quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Basquetebol – Noite de formação em Elvas

Realizou-se ontem à noite, no Auditório São Mateus, uma acção de formação de basquetebol intitulada “Play Discussion FIBA 2009”. Aires de Sousa, o coordenador regional de formação da Federação Portuguesa de Basquetebol, explicou as várias interpretações que os árbitros devem ter nas infracções habituais que vemos num jogo, devidamente exemplificadas com imagens.
Árbitro que já participou em mais de 1700 jogos, sinónimo de mais de 20 anos ligado ao basquetebol, foi na passada semana escolhido pela Federação para formar parte do grupo de 12 coordenadores de formação nacionais. Os meus Parabéns pela nomeação, pois trata-se de uma pessoa muito entusiasta, que pretende, como todos os presentes, a evolução do basquetebol no Alentejo em qualidade e quantidade, e que não se esconde atrás do “apito”, preferindo o confronto positivo de ideias.

Estiveram presentes neste acção 23 pessoas, em representação de 3 clubes, o S.C.Campomaiorense, o Portalegre Basket Clube e o Clube Elvense de Natação, além de dois árbitros da nossa cidade. A organização esteve a cargo da Associação de Basquetebol do Alentejo, com a colaboração do Clube Elvense de Natação, e o apoio da Câmara Municipal de Elvas, à qual desde já agradeço a cedência do Auditório São Mateus.

Foi uma noite muito interessante, e além das interpretações recomendadas pela FIBA aos árbitros, da atitude que estes devem ter para jogadores, treinadores, dirigentes e público, também se debateu o estado actual do basquetebol no Alentejo.
Não que Aires de Sousa fosse a pessoa indicada para o debate de ideias, pois não é membro da Associação de Basquetebol da nossa região, mas poderá perfeitamente ser o porta-voz das várias mensagens que recebeu dos participantes da Acção.

A mais importante de todas, é sem dúvida a necessária descentralização. Deve a Associação ir ao encontro dos Clubes, não podendo esquecer que são 3 os distritos que a integram, e o consequente distanciamento físico da sede da ABA em Évora.
Durante muitos anos, apenas as fases finais dos vários Campeonatos e Taças regionais eram cuidadosamente colocadas noutras localidades que não fossem Évora ou Reguengos de Monsaraz. Mas no que tocava ao debate de ideias era o abismo total. Agora parece que há uma nova dinâmica, como foi a concretização de 4 acções como a de ontem, de forma a poder aproximar clubes e ABA.

No próximo dia 10 de Dezembro vai haver eleições para os corpos sociais da Associação. Até ao momento, apenas uma lista se apresentou para o acto eleitoral, sendo a que recentemente se demitiu por insatisfação de UM clube. Um não são todos, e esta última Direcção mostrou mais trabalho durante o seu mandato, que as anteriores desde que estou integrado no basquetebol federado. Apelo à participação de todos os clubes do Alentejo nas eleições de dia 10, para que se sinta a vontade geral de fazer evoluir a modalidade neste cantinho de Portugal.

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal!

P.S. - Fotos cedidas pelo amigo Nuno Barraco

1 comentário:

Anónimo disse...

O quê? A câmara abriu de borla um salão daquele tamanho para vocés fazerem uma reunião de três ou quatro pitecos? assim se gasta o dinheiro dos elvenses. posiam reunir no foier do Clube Elvense de Natação que ficavam mais bem vistos e mais baratos ao erário público, mas aqui fazem favores a todos