terça-feira, 29 de setembro de 2009

Rescaldo do São Mateus 2009

Mais um São Mateus, com muita gente no Parque da Piedade, em especial nos dois fins-de-semana, no entanto creio que muitos estão descontentes com a edição deste ano do nosso São Mateus.
Nenhumas novidades, muito do mesmo e situações que inevitavelmente merecem ser repensadas quer pela Confraria do Senhor Jesus da Piedade, quer pela Câmara Municipal de Elvas.

Uma delas e que toca especialmente na juventude, é a zona de bares. Uma rua super apertada, havendo espaço mais que suficiente para se poder alargar a zona. Durante o passado sábado era quase impossível passar de um lado ao outro com a quantidade de gente que havia. O palco onde tocaram, e muito bem, as bandas jovens elvenses, estava literalmente em cima de bares, deixando um espaço exíguo para quem queria assistir aos espectáculos.

A ideia do palco é excelente e torna-se numa possibilidade muito positiva de divulgar a música que se faz em Elvas. Mas a forma como tiveram de tocar é no mínimo intolerável. Creio ser uma enorme falta de respeito para quem tocou, que durante as actuações, todos os bares pudessem ter a sua própria música em altos berros que abafava, e muito, a música ao vivo das bandas jovens elvenses. Esta é uma situação a rever sem falta, pois assim não pode continuar a bem da nossa música.

Outra situação que mereceu muito destaque dos muitos que apreciam o momento do fogo de artifício, foi a pobreza que este espectáculo teve no São Mateus 2009. Desilusão terá sido a palavra de ordem, com momentos exageradamente curtos, excepção feita ao passado Sábado, mas que praticamente não trouxe nada de novo. Será a crise? Talvez, mas sendo o fogo de artifício um dos mais emblemáticos momentos do São Mateus, terá que ser repensado para o próximo ano.

Os espectáculos ao vivo na Expo São Mateus revelaram que o espaço se tornou pequeno para tanta gente. A juntar à falta de espaço, condicionada pela colocação de cadeiras que visavam um maior conforto aos mais idosos, a ausência total de bom senso na utilização das mesmas. Uns chegavam, sentavam-se, e marcavam sítio para familiares e amigos, o que trouxe "chatices" para quem se queria sentar e obtinha resposta negativa de quem já estava sentado. Por este motivo a organização decidiu apenas disponibilizar duas filas de cadeiras para os mais necessitados.
Pelos exageros e egoísmo de alguns, pagaram todos. É justo, mas é mais uma situação para se repensar...

Dentro da Expo São Mateus mais do mesmo de anteriores edições. Sem novidades, creio ser urgente dar um abanão no conceito da Expo São Mateus, que mais parece a Feira das Oportunidades, quando deveria ser um espaço, por exemplo, de divulgação de artesanato, seja local, nacional e internacional, com maior interesse para os visitantes do São Mateus.

Na zona de divertimentos nada de novo. O mesmo tipo de carroceis que deixaram há muito de atrair gente. Esta zona necessita também de um abanão, pois as pessoas estão saturadas de ver sempre o mesmo, como o Super Lusitano, os carros de choque ou a pequena Casa de Sustos, no que toca claro está, a divertimentos para adolescentes e adultos.

Positivo sem dúvida as actuações de Roberto Leal, Quim Barreiros, António Pinto Basto, José Gonçalez e Zé Perdigão, Rita Redshoes, Rita Guerra, Mafalda Veiga e Marco Paulo. Todas as actuações arrastaram muita gente e mereceram os mais rasgados elogios. É para continuar sem dúvida, mas sou apologista de também se trazer alguém com mais "nome" a Elvas durante as nossas Festas.

E assim se passou mais uma edição da Festa de TODOS OS ELVENSES. Aqui ficam registadas as opiniões deste Humilde Observador, com a clara intenção de melhorarmos o nosso património.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

Anónimo disse...

Subscrevo e assino por baixo.