sexta-feira, 17 de abril de 2009

A 9ª câmara com maior liquidez financeira é... Elvas

A Câmara Municipal de Elvas está no top ten do ranking dos municípios com maior liquidez financeira, revela o Anuário Financeiro do Municípios Portugueses, documento que foi apresentado na passada semana.
A edilidade elvense ocupa a 9ª posição com 15.805.377 euros em 2007.

Ainda de acordo com o Anuário, a Câmara de Elvas lidera o ranking dos municípios sem ou com menor endividamento líquido em relação às receitas do ano anterior.

Em termos globais o endividamento das autarquias subiu para 6.664 milhões de euros em 2007. No entanto, uma em cada quatro câmaras municipais conseguiu atingir a autonomia financeira, ou seja, 77 dos 308 municípios apresentaram receitas próprias superiores a metade das receitas locais.

O estudo refere também que, em 2007, apenas 90 autarquias não recorreram ao crédito bancário, entre as quais a Câmara Municipal de Elvas.

(fonte Linhas de Elvas)

Esta é sem dúvida uma grande notícia económica para a terrinha. Não tanto pelo 9º lugar no ranking geral, mas creio que em especial a liderança dos municípios sem ou com menor endividamento liquido em relação às receitas do ano anterior.
Temos de dar os parabéns ao Presidente Rondão Almeida, pois o trabalho desenvolvido para tornar a CME uma instituição com saúde financeira é notável.
No entanto há muito para fazer, e se em termos de recuperação económica da edilidade o trabalho está à vista, há outras situações que pioraram na nossa terrinha.

O desemprego por exemplo é uma das maiores preocupações, pois de mês para mês o número aumenta consideravelmente em Elvas. Somos actualmente o terceiro concelho do Alentejo com mais desemprego, conforme estatística do IEFP em relação ao mês de Fevereiro, a apenas 21 pessoas do segundo lugar. Este sim é um ranking que me preocupa, pois a tendência, infelizmente, é para aumentar!

Em ano de eleições muito se irá falar destes dados, dos bons e dos maus, das soluções aos muitos problemas que temos, das necessidades mais prementes, enfim, de muita coisa...
Peço a todos os que vão lutar pela cadeira do poder da Rua Isabel Maria Picão, que olhem por Elvas, pelos Elvenses, façam para que a terrinha seja cada vez melhor, e que as eleições não sejam uma luta desenfreada para conseguir benefícios pessoais.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

Sem comentários: