sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Campanha para as Autárquicas chega ao fim

Hoje é o derradeiro dia de campanha, e as candidaturas preparam o "ataque" final aos votos que ainda se encontram por conquistar.
Em Elvas parece que está praticamente tudo definido, no entanto, e como escrevi ontem, ainda haverá algumas duvidas em relação à conquista do 7º Vereador.
A Cadeira do Poder na Rua Isabel Maria Picão irá continuar com o mesmo inquilino. Resta saber se será uma maioria absolutissima, ou uma maioria mais relativa, querendo eu dizer com isto que o PS conquiste menos vereadores do que em 2005.

Penso que Elvas ganharia muito com a diversidade de forças políticas na vereação. Necessitamos de mais e melhor oposição, que haja um maior confronto de ideias em prol da nossa cidade. Como ontem disse, sou contra as maiorias absolutas, mas a escolha do povo é soberana. O vencedor de domingo é claro, mas denoto algum desgaste de ideias no actual e futuro Presidente da Câmara. É normal, pois são 16+4 anos na liderança dos destinos elvenses. Mas a vida continua e necessitamos de sangue novo, de ideias novas. No entanto vemos com alguma desilusão que a actual oposição não nos oferece, para já, as garantias que todos desejaríamos para vislumbrarmos uma alternativa sólida.

Sabendo que Rondão irá vencer as eleições, gostaria de pedir à oposição elvense que logo após o acto eleitoral comece a trabalhar. Primeiro para que durante o próximo mandato sejam uma oposição séria, trabalhadora, sem interesses exclusivamente pessoais ou partidários, e que pense que todos somos Elvas, como bem diz o amigo Zé de Mello. Segundo, que preparem com tempo e afinco as seguintes eleições, já sem Rondão Almeida, pois aí sim as hipóteses serão outras.
Há pessoas que sabemos ser trabalhadoras e que sentem Elvas, outras que ainda são uma incógnita, e por último, alguns elementos da cena política elvense que terão de reflectir a forma como querem chegar aos elvenses.

Ao actual e futuro Presidente da Câmara Municipal de Elvas, peço que pare para pensar qual será a base do seu derradeiro mandato. Há criticas de vários lados, não só de uma forma pública como acontece com a oposição, mas também o cidadão comum de uma forma privada, quer em conversas de café ou com amigos, sendo estes os principais interessados que se pense em Elvas.
Apesar de todas as obras feitas e com mérito por Rondão Almeida, todos afirmamos que é exagerado colocar o seu nome em imóveis importantes, como o Coliseu ou o Parque Subterrâneo da Praça da República. Isto denota vaidade e egocentrismo que desagrada grande parte do povo.
Sr. Presidente pense nestes seus últimos 4 anos de presidência, em basear a condução dos mesmos num compromisso com as pessoas, chegar mais perto delas, "dar" Elvas aos Elvenses. Verá isso no próximo Domingo com uma votação que de certeza não será como em 2005. Esse será um sinal que as pessoas pretendem uma política local diferente.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

P.S. - Para recordar, coloco os resultados de 2005. Vamos ver como será em 2009.

1 comentário:

Anónimo disse...

Desgaste de ideias?
Tu não leste o programa de Rondão Almeida?
Deves ter embalado nas palavras mentirosas que o Tiago Abreu andou a dizer e que a Rádio Elvas lhe fez o favor de difundir bastante!
Para enganar o pessoal distraído o Tiago Abreu andou a dizer que o programsa do PS era a sua Lista de Candidatos na qual apresnetavam a defesa de grandes investimentos do poder central!

Do que vi no verdadeiro programa do PS para a Câmara as ideias são muitas e os projectos imensos. A Coligação do PSD/CDS e STALinistas radicais deram-se ao trabalho de copiar o programa de Rondão Almeida! Estás a ver o vazio de ideias!!!