quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sem Origem para sempre (2ªparte)

Esta é a continuação da conversa com os Sem Origem, onde mostram que a banda está a apostar forte. O último São Mateus também foi debatido, assim como o agradecimento aos fãs, que até criaram um site de apoio.

- Sentem que são mais reconhecidos em Espanha do que em Portugal? Quais as diferenças entre um público e o outro?
S.O. – No que diz respeito à popularidade podemos dizer que estamos quase empatados, mas entre públicos não encontramos diferenças, todos vibram da mesma maneira nos nossos espectáculos e é com imenso gosto que vimos isso cada vez que tocamos. Obviamente que a balança pesa mais para o lado de Portugal, mas estamos a conhecer Espanha e eles a nós, e temos sido muito bem tratados e acarinhados. A Paella e o Jamon são geniais!!!
- Como fazem a vossa divulgação além fronteiras? Por cá o blogue http://semorigem.blogspot.com é suficiente para vos dar a conhecer?
S.O. – Por Espanha temos o nosso representante, Manolo Veja, que se mexe só por terra de “nuestros hermanos”. Enquanto pelo nosso Portugal temos o blog, myspace e à pouco tempo, um grupo de pessoas que apreciam o nosso trabalho, fizeram-nos a agradável surpresa de criar um novo sitio na net, www.semorigemfans.tk e achamos que, para já, tem sido o suficiente para divulgar o nosso trabalho.
- Como fazem para ensaiar, pois cada um tem o seu emprego e horários de certeza muito diferentes?
S.O. – Para fazer o que se gosta arranja-se sempre tempo, mas há horas que são compatíveis e tentamos sempre aproveita-las ao máximo para trabalhar na banda. Depois também existem algumas ideias que podem surgir em qualquer lado, é ai que temos de registar o som ou a letra para depois ser trabalhada o mais rapidamente possível.
- Para o desenvolvimento musical dos Sem Origem, contam com o vosso próprio estúdio, que também serve para outras bandas elvenses gravarem. Estão bem servidos, ou necessitariam de algo diferente?
S.O. – Claro que faltam alguns aparelhos de gama alta, mas para criar uma DEMO com qualidade temos o suficiente. As músicas que por ai circulam dos S.O. foram lá gravadas e até achamos que não estão nada mal!!! (risos)
- A última actuação em Elvas foi durante o último São Mateus, sendo a banda que encerrou o leque de concertos no palco para as bandas jovens elvenses. Penso que este ano a ideia do palco não foi bem sucedida, como referenciei no post sobre o que achei do São Mateus 2009, mas qual vossa opinião?
S.O. – Todo o São Mateus tem de ser repensado. O que aconteceu este ano não agradou a praticamente ninguém. Fizemos questão de o frisar nas duas vezes que subimos ao palco assim como à comunicação social presente. Têm de existir soluções para o que tem vindo a suceder nos últimos anos na Festa dos Elvenses, principalmente na zona dos bares, mas não somos nós que as temos. Nós arranjamos soluções para os projectos em que nos envolvemos, logo as pessoas que decidiram tomar conta dos destinos da Confraria tem de perceber que o nosso São Mateus não está nada bem, e que é necessário fazer algo urgentemente, caso contrário a nossa festa tem os dias contados. Quantidade não é sinónimo de qualidade.
- Quais os projectos imediatos dos Sem Origem? Para quando um disco que se venda a nível nacional?
S.O. – Os S.O. estão neste momento a criar temas novos, quando estiverem prontos iremos trabalhar em estúdio, e para o ano esperamos ter uma DEMO para apresentar às discográficas. E depois logo se vê. Mas para já estamos a trabalhar num registo visual para o tema Ópio. Noticia avançada em primeira-mão. (risos)
- À parte do projecto musical, alguns dos elementos da banda integram a Direcção da SIR – Sociedade de Instrução e Recreio. Sei que pretendem revitalizar um espaço onde muitos elvenses viveram momentos inesquecíveis. Recentemente avançaram com duas ideias que considero muito positivas, como a Industria da Voz e o Tributo a Amália. Qual a aceitação que têm sentido do trabalho desenvolvido na SIR?
S.O. – Sociedade com cara e espírito renovados. Indústria da Voz, Tributos, Desporto, Cultura, Danças de Salão, Danças Afro e muitos outros projectos que estão a ser pensados a curto, muito curto espaço… passem pelo blog http://sirecreio.blogspot.com que vamos dando notícias sobre esta sociedade que está intrinsecamente ligada à história dos Sem Origem.
- Os Sem Origem estão para durar?
S.O. – Isso pergunta-se?????? Sem Origem para sempre…………… Obrigado Scottish

Agradecer aos Sem Origem a amizade para realizar esta entrevista, e dizer que o Três Paixões estará sempre disponível para divulgar o muito de bom que estão a fazer.

Anexo dois links para ouvirem os S.O. no seu melhor, com "OPIO" e "PALAVRA"

Scottish
Uma Paixão, uma opinião pessoal!

3 comentários:

Sem Origem Fans disse...

Adorámos a entrevista! =)

é sempre bom, alguém demonstrar interesse por esta banda que tem grande qualidades, mas que ainda há pouca gente que vê/sabe isso.

obrigado também pela observação que ainda não tinha notado, esperamos a sua visita muitas mais vezes...

com os melhores cumprimentos

att: SO-Fans!

Anónimo disse...

Brilhantemente boa, Rapazes cheios de talento e motivação, mas principalmente qualidade que nos enche de orgulho ter esta banda na nossa cidade - HUMILDADE!!

Elvascidade disse...

Parabéns ao blog pela iniciativa e ao grupo pela qualidade