terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Só podem estar a brincar!!

Muito se tem falado da crise nos últimos tempos. Muito temos lamentado que a vida está complicada, que contamos todos os cêntimos para chegar ao fim do mês.
Muito se tem falado do desemprego, da falta de investimento, e é sobre este ponto que vou postar, de uma empresa que pretende investir em Elvas.

Trata-se da Herdade Dona Joana - Sociedade Agrícola, um consórcio de três empresas espanholas e uma italiana, onde destaca a multinacional Cristian Lay, com um investimento de 23,8 milhões de euros no Caia e que apresentou o projecto da central horto-frutícola e de um lagar, assim como a plantação de 253 hectares de pomares.
Não bastava todo este investimento, senão poder vir a criar 675 postos de trabalho, 225 efectivos e 450 sazonais nas herdades de Dona Joana, Amoreirinha, Gramicha e Vale de Cavaleiros.

O objectivo é liderar o mercado europeu da fruticultura, e por tudo isto a Câmara Municipal de Elvas isentou a empresa do pagamento do IMT (Imposto Municipal de Transações), com um valor de 250 mil euros.
Parece-me bem que se tenha feito esta isenção, pois trata-se de um investimento muito importante para a nossa terrinha.

Acontece que a empresa pretendia plantar mil hectares de árvores de fruto, na herdade onde já está autorizada a construção da central horto-frutícola. Para isso entregou um projecto junto das entidades tuteladas pelo Ministério da Agricultura, que o inviabilizou porque há dois mil metros quadrados (cerca de um quarto de hectare) onde não se pode plantar. Isto em terreno agrícola...

Só podem estar a brincar! Então um investimento desta envergadura, que deveria merecer toda a atenção por parte do Governo, e se chumba um projecto por isto? São quase 24 milhões de euros a serem investidos no Alentejo, e tenho a certeza que não são valores frequentes que venham parar à nossa região.

Rondão Almeida criticou a atitude dos nossos governantes, chegando à conclusão que em vez de compreenderem as dificuldades que o País atravessa para agilizar os processos, teimam em complicá-los. Creio que ninguém duvida que actualmente só complicam mesmo!
Como Presidente da edilidade elvense só lhe fica bem criticar quem nos está a prejudicar, e acredito que irá tratar deste assunto importante com empenho, para que a empresa continue a apostar em Elvas.
Não nos podemos esquecer que o consórcio está a fazer o tratamento das frutas do outro lado da fronteira, quando deveria ser do lado português se a central estivesse feita.
Rondão Almeida fala de fontes de bloqueio no processo, e informou que a Câmara vai acompanhar o empresário em todo este assunto.
Estamos a falar de possíveis postos de trabalho que diminuiriam consideravelmente o número de desempregados elvenses.
Aguardemos!

(fontes "Linhas de Elvas" e "DN")

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro amigo tudo o que dizes é verdade e merece a indignação de todos!
Mas verdade seja dita que essa indignação já vem tarde. Pois a maior BURRICE que existe na UE são as quotas de produção. Ou seja: estás em crise, mas não podes produzir mais, para investir, baixar preços e criar empregos, porque tens quotas de produção. Ora isso para uma região predominantemente agrícola, como Elvas, é fantástico!
Não é porreiro pá?!

Sr Inspector Elvense disse...

Vejam só como somos votados ao abandono pelos nossos politicos!
Mas não só... vejam a TV nacional, como passa longe destes assuntos de interesse, mas por motivos menos tristes e desinteressantes ja vem correr para Elvas!
Esperemos que esta situação mude, era algo muito importante para o concelho!
Vamos ter fé, algo importante ja esta a ser feito, que é chamar a atenção para o que se passa.
O meu voto de agrado para este post! Parabens

Badji disse...

Já por diversas vezes, em vários blogs, referi a minha opinião relativamente a que o poder local, pouco pode fazer quando o poder central faz birra ou não autoriza, aqui deixaste uma prova evidente dessa situação.

Cpts.