segunda-feira, 4 de maio de 2009

Patrimonius, o Balanço

Depois de quatro dias de Feira, onde o Património foi o tema principal, deve-se fazer o balanço.
Apesar da segunda edição não ter tido tantos visitantes e expositores, o balanço creio ser positivo. Não podemos esquecer que tivemos fim-de-semana grande, e por esse motivo muitos aproveitaram para fazer umas mini-férias fora de Elvas.
Os Workshops, as Tasquinhas, os Jogos Tradicionais, continuaram a cativar os visitantes do certame, mas falta algo para realmente motivar as pessoas a irem em massa.
O evento merece, pois o tema é importante no vasto sentido que temos de dar à palavra Património.
Penso haver muito por explorar em próximas edições, e mal de nós se logo no início a Feira fosse perfeita. Entre todos devemos ajudar a colocar o nosso grãozinho de areia para que as próximas edições tenham melhorias.

Gostei das várias exposições apresentadas, e o facto de alguns Ayuntamientos da Extremadura se terem associado ao evento, numa tentativa de união da raia, necessária para fazer evoluir este cantinho esquecido por muitos!
Em particular fascinou-me os vários trabalhos apresentados por Luís dos Anjos, de monumentos feitos com fósforos. Um grande Património, como as fotos do Santuário do Senhor Jesus da Piedade, ou do Coliseu, testemunham.

Luís Represas era sem dúvida o cabeça de cartaz do evento e justificou totalmente a designação.
No passado Sábado assistimos no auditório do CNT a um grande espectáculo. Sou um grande adepto dos concertos acústicos, e o Luís Represas junto com Luís Fernando na guitarra e Hélder Godinho no piano foram simplesmente sensacionais.

"Um grupo de amigos na sala de estar", como disse o músico, espelha sem dúvida o sentimento que existiu durante hora e meia no auditório. Houve empatia total entre público e musico, com este a "puxar" pelas cerca de duas centenas de pessoas presentes. Temas como "Feiticeira", "125 Azul", "Sagres", "Mariana", ou "Perdidamente", levaram ao rubro a pequena sala.
De salientar que para a empatia pretendida pelo Luís Represas, antes de começar cada canção deu-nos uma explicação de como foi criada, ou nos contou uma pequena história. Destaco a grande cultura e facilidade de expressão do musico, que com as suas palavras nos envolveu num grande ambiente.

Patrimonius tem pernas para andar! Cabe à Câmara Municipal de Elvas pensar e trabalhar na próxima edição, para melhorar os aspectos menos positivos deste ano.
Cá estará este Humilde Observador para poder ajudar a desenvolver este projecto, e tenho a certeza que todos os que compõem a blogosfera elvense farão o mesmo.
O objectivo é claro. Melhorar Elvas!

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

3 comentários:

Rolando Palma disse...

Concordo com o que aqui está escrito... e até gostaria de acrescentar mais uma ou duas coisas, que encaixam na mesma linha.

1ª Há que precaver melhor a escolha de certas actividades, como as palaestras sobre o património. As horas escolhidas foram complicadas, porque todo o ruido envolvente prejudicou aa apresentações dos oradores.

2ª O desfile de moda ( Da pedra aos trapos ) foi um excelente exemplode outros significados para a palavra " património ". Porque não tentar o equivalente... mas com a gastronomia ?

3ª Senti falta do espólio municipal ( da biblioteca, por exemplo ). Creio até que a maioria dos visitantes desconhece as "pérolas " escondidas que a biblioteca encerra.

São só sugestões... mas quem sabe, pode ser que possam ajudar a melhorar um evento que, sinceramente, tem pernas para andar...

Scottish disse...

Meu caro entremarés, estou totalmente de acordo, e a sua apreciação é importante.
O Património gastronómico de Elvas é vasto e rico, apreciado por quem nos visita. Sou a favor que integre a próxima edição.
Quanto ao vasto espólio escondido que existe, não só na Biblioteca como em vários outros locais, deveria a CME promover estas peças de forma a mostrar ao mundo o rico património elvense.
Devem ser imensas as "pérolas" escondidas que temos por Elvas, e que muitos desconhecem por completo. Fica aqui o registo desta "reclamação".
Meu caro continue com o bom trabalho a criar histórias que convido todos a visitar no seu cantinho.
Grande Abraço

Anónimo disse...

A Câmara promove todos os meses visitas ao fundo antigo. Vão lá ver as pérolas.

As pérolas da biblioteca estiveram lá expostas no ano passado. se fossem expostas outra vez este ano vinham aqui dizer que era uma repetição do mesmo todos os anos!

Cada cabeça sua sentença...