quinta-feira, 2 de abril de 2009

"O Elvas” deu lucro de 60 mil euros em 2008

Apesar de terem passado uns dias da Assembleia Geral do Colosso Azul e Ouro, tenho de destacar a notícia que o ano de 2008 deu um lucro real de 60 mil euros!!

As contas do ano passado foram aprovadas, por unanimidade, pelos cerca de 25 sócios presentes na AG. Creio que neste ponto o clube está a falhar, pois o número de associados presentes na Reunião Magna do Clube é muito baixo. Os actos d'"O Elvas" devem ser melhor divulgados, para que os sócios tenham conhecimento e possam participar. Não duvido que esta promoção do Clube é fundamental para o seu futuro.

A Direcção deu a conhecer que, em 2008, foram movimentados 310 mil euros, mais 50 mil do que no ano anterior. A dívida de "O Elvas”, que em Julho de 2005 se cifrava em 400 mil euros, está agora próxima dos 70 mil. De resto, esta foi a base em que assentou a argumentação para um voto de louvor à Direcção presidida por Eurico Candeias, que mereceu o voto unânime dos associados presentes.

Se desportivamente o ano não está a ser nada famoso no que toca à equipa sénior, só podemos estar contentes com esta redução substancial do passivo! É justo o voto de louvor à actual Direcção Azul e Ouro por este êxito. O trabalho fala por si, mas há erros desportivos que acabam por manchar esta boa notícia. De sermos candidatos assumidos à tão desejada subida de divisão, vamos agora lutar para não descer aos Distritais.

Outro ponto a merecer destaque foi a posse da sede social do clube, que o clube ocupa há 34 anos. Sobre este assunto, foi aprovada a proposta de José Eduardo Gonçalves: solicitar uma reunião em que se envolvam "O Elvas”, Câmara Municipal e ex-associados do Clube Elvense, colectividade que detinha o prédio da Rua dos Chilões em 1975, quando foi assinado o protocolo da ocupação do edifício. Esta reunião, para debater a posse por usucapião da sede do Clube Alentejano de Desportos, deve ser realizada nas próximas semanas.
Fundamental esta reunião para esclarecer a posse da sede do clube, e pensar-se numa reactivação do imóvel no sentido de atrair os sócios ao movimento que havia anos atrás, quando a sede da Rua dos Chilões estava sempre cheia de gente.

Por fim, tendo em conta "os grandes serviços prestados ao clube”, no dizer de Eurico Candeias, foram homenageados, com a entregas de pratos de cerâmica com o emblema "azul-e-ouro”, os associados Manuel Caldeira Fernandes e José Rondão Almeida.
Todos sabemos da dedicação ao clube de Manuel Caldeira Fernandes, mas todos reconhecemos que não fosse o Presidente da Câmara Municipal de Elvas, e o clube provavelmente tinha desmoronado de vez. Têm sido inúmeros os apoios financeiros entregues a'"O Elvas" por parte da edilidade, para fazer frente aos pagamentos urgentes em forma de ultimatum, das instituições públicas a quem o clube deve.

Espero sinceramente que esta boa notícia do lucro em 2008, tenha continuidade em 2009 e anos seguintes, para que os dinheiros públicos possam ser utilizados em coisas mais necessárias. Não se pode estar constantemente a tapar as más gestões, ao contrário de outros clubes da nossa cidade que são um exemplo de organização e de solvência económica.

Controladas as contas, deve a Direcção do clube avançar para uma política desportiva assente num profundo trabalho de base, desde as escolinhas aos juniores.
Se não há dinheiro para comprar jogadores, então "fabriquêmo-los" para serem a base das nossas equipas seniores, como acontece com muitos e bons clubes a nível mundial.
Esta é a única solução desportiva para "O Elvas", e tenho a certeza que todos os sócios e simpatizantes estarão de acordo. Haverá desta forma uma maior e melhor ligação entre o clube e a nossa cidade a todos os níveis!

(fonte Rádio Elvas)

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a parte em que dizes que os actos d' "O Elvas" devem ser melhor divulgados, e digo-te mais têm tido inumeras oportunidades de divulgação do clube através do site e dos blogs que não é aproveitado, podes perguntar porquê? não faço a minima ideia, servindo os sites de todos os clubes para dar informação diária das noticias dos mesmos, tais como assembleias, contratações, treinos, informação clinica, etc, etc, além disso tenho batalhado para tentar levar a cabo as transmissões dos jogos do clube quando este joga fora do campo Patalino, mas é uma coisa que terá que ter o apoio de mais pessoas (e não me refiro a dinheiro), porque se dependesse só de mim essas transmissões há muito que estavam no ar, este site que temos não tem servido para nada disso porque o nosso clube continua fechado dentro da sede da rua dos Chilões, não aproveitando as oportunidades que lhe têm sido concedidas, é complicado gerir um site quando não existe fornecimento de informação da parte interna do clube, tenho pena que assim seja, mas creio que o site e o blog terão os seus dias contados.

http://aaac.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

O Scotish nem teve na porcaria da assembleia do elvas mas gosta de criticar e de bater naqueles que ainda têm melhor resultado do que ele no basquet. Vira casacas.

PATRÍCIO disse...

Não concordo muito consigo, anónimo das 13:53. Isso significava que quem nunca esteve na lua nunca poderia falar sobre ela.

Em certos casos esse argumento pode fazer sentido, mas aqui não.

O Scottish até é um bom adepto de "O Elvas", só que gostaria de ver melhores resultados. Qual de nós não gostaria (até os dirigentes), mas também não podemos deitar logo abaixo a direcção, a equipa e o treinador.

Provavelmente alguns ajudavam se não fossem para o estádio no dia dos jogos ofender o árbitro da forma como estão habituados a fazê-lo. Os meus amigos sabem quem são essas pessoas que não se conseguem controlar. Tem que haver mais calma.

Scottish disse...

Em relação ao blog e site do clube espero que não tenhas razão meu caro. Só podem continuar pois é a fonte de informação de muitos adeptos fora da nossa cidade.
É claro que sem a ajuda interna do clube, será impossível actualizar o site/blog e para isso todos temos de solicitar uma maior aproximação da Direcção com quem trata do site/blog.
Estou disposto a colaborar no sentido de podermos sensibilizar a Direcção para as novas tecnologias.

Quanto ao Anónimo tenho a dizer que se classifica a Reunião Magna do Clube "porcaria", creio que está tudo dito e o crédito que merecem as suas apreciações.
Não estive presente na Assembleia, simplesmente porque não tive conhecimento da sua realização. Sou sócio d'"O Elvas" há 30 anos, e a paixão que tenho pelo Clube é enorme. Sou um fervoroso adepto do Colosso, e isso não se compara com o basquete, o meu desporto de eleição. Nem vou entrar nessa apreciação dos resultados porque não merece isso!

Patrício não duvides que gostaria de melhores resultados, como todos, e devido à paixão que tenho pel'"O Elvas", escrevi o post, que é a minha opinião pessoal sobre a época. Cada cabeça sua sentença meu caro! As criticas à direcção vão EXCLUSIVAMENTE à forma como foi encarada desportivamente a época. Houve necessidade de alterar o timoneiro da equipa? NÃO! Depois tivemos de recorrer ao regresso do Paulinho...
AGRADEÇO EU E TODOS os adeptos e sócios do clube, o trabalho de recuperação financeira feito até aqui.
Grande Abraço

Frederico Soças disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.