segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Duas Paixões em destaque

O Colosso Azul e Ouro e o Basquetebol são duas das Paixões que deram origem a este cantinho. Ontem “O Elvas” foi aos Mosteiros vencer a equipa local por 1-4, e a minha equipa de Sub-14 do SCC teve dupla jornada com resultados muito diferentes nos dois jogos.
“O Elvas” com a vitória frente ao Mosteirense fica a 3 pontos do líder Campomaiorense, defrontando-se primeiro e segundo no próximo domingo pelas 15 horas no Campo Patalino. Gostaria sinceramente poder levar de vencida os “galgos”, de forma a poder liderar a Série A. Em Campo Maior aconteceu a única derrota oficial da época, por 2-0, ainda com Vítor Nozes no banco. Espero poder contar com muitos adeptos a apoiar o Colosso, no segundo jogo mais equilibrado desta primeira fase do Distrital.

Quanto ao Basquetebol, e o desenvolvimento desta Paixão é maior por estar directamente ligado, no Sábado a minha equipa de Sub-14 do SCC teve a estreia em Évora, defrontando a equipa A do André de Resende, e na Cidade Museu aconteceu uma impensável derrota. Temos de falar do bom e do mau, e assumir os maus resultados quando acontecem. A estreia foi a pior possível, com o resultado final para os de Évora de 202-17.
Leram bem, a diferença foi de 185 pontos e a leitura deste jogo é simples de fazer. Uma diferença física e técnica abismal entre as duas equipas. O André de Resende, equipa bem orientada pelo Sérgio Rosmaninho, conta com jogadores de último ano do escalão, muito altos e fortes fisicamente (o jogador mais alto deve ter 1,80 com 13 anos de idade), com boa técnica individual, muito intensos no seu jogo, com boas leituras pela maioria dos seus jovens atletas, quer defensiva quer ofensivamente.
Os meus jogadores sentiram na pele o que é jogar contra uma equipa muitíssimo mais forte, e a desorientação foi total. Chegámos ao ponto de oferecer a bola ao adversário logo na reposição de bola após cesto sofrido, de haver jogadores que bloquearam sem conseguir reagir, pela forma enérgica com que o André Resende defendia e contra-atacava. Desta forma o avolumar da diferença era cada vez maior e a desmotivação era evidente.
Com um anormal resultado ao final do primeiro período de 63-4 para os da casa, o objectivo seria não sofrer os 200 pontos, o que pelo marcador final se vê que não foi conseguido. Os restantes parciais foram de 39-2, 52-1 e 48-10.
Que fazer perante tamanha diferença? Nada. Simplesmente aguardar pelo final do jogo e continuar a trabalhar nos treinos, de forma a dentro de algum tempo tentar equilibrar os jogos contra este adversário. Este passa a ser o objectivo, não por ser concretamente esta equipa, mas pelo facto de o André de Resende estar num patamar muito superior. Para que vejamos a diferença, faço minhas as palavras do Inácio quando a Naval jogou no Estádio da Luz, e que era impossível um Fiat 600 competir com um Ferrari.

No Domingo recebemos em Campo Maior, a equipa B do André de Resende e as coisas foram muito diferentes. Jogando contra uma equipa muito inferior, a partida serviu para que rapidamente tivéssemos a recuperação anímica pela pesada derrota da véspera. Corrigimos alguns dos muitos erros do primeiro jogo, já que por vezes preenchemos os corredores laterais no contra-ataque, tratámos de sair em passe após recuperação da posse de bola, e no 5x5 jogámos “abertos” tratando de “limpar” a zona de defesas para poder penetrar.
Defensivamente houve maior preocupação de interceptar as linhas de passe, viram-se algumas “pinceladas” do desejado 2x1 nas linhas, e principalmente muita intensidade. Claro está que isto acontece com a motivação de ver o marcador a favor, mas foi positivo sentir que a equipa tratou de corrigir alguns erros, o que deixa ver sinais de recuperação e evolução individual e colectiva. O resultado final foi de 52-18 e os parciais foram de 12-4, 10-2, 10-4 e 20-8, sempre favoráveis ao SCC.

No próximo domingo pelas 11 horas, em Campo Maior, temos novamente pela frente a equipa “A” do André de Resende. Pelo que se pode ler neste post, vamos de certeza voltar a sentir enormes dificuldades, tentando que desta vez a diferença seja menor.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal

Sem comentários: