quarta-feira, 10 de junho de 2009

Opiniões...

Depois de uma longa ausência na blogosfera por motivos pessoais, o Três Paixões está de regresso.
As minhas desculpas aos assíduos leitores, mas a vida por vezes torna-se complicada, e as prioridades de repente passam a ser outras. Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança. Espero que assim seja!
O Xavier tem razão, pois aqui vai a minha opinião sobre vários acontecimentos ocorridos ultimamente na terrinha, sem tocar nas Eleições Europeias, que muito se comentou e bem na blogosfera elvense.

19.ª Feira Escolar do Concelho de Elvas
Mais uma edição de uma das principais feiras que se realizam em Elvas. Muita gente esteve presente no Jardim Municipal durante 3 dias em que aquela zona da terrinha esteve inundada pela pequenada e não só. Muitos ateliers, muitas brincadeiras, exposições de fotos e trabalhos dos vários agrupamentos escolares, comes e bebes, e claro está, as várias actuações no anfiteatro do Jardim.
O destaque foi para a Micaela com o espectáculo infantil "Mica e os Amigos", que soube cativar a pequenada presente.
Os meus Parabéns à organização e a todos os participantes da Feira, pois está consolidada e os elvenses dizem presente todos os anos. Continuem assim!

Semana da Juventude
Um verdadeiro êxito a todos os níveis. A mudança para o Rossio de São Francisco está de parabéns, pois o local é magnifico para este tipo de eventos. Os concertos foram de nível, tiveram muita assistência, os elvenses aderiram à festa e a juventude, em especial, teve uma semana em cheio.
Um senão, a cerveja... A Super Bock (passe a publicidade) deverá analisar as muitas falhas das máquinas, pois em vários locais havia muita dificuldade em "tirar" cerveja, ou então saia "morta". Esta é sem dúvida a bebida com mais saída neste tipo de festas, e por isso merece um cuidado especial!

I Festival Ibérico do Marisco
Apesar do Vereador Eurico Candeias considerar que a Festa teve noites agradáveis, não posso concordar com esta apreciação. Há a desculpa do mau tempo que condicionou a ida de muitas pessoas ao recinto, mas houve outras coisas que afastaram por completo a população. A ausência de restaurantes elvenses foi a nota mais marcante do evento na minha opinião. Elvas tem como uma grande marca, o termos marisco de qualidade e bem confeccionado, sendo por isso necessário que os nossos restaurantes estejam presentes neste tipo de eventos na terrinha.
Outro e que mexe com o nosso bolso, foram os elevados preços do marisco, e isto tem de se repensar, pois uma Feira deve convidar as pessoas a comer com preços acessíveis.
Outra nota negativa foi que se realizou o Festival ao mesmo tempo que em Badajoz decorriam as "IV Jornadas Gastronómicas del Marisco", com restaurantes vindos da principal zona de marisco espanhola, a Galiza. Eram esperados para este ano, 20 mil visitantes e para tal o marisco será vendido a preços populares (clique para ver a apresentação do evento).
O Vereador Eurico Candeias diz que para a próxima edição do Festival é necessário limar arestas. Eu digo que se deve repensar bem todo o evento, pois a ideia é boa, no entanto a resposta do público nesta primeira edição foi negativa.

VII Torneio Internacional de Natação adaptada de Elvas e Campeonato Nacional de Verão 2009
Este foi o evento que mais me marcou pois colaborei directamente nele como elemento da cronometragem da prova. O facto de vermos ao vivo pessoas com Síndrome de Down ou outras deficiências intelectuais e físicas, lutar para conseguirem melhores resultados, foi sem dúvida extraordinário. A vontade, o empenho total na luta contra o seu próprio corpo é de louvar, demonstrando uma capacidade de luta que só eles tem e que devíamos invejar.
Vou guardar com muito carinho uma frase que a Inês, nadadora do Sporting, me disse ao finalizar a sua prova: "Foi um prazer nadar consigo". Tocou-me muito pois ninguém espera uma situação destas. Eu respondo, "foi um prazer ter a Inês a nadar na pista que eu cronometrei, assim como todos os outros".
Os meus PARABÉNS a TODOS os participantes pois TODOS saíram vencedores das Piscinas Municipais.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Anónimo disse...

É bom ter-te de volta, já sentia falta das Três Paixões.
Espero que a ausência tenha sido por um bom motivo.
Abraço!

Xavier de Sousa disse...

Regresso em grande! E grande tal como previ!

Abraço e tudo a correr bem!