segunda-feira, 28 de setembro de 2009

PS vence Legislativas e Elvas chumba na elevada abstenção

O Partido Socialista liderado pelo Engº José Sócrates, venceu as Legislativas 2009. Os portugueses confirmaram as sondagens e os socialistas vencem, mas sem a maioria absoluta conquistada em 2005.

Creio que se podem tirar várias conclusões sobre estas eleições. A primeira e sem dúvida a de maior destaque, que Sócrates perdeu a maioria absoluta. Sinceramente era algo que se antevia há muito tempo, como assim demonstra a perda de mais de meio milhão de votos em relação a 2005.

A segunda grande conclusão foi que os votos perdidos pelo PS, não foram para o principal partido da oposição, o PSD. Manuela Ferreira Leite apenas conseguiu mais 6.205 votos em relação a 2005, muito pouco para quem pretendia conquistar o Governo.

A terceira é que os chamados partidos pequenos foram os grandes vencedores nas eleições de ontem. O CDS-PP foi sem dúvida a maior surpresa, pois passou a ser a terceira força política nacional. Conquistou mais 177.021 votos que em 2005, elegendo mais 9 deputados do que nas anteriores eleições. Paulo Portas poderá ser mesmo o grande vencedor destas eleições, pois consegue superar o Bloco de Esquerda, dado como terceiro partido nas várias sondagens feitas antes do acto eleitoral.
Francisco Louçã também consegue um resultado histórico para o Bloco, pois conquistou mais 192.679 votos que em 2005, elegendo o dobro dos deputados (16).
A CDU manteve praticamente a votação das anteriores legislativas (mais 14.165 votos), conquistando mais um deputado que em 2005, passando a contar com 15.

A quarta e sem dúvida a mais negativa, a elevada abstenção com 39,4%, que mostra o desinteresse de grande parte dos portugueses nos actos eleitorais. Não deveria ser assim pois isto "mexe" com o povo em todos os sentidos, mas há quem não entenda assim.

Com estes resultados, e sem maioria absoluta, vamos ver como governará o PS, pois os pequenos passam a ser menos pequenos e muito mais importantes na Assembleia da República. Nos últimos dias falava-se de uma possível coligação PS/BE, negada rotundamente por Francisco Louçã, mas que os resultados eleitorais podem ter condenado, pois os dois partidos contam com 112 deputados para os necessários 116 que dariam maioria absoluta. Nesta mais que provável guerra de bastidores, até Jerónimo de Sousa poderá ser importante com a sua CDU nas decisões políticas nacionais. No entanto o PS nunca se entendeu com os partidos de esquerda e este cenário será pouco provável. A única forma de chegar à maioria parlamentar seria uma coligação com o CDS, mas Paulo Portas foi rotundo no NÃO a essa possibilidade.
Faltam eleger 4 deputados dos dois círculos de emigração, mas tradicionalmente o PSD consegue 3 parlamentares e o PS o melhor que conseguiu em anteriores eleições foram 2.

Penso que a liderança no PSD de Manuela Ferreira Leite tem os dias contados. Logo após saírem os resultados, a candidata laranja assumiu a responsabilidade da derrota, e com estas palavras deixa de ter condições para continuar. As Autárquicas de dia 11 farão com que a mudança não seja a curto prazo, mas o próximo Congresso do PSD irá definir quem entrará na Guerra pela sua sucessão.

Em Elvas o PS venceu com 4.375 votos (42,65%), seguido do PSD com 2.144 (20,9%), do BE com 1.368 (13,33%), do CDS-PP com 1.127 (10,99%) e da CDU com 608 votos (5,93%). No entanto penso que Elvas chumba totalmente neste acto eleitoral pois a abstenção foi "só" de 49,53%. Fiquei sinceramente desiludido com esta percentagem, pois todos nos queixamos do Governo, da oposição, e depois falta-se ao dever cívico de votar. Porquê? Difícil de explicar. Uns dirão que preferiam estar no São Mateus, outros que não iriam alterar o sentido de voto final, outros que assim se castiga Governo e oposição, outros que pensam não termos políticos com qualidade para governar, e outros que simplesmente dizem "não me apetece ir votar".
É grave pois penso que o povo deveria estar mais interessado em questões de política. Queixamo-nos de tudo e depois faltamos quando podemos exercer o nosso direito. Em Elvas votaram 10.259 dos 20.325 e a abstenção em relação a 2005 subiu 9,62%. Números para repensar muito seriamente...

(Clique AQUI para ver os Regultados Globais das Legislativas 2009)
(Clique AQUI para ver os Resultados em Elvas das Legislativas 2009)


Uma Paixão, uma opinião pessoal!

Sem comentários: