domingo, 26 de julho de 2009

Boa-Fé: Novo Centro Social e de Convívio

A Câmara Municipal de Elvas apresentou, em 14 de Julho, o futuro Centro Social e de Convívio, a construir no Bairro da Boa-Fé, num investimento de um milhão e meio de euros. O anúncio foi feito pelo Presidente Rondão Almeida, no decurso da cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Rua de Campo Maior e do Largo da Fonte do Cangalhão.

Para a construção deste Centro Social e de Convívio, a Câmara vai adquirir um terreno agora ocupado por hortas desactivadas, entre a Rua do Matadouro e a Rua de Campo Maior. Este equipamento vai ter duas áreas principais, a zona de estar e a área de refeições, mas também cozinha, zona de gabinetes administrativos e médicos, instalações sanitárias, pátio interior e varanda de ar livre.

De acordo com o projecto apresentado, com imagens a três dimensões, a população ficou a saber que o edifício vai ter painéis solares de aquecimento de água, no cumprimento das normas de certificação energética, para reduzir os consumos de electricidade e ter utilização na climatização de inverno e nas águas quentes da cozinha e sanitários.

Com este Centro Social, de um piso e adaptado a pessoas com dificuldades de mobilidade, a Câmara Municipal de Elvas pretende dar uma resposta adequada à população mais idosa do Bairro da Boa-Fé: os utentes podem passar o dia nestas instalações, com acompanhamento e serviço de refeições, regressando a casa no final do dia. O Presidente Rondão Almeida assegurou também que o edifício “está planeado para possibilitar a sua ampliação”, através da construção de um piso no primeiro andar, onde podem vir “a ser construídos quartos de um lar, para acolher utentes com menos autonomia”.


(fonte site C.M.Elvas)

Um investimento necessário num dos bairros mais populacionais da nossa cidade.
A aposta foi forte sem dúvida, e a Boa-Fé vai receber uma infra-estrutura que irá solucionar as necessidades dos mais idosos no seu dia-a-dia. Não foram esquecidas as normas de certificação energética, que irão proporcionar bem-estar aos utentes, em especial no inverno, e a conta da energia será mais leve no final de cada mês.

Infra-estrutura importante, mas que depois de construída se deve pensar em soluções parecidas noutras zonas da nossa cidade.
A zona intra-muros, onde a percentagem de idosos em Elvas é maior, carece deste tipo de soluções para o dia-a-dia dos mais idosos. Penso que a CURPI está longe de resolver este problema na "cidade", e por esse motivo se deve pensar o que fazer.
Não será fácil edificar um Centro deste tipo dentro da zona amuralhada, mas a quantidade de edifícios abandonados e em total degradação poderiam servir para uma possível solução.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

Justiceiro Implacável disse...

Boas fotografias publicou o Patrício Baena no blogue Elvas Melhor sobre a apresentação dos candidatos que vão com Rondão Almeida.

Mas o post de hoje do Afonso da Maia no blogue Elvas Cidade Viva não lhe fica atrás e desmascara o Paulinho Portinholas e os seus capangas.