quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Autárquicas 2009 - Elvas que futuro?

Porque estamos apenas a 3 dias de finalizar a campanha política para as Autárquicas, decido agora apresentar a minha opinião sobre o que se poderá passar na noite do próximo Domingo em Elvas.

Creio que sem demagogias sabemos quem será o vencedor. Pela quinta vez e última, o Partido Socialista com Rondão Almeida irá liderar o destino dos Elvenses nos próximos 4 anos. Fico satisfeito por aparecerem outros candidatos, sinal que temos uma cidade activa politicamente, mas por agora, sem efeitos práticos. Isto porque não aparecem candidatos com carisma para poder vencer as eleições a Rondão Almeida, ou no mínimo tirar-lhe a maioria absoluta.

A oposição, em especial a coligação MUDE liderada pelo Dr. Simão das Dores, tem optado na sua campanha por tentar denegrir a imagem do candidato socialista, como força política para poder conquistar votos.
Não querendo fazer comparações, pois são realidades distintas, apetece dizer que a táctica é semelhante à escolhida pela Dra. Manuela Ferreira Leite nas Legislativas de 27 de Setembro, neste caso sobre a imagem do Engº José Sócrates. Todos sabemos qual foi o resultado... Acontece que para a larga maioria dos elvenses, o candidato Rondão Almeida está bem visto. Não é à toa que vence inequivocamente as eleições para a cadeira do poder da Rua Isabel Maria Picão, há 16 anos.

Com Rondão Almeida, Elvas teve melhorias significativas. Falamos especialmente de infra-estruturas, necessárias num concelho até então, precário a esse nível. Agora não podemos dizer o mesmo, Elvas está dotada de uma boa rede viária, de uma zona industrial apta para receber empresas, equipamento desportivo e cultural para várias actividades, ou um centro histórico recuperado. A política do betão como alguns classificam, mas necessária sem dúvida para termos uma cidade apelativa para quem cá vive e para os que nos visitam.
E isto era tudo o que Elvas necessitava? Não! Falta muita coisa, em especial EMPREGO. Este será o ponto onde a actual oposição pode "atacar" com mais afinco Rondão Almeida.
O líder local do PS não é directamente responsável por todo o problema, pois não teve a culpa de termos perdido a Maternidade, o Regimento de Infantaria, ou o Instituto de Reeducação de Vila Fernando, por ordens dadas pelo Governo Central.
Se Rondão Almeida poderia ter feito mais para que empresas tivessem vindo para Elvas? Talvez. Sinceramente não acredito que ninguém como presidente camarário, colocaria obstáculos burocráticos e de custos exagerados de terrenos, para que empresas de média dimensão podessem ficar em Elvas, e desta forma baixar a taxa de desemprego.

Sem dúvida este é o principal problema a resolver, e rapidamente. Os nossos jovens não ficam na terra que os viu nascer por falta de condições de trabalho, ou melhor, de possibilidades de emprego. Os nossos jovens nem pensam em Elvas como alternativa de futuro, e isto é muito grave. O emprego será sem dúvida a maior preocupação no próximo mandato autárquico. Também é verdade que Rondão Almeida criou mais postos de trabalho a nível de serviços que nenhum outro presidente elvense. Há que dar o mérito a quem o tem, mas não chega.
Por isto se torna importantíssimo que a Plataforma Logística, o comboio de mercadorias e o TGV (este em último pois é o menos necessário mas sem ele os outros não vêm) venham para o Caia. Creio que será a derradeira esperança de Elvas ter um futuro risonho, com emprego para todos.

A coligação MUDE (PSD-CDS/PP-IND), principal opositor do Partido Socialista em Elvas, penso que começou mal desde o principio. O Dr. Simão das Dores reapareceu em Elvas através da ADE, e desde logo negou que a nova Associação fosse uma rampa de lançamento para uma possível candidatura autárquica. Afinal foi, juntando-se a Tiago Abreu e Francisco Vieira formando desta forma o MUDE (Mudança para Desenvolver Elvas).
Olhando para o programa político da coligação, há ideias que todos sabemos não poderem ser concretizadas, como por exemplo a Reabertura da Maternidade e Revisão da Classificação do Hospital. É fácil perceber que isso depende de outros órgãos que não a Câmara, como são o próprio Governo Central neste caso. Elvas não cumpre o número mínimo de nascimentos, e assim nada a fazer. Infelizmente temos muitos(as) elvenses que preferiram ir a Évora ou Portalegre para que os seus filhos nascessem. Assim tiraram todas as hipóteses à Maternidade Mariana Martins. Era mais fino ir "parir" longe...
Depois das eleições de Domingo, não acredito que esta coligação tenha futuro. É importante que exista uma oposição credível em Elvas para o seu desenvolvimento, mas penso que cada um irá para o seu cantinho, ou melhor para o seu partido. Resta saber o que fará o Dr. Simão das Dores...

Luís Pedras e o seu Bloco está, como acontece a nível nacional com Francisco Louçã, a ganhar pontos. Conheço o Luís há muitos anos e neste momento não o vejo como um possível presidente de câmara. Depois das recentes eleições com a subida do Bloco nas opções dos portugueses, o Luís teve uma declaração totalmente exagerada, ao afirmar que iria conseguir dois vereadores em Elvas. Não sei se era para se convencer, mas acredito que ele sabe ser impossível de alcançar tal feito. De conseguir um será um sucesso enorme, e até gostaria que assim fosse, pois acredito que o Luís Pedras podesse desenvolver um bom trabalho e uma boa oposição na autarquia.

Sem qualquer possibilidade de alcançar bons resultados creio estarem o Sr. João Pinheiro com a CDU e o eterno Manuel António Torneiro, desta vez com o Movimento Partido da Terra. Muito boa vontade e algumas ideias, mas que claramente não chegam para convencer o eleitorado elvense.

Com isto penso que o resultado estará em 5 vereadores para o PS, 1 para o MUDE e o sétimo a estar entre o 6º do PS, o 2º do MUDE e o 1º do Bloco. Não gosto de maiorias absolutas, e seria interessante uma maior divisão na vereação. Todos beneficiaríamos com isso, pois é importante a diversidade de ideias e opiniões.

O Concelho de Elvas ditará sentença no próximo Domingo. TODOS DEVEM VOTAR, POIS ASSIM EMITEM A SUA OPINIÃO. Não façamos o mesmo que no dia 27 de Setembro, com uma abstenção de quase 50%...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

Anónimo disse...

hoje no blog camara dos comuns,podem saber as ultimas que destapam A MENTIRA acerca do programa do ps,e das contas que elvas pede e quer conhecer....