sábado, 26 de setembro de 2009

Legislativas 2009

Não poderia deixar de comentar a campanha política na corrida para as Legislativas 2009. Hoje, que é dia de reflexão para os portugueses decidirem quem dirigirá os nossos destinos durante os próximos 4 anos, podemos comentar o que poderá acontecer amanhã pelas 20 horas. Essa será a hora em que todas as estações de televisão, emissoras de rádio e jornais, irão informar o povo quem venceu as Legislativas 2009.

Na sondagem feita pela Universidade Católica para a RTP, Antena 1, Diário de Notícias e Jornal de Notícias, a vitória irá para o Partido Socialista com 38%, ficando o PSD a 8 pontos percentuais de distância com 30%. O Bloco de Esquerda consolida-se como terceira força política com 11%, o CDS-PP com 8% supera a CDU que fica na 4ª posição com 7%.

Em relação à anterior sondagem, o PS mantém a liderança, distanciando-se um pouco mais de Manuela Ferreira Leite, que baixa 2 pontos. Com este resultado parece pouco provável o cenário de mudança de cor política no Governo. Para uns será boa notícia, para outros nem por isso...
Francisco Louçã e o seu Bloco, baixa 1% na intenção de voto, mas continua firme como terceiro partido. O CDS-PP sobe 1% e fica com 8%, desempatando com a CDU que se mantém nos 7%.

Em termos de deputados e tendo como referência as eleições de 2005, o PS perde 21 lugares, ficando com 100, o PSD conquista 5 passando a ter 80, o Bloco de Esquerda é quem tem a maior subida, pois passa de 8 deputados eleitos em 2005 para os 22 que a sondagem avança. O CDS-PP passará a contar com 15 deputados, mais 2 que em 2005, e a CDU perde 1 para ficar com 13.

As conclusões poderão ser as que cada um queira, conforme a interpretação destes números, mas aqui registo as minhas.
Com estes resultados o actual Governo de José Sócrates não consegue a maioria absoluta. Na minha opinião é uma boa notícia pois não sou apologista de maiorias absolutas. O país necessita de discussão política para seguir em frente e assim, com maioria relativa, todos têm de ser ouvidos.

Neste sentido, o Bloco de Francisco Louçã poderá ter muito a dizer. O líder bloquista já revelou não ter qualquer fundamento uma possível coligação com o PS, mas sendo o BE a terceira força política nacional e em crescendo, muita tinta fará correr o que se irá passar após o dia de amanhã.

Se a sondagem não fugir muito aos resultados definitivos, a esquerda vence claramente a direita. Isto acontece porque, na minha opinião, Manuela Ferreira Leite não programou da melhor forma a sua campanha. O ataque cerrado a Sócrates pouco a pouco foi perdendo força e convencimento, esquecendo-se que à direita tem outro adversário que está a ganhar pontos e votos na recta final. Paulo Portas tem feito uma campanha em que critica José Sócrates e também a líder do PSD com o seu programa político. Os argumentos têm feito que tenha subido ligeiramente na sondagem e que possa obter um resultado ainda mais positivo, em detrimento de Manuela Ferreira Leite.
Jerónimo de Sousa e a sua CDU, volta a não convencer o eleitorado e pouco a pouco vai ficando na última posição dos 5 "grandes". O líder comunista não dá muita importância à sondagem, que como diz, poderá estar longe da realidade. Creio ser mais um sentimento de esperança do que aceitar mais uma derrota.

Amanhã TODOS A VOTAR, pois votar é um dever cívico e TODOS TEMOS OPINIÃO. É com o voto que a podemos dar, seguindo as convicções de cada um e o que pensamos ser melhor para PORTUGAL.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu voto Sócrates.
A modernidade contra a bota de elástico!
A democracia contra o fascismo.