quarta-feira, 11 de março de 2009

Encontro Temático com Artesãos

No passado dia 9 a Câmara Municipal de Elvas promoveu mais um encontro temático. Desta vez a reunião foi com os Artesãos do nosso concelho, que em cerca de 50 disseram presente.
A principal conclusão extraída do encontro, foi a necessidade sentida pelos Artesãos na criação de uma Associação que desse resposta aos seus problemas e necessidades.

Este Humilde Observador é da opinião que foi dado um passo em frente. Já frisei a importância das pessoas abandonarem a "pasmaceira" habitual, as eternas queixas do "isto está mau", e ficarem sentadas à espera que melhores tempos venham.
Havia a necessidade de em certas áreas, e o artesanato era uma delas, as próprias pessoas terem a iniciativa de criaram algo novo, de fazerem com que possa haver lugar a mudanças que despertem a curiosidade dos possíveis clientes.
Caso contrário a letargia em que esta área estava metida, só iria agravar o problema do esquecimento.

Vejo mesmo com bons olhos a criação da Associação, mas que seja composta exclusivamente pelos próprios Artesãos. Devem em conjunto e sendo profundos conhecedores da área, apontar quais são os principais problemas a resolver para se alterar a situação actual.

Deste Encontro saíram conclusões como a importância de transmitir às próximas gerações a sabedoria dos Artesãos, ou incrementar a divulgação do Artesanato.
Concordo com o passar do testemunho para que as nossas tradições se mantenham vivas, e isso só acontecerá se a divulgação for maior e bem pensada.
Para isto a Câmara informou-os que irá apoiar a Associação dentro da lei, o Presidente da Entidade Regional de Turismo apresentou as fontes de financiamento disponíveis para a área, assim como o Director do Centro de Emprego de Elvas disse poderem contar com o IEFP.

Outra das conclusões foi a abertura da futura Associação de Artesãos poder trabalhar em parceria com a Associação Empresarial de Elvas, Entidade Regional de Turismo e IEFP. Sou dessa opinião, mas continuo a afirmar que devem ser os próprios Artesãos a pensarem e decidirem na sua área. A parceria deverá ser numa troca positiva de ideias, para em conjunto poderem fazer evoluir a "marca Elvas".

Acredito mesmo que a "marca Elvas" poderá ser a chave para a evolução. Criá-la creio ser uma ideia a ter em conta de forma a unir esforços das várias áreas comerciais, industriais e cores partidárias.

Juntos podemos fazer alguma coisa pela nossa terrinha! A pensar cada um em si, não sairemos do marasmo actual, mesmo aguardando a vinda de alguns projectos que amplamente temos debatido na blogosfera elvense.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

6 comentários:

Anónimo disse...

Tens toda a razão Scottish. Esta acção de criação de uma Associação dos Artesãos do nosso Concelho, com o Plano de Promoção Turística que a Câmara já lançou para desenvolver em duas fazes, é muito bom. Até porque, pelo que ouvi na rádio, o plano prevê na segunda fase a criação da tal marca de Elvas, como tu referes.
Juntos pode-se fazer muita coisa pela nossa terra.

Abraço.

Anónimo disse...

Parabéns pelo teu blog Scottish. Muito positivo pela nossa cidade, o que é de louvar numa blogosfera onde há tanta má língua.

Anónimo disse...

A Câmara de Elvas é um grande motor da actividade do concelho, quer seja através de apoio logístico como financeiro, ou como dinamizadora e aglutinadora de vontades. Isso é de louvar, que uma autarquia se preocupe e tente fazer o máximo pelo Concelho.
Já agora, convinha que todos colaborassem com essa mesma vontade, em vez de mandarem bitaites ignorantes como por vezes se lê em certos sítios.

Abraços.
Manuel Henrique

Anónimo disse...

de gente assim com coisas positivas é que o nosso Concelho precisa.
Boa Câmara. Boa, artesãos!
Boa Scottish!

Anónimo disse...

Iniciativas boas para a cidade de Elvas.
Continuem.

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo.
Uma muito boa iniciativa que merece continuidade e a dedicação de todos.