terça-feira, 7 de abril de 2009

Intensa programação de Cultura

"A Câmara Municipal de Elvas, na sua reunião de 26 de Março, aprovou o programa do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de Abril, este ano com o tema “Património e Ciência”. Nesta data, a Câmara Municipal de Elvas organiza voos livres de balão de ar quente durante o dia, voos cativos à noite e um espectáculo de multimédia no Rossio de São Francisco com projecção de imagens no Aqueduto da Amoreira. Nesta mesma data, às 15 horas, a Câmara organiza uma visita guiada ao Arquivo Histórico Municipal de Elvas e uma oficina de Paleografia; as inscrições, até ao número máximo de 15 pessoas, são feitas no local, na Biblioteca Municipal ou por e-mail.

Patrimonius – II Feira Internacional do Património é uma organização da Câmara Municipal de Elvas, entre 30 de Abril e 3 de Maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço. Em Abril, “A Peça do Mês”, exposta na recepção da Câmara Municipal de Elvas, é uma cangalha, do espólio do Museu Rural e Etnográfico

A 21ª Exposição Canina Internacional de Elvas é organizada a 9 de Maio, no Centro de Negócios Transfronteiriço, numa parceria da Câmara Municipal de Elvas e do Clube Português de Canicultura.

Aprovada a participação do Município de Elvas nos Jogos do Norte Alentejano 2009, nos quais a representação concelhia é assegurada por 29 modalidades e mais de 300 desportistas. Paralelamente, realizam-se os Jogos Adaptados, actividades desportivas destinadas a pessoas portadores de deficiência. A Elvas cabe organizar três provas: street basket (3x3), a 9 de Maio no Pavilhão Desportivo Municipal, tiro ao alvo, dia 23 do mesmo mês no Pavilhão Multiusos de São Vicente, e atletismo adaptado, a 6 de Maio, no Estádio Municipal de Atletismo com a colaboração da APPACDM de Elvas.

O programa comemorativo do 25 de Abril e 1 de Maio foi aprovado, com saliência para uma peça de teatro com Cláudia Vieira dia 24 e um concerto com Carlos Mendes dia 25, ambos no Cine-Teatro às 21.30 horas. Elvas acolhe um encontro de artistas plásticos no Alentejo, recebendo 12 artistas de vários países, entre 1 e 5 de Junho, sendo posteriormente expostos os trabalhos realizados neste encontro."

(fonte CME)

Como podemos ver o cartaz é variado e interessante. Pode não ser do agrado de todos, mas pelo menos temos a nossa terrinha ACTIVA. É o que se pretende, e TODOS devemos tirar partido de todas as iniciativas que envolvam a nossa cidade, para que a marca Elvas possa dar passos seguros em prol de um futuro que todos queremos melhor.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

7 comentários:

Manuel dos Santos disse...

Excelente programa. De facto, a Câmara Municipal de Elvas e as várias associações do concelho estão de parabéns por serem tão activas.

Rute Pereiro disse...

Ainda bem que temos uma autarquia que faz um bom trabalho em prol da cultura. Há muita gente de fora que já se desloca a Elvas para vir aos eventos que ocorrem na nossa cidade. Isto também é uma forma de contribuir para o desenvolvimento turístico e económico.

Anónimo disse...

Numa cidade onde a palavra de ordem era "nada se passa" é bom ver que as coisas começam a mudar, pelo menos na área da cultura.

Anónimo disse...

Mas tambem se deviam lembrar de outras pequenas coisinhas que cá de longe já ouvimos falar:
- Castro de Segovia - parece que Sertório passou e morreu por ali!
- A Quinta das Longas - Não daria para fazer um protocolo e tornar o sitio um lugar museológico com as estátuas que ali foram encontradas e que vão por certo enriquecer outros museus?
- Quartel do BC 8 - Não poderia ser utilizado para lugar museológico para:
- Museu Agricola - o espólio existe e já foi referido várias vezes!
- Museu de Arqueologia - Grande parte do Museu Municipal de Elvas(por onde andas!!!) são peças arqueológicas (que é feito do capitel arabe que integrou a Europália!!!!)
- Museu Municipal - Todo o acervo que tinha dá para muito!

- O Orgão da Sé - vão passados demasiados anos de conversa!

- Museu Religioso - Foi bandeira, mas não está fechado vai para um tempão??

Já sei que vão vir uma série de anónimos a postar a favor e contra.
Pouco tenho a ver com politica, só que " De Elvas sou!!! "

Justiceiro Implacável disse...

Tem sempre que aparecer em todos os blogs um Portinholeiro a comentar as parvoices do costume.
Nada do que anónimo das 0:42 refere é "actividade".

Mas já que gostas tanto de falar destas coisinhas, não só no teu blog como no dos outros, pede responsabilidades ao IPPAR e aos proprietários do património, é que o Castro de Segóvia e a Quinta das Longas, e o orgão da Sé e o Museu de Arte Sacra não são da Câmara de Elvas.

O espólio do Museu agrícola está quase todo recuperado, que eu já vi e acho que vais ter a dor de corno de ver mesmo o museu feito.

O Museu Militar já está em dois sítios: Forte de sta. Luzia e RI8. Queres mais um?... Fora figo!...
E a Europália foi no mandato de quem?

O Museu Minicipal tinha muitas peles de cobra e saias de palha africanas... sim senhor...

Anónimo disse...

Nem justi nem imp. Acéfalo sim.
Não tens a capacidade de perceber que um blog é um local de encontro de ideias.
Nem tens que sempre defender o "teu dono" pois nada se disse contra ninguem.

Agora que estás "amestrado" estás. Deves ser do CHEN.
Ainda bem que te vais embora...

Justiceiro Implacável disse...

Anónimo das 13:21, do CHEn és tu meu grande anormalóide. E já agora tu é que pareces bem amestrado sempre a dizer mal do mesmo e dos mesmos. Tu és o verdadeiro acéfalo, pois o teu cérebro nem te mete os olhos a trabalhar (por isso não vês o que está à frente do nariz), quanto mais a cabecinha de alfinete que tens!

Um blog pode e deve ser um encontro de ideias mas não deve nem pode ser um encontro de mentiras e de insinuações baratuchas.

Não há direito que quem leia este blog seja enganado pelas tuas atoardas anónimas e irresponsáveis!