Internet.
TP - Qual a tua opinião sobre o estado actual do jornalismo nacional?
JF - Há bom jornalismo e bons jornalistas em Portugal. Pena é que por vezes, na pressão do imediato, na vontade de chegar mais depressa que a concorrência, se cometam disparates que em nada dignificam o jornalismo e a respectiva classe profissional.
TP - És o primeiro a chegar aos estúdios quase todos os dias, e prolongas o trabalho até ao princípio da noite. És um adito ao trabalho?
JF - Dedico ao trabalho as horas que julgo necessárias e suficientes. Não me considero um "workaholic" mas na comunicação social temos que nos mentalizar que não se pode ter um horário fixo, tipo "nine to five".
TP - Tens o teu principal apoio na família, mas tantas horas na Rádio não são prejudiciais à saúde física e familiar?
JF - Até hoje tenho conseguido gerir mais ou menos esses aspectos, mas como os anos vão passando, um dos meus receios é precisamente perder a "batalha" em relação à saúde e acompanhar muito pouco a minha família.
TP - Tens objectivos profissionais por conquistar?
JF - Claro que todos temos objectivos por alcançar. De que valeria a vida se assim não fosse?
TP - És como eu um elvense de gema, e não poderia terminar a entrevista sem te perguntar o que pensas sobre o futuro, a curto e médio prazo, do nosso concelho?
JF - Se no nosso concelho for cumprido o desiderato do emprego e da chegada dos grandes projectos estruturantes - como o TGV e a Plataforma Logística -, Elvas está preparada para ser, no futuro, uma região charneira para o próprio País.

Agradecer-te o teres aceite esta conversa de amigos, alterando-se aquilo que habitualmente acontece, ou seja, eu ser o teu entrevistado.
Pretendi apenas dar a conhecer quem é a voz que está há tantos anos atrás do micro.

Scottish

P.S. - Fotos site Rádio Elvas

2 comentários:

A Bolotinha disse...

...parabens para o meu amigo Joao, tou longe mas acompanho sempre que posso a tua carreira e faço questao de todos os dias me informar no site da radio Elvas sobre a minha cidade que me acolheu durante a minha infancia e adolescencia!!!A Radio Elvas é uma referencia para mim, tb ja fiz radio e esse bichinho nao morre nunca , felicito-te por teres ficado por Elvas e teres contribuido á tua maneira pelo seu crescimento!!! bjs

Anónimo disse...

Um abraço forte ao João pelo trabalho desenvolvido em Elvas e na Região.

Kikas - S.O.