quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quarta-Feira de Cinzas

Chegou ao fim o 13º Carnaval Internacional de Elvas, e na minha opinião com saldo positivo. Digo isto porque voltámos a ver uma grande moldura humana na rua para assistir aos três corsos, com muitos visitantes a quererem ver o único Carnaval internacional do país.
Muito agradecem os proprietários dos vários cafés espalhados pelo percurso do corso, que aproveitaram o evento para poderem ganhar mais uns euros. O tempo primaveril que esteve ao longo destes últimos dias, ajudou a disparar as vendas de cervejas e águas.

No que toca aos corsos, e apenas pude presenciar o derradeiro, podemos dizer que houve muita cor, som, grupos com muitos elementos, as habituais "manjeronas", e uns Reis do Carnaval animados, em especial a amiga Soraya :)
No entanto pareceu-me que houve falta de organização, pois logo a seguir ao primeiro grupo, as pessoas tiveram de esperar algum tempo para ver o próximo. Isto não pode acontecer, pois houve o inverso com os últimos grupos, ou seja, tiveram de parar para haver a necessária separação.
Tudo bem que cada grupo tinha as suas coreografias, umas mais lentas outras mais rápidas no avanço do grupo, mas cabe aos organizadores tratar que o corso esteja o mais uniforme possível.

Cada vez se nota mais a necessidade de se mudar a localização do corso, pois as ruas do centro histórico são pequenas para desenvolver as coreografias dos grupos. Isto para não falar da concentração de pessoas nas ruas que "encurta" ainda mais o espaço.
Urge repensar se o Carnaval Internacional de Elvas deve continuar na "cidade", ou se deve ir para a Avenida da Piedade e arredores. Eu penso que esta opção é a melhor em todos os aspectos, no entanto ficariam a perder os cafés das ruas onde agora passa o corso.

Gostei do som da Sociedade 1º de Dezembro, diferente do normal, e outra coisa não poderia esperar com a intervenção do amigo Xavier. Também gostei de ver tantos miúdos nos grupos envolvidos, que ao participarem neste tipo de eventos com tão pouca idade, vão garantir o gosto pelo Carnaval de Elvas.
Desde já endereço os meus parabéns a todos os grupos participantes. Foram muitos dias de trabalho, com muito sacrifício da vida pessoal, muito treino para que as coreografias fossem perfeitas, mas que chegado este dia, de certeza que todos têm a sensação de dever cumprido.

Tentando fazer uma análise de uma quadra que habitualmente "mexe" com a cidade, este foi um Carnaval mais fraco.
A Câmara Municipal autorizou os bares da "night" elvense a fecharem às 4 da manhã. A afluência de clientes esperada não aconteceu, pois houve bares "às moscas" durante o Carnaval, em especial as noites de Sexta-Feira e Domingo.
Reflexo da malfadada crise, pois são muitos os amantes das máscaras e brincadeiras características desta época do ano, mas que simplesmente ficaram em casa.

Houve outros que preferiram mascarar-se e ir até Badajoz. Realmente o Carnaval pacense é do outro mundo comparado com o nosso. Digo isto porque é impressionante o mar de gente que se concentra à noite em duas zonas da cidade, à volta da Catedral e por trás do El Corte Inglês, com toda a gente mascarada e a gozar à grande. Isto para não falar dos corsos...
Este Humilde Observador esteve na noite de Sábado no "casco antiguo", e quem não vai mascarado até se sente mal. Milhares de pessoas na rua, a dançar, a beber uns copos no tradicional "botellon", até que os primeiros raios de sol informem que já são horas de ir descansar...
Esta é uma situação que em Elvas não irá acontecer. Primeiro porque de uma forma geral não temos tanto "espírito" para isto como os espanhóis. Segundo porque apesar da crise que "nuestros hermanos" também têm, é Carnaval e só há uma coisa a fazer, divertir-se.
Mentalidades...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

6 comentários:

Xavier de Sousa disse...

O CARNAVAL tem que ser nosso!

Com mais ou menos defeitos do que os outros, com mais ou menos divulgação que os outros, a verdade é que cada vez mais o Carnaval Internacional de Elvas é dos elvenses e das instituições locais (sejam elas Juntas de Freguesia, Sociedades Recreativas ou Associações)!
Contudo não devemos menosprezar a prestação das comparsas espanholas que ao longo da última década nos fizeram crescer como Carnaval, pela sonoridade, pelos trajes e coreografias e pela alegria que transbordam por onde passam! Realço negativamente, e ao que julgo saber por motivos de coincidência, que os grupos espanhóis estão a trazer menos elementos do que o habitual mas no entanto a verba que lhes está atribuída duvido que tenha diminuído... Digo por questão de coincidência pois esses mesmos grupos ou estão divididos para participaram noutras festividades ou então encontram-se de"ressaca" pelos andamentos de dias anteriores!!! Que participem mas com a dignidade e empenho que nós empregamos!
Quanto ao espaço, sendo repensado ou mantendo o actual, acho que não nos estamos ainda a preocupar muito com o público! É verdade que ainda não cobramos bilhete com os ditos maiores, no entanto poderíamos tentar encaixar durante o percurso algumas bancadas, bancos ou cadeiras para que o público se sinta confortável durante as mais de duas horas que dura o desfile. Já em relação aos comerciantes, poderão sempre nestes dias promover uma venda mais ambulante e menos estática, indo de encontro aos clientes e não esperar que estes lhes entrem pela porta dentro.
Quanto aos possíveis Prémios, acho que deveriam ser mais simbólicos e variados abrangendo Traje, Coreografia, Porta Estandarte/Bandeira, Sonoridade e Trapalhões! Se bem que a concorrência entre alguns grupos vai deixando de ser saudável, estes prémios poderiam vir a desencadear ainda mais polémica e não é isso que se pretende, por isso afirmo o facto de serem apenas simbólicos e abrangentes, e por mim falo: apesar de ter participado num dos grupos mais pequenos (SOCIEDADE RECREATIVA 1º DEZEMBRO) tentámos marcar a diferença naquilo que somo bons A MÚSICA e com as nossas limitações demonstrar o máximo de organização! Acredito que a próxima edição poderá correr de forma diferente, assim espero e para isso iremos trabalhar!

PARABÉNS A TODA A ORGANIZAÇÃO E ATÉ PARA O ANO!

Xavier Sousa

Badji disse...

Na realidade o nosso carnaval está bonito. Os meus parabéns a todos os participantes. Relativamente a alterações que traduzam mais espectáculo, eu apostaria na minha opinião numa alteração do local.Porque não, por exemplo, criar uma espécie de "Sambodromo" na Circular da Cidade.Na zona que vai da rotunda do Aqueduto até à rotunda do Tribunal de um lado desfilava-se, do outro criavam-se bancadas amovíveis.Inclusive quem sabe, cada adulto pagar um preço simbólico (1€) para a ajuda de toda a organização.

Cpts.

Sr Inspector Elvense disse...

Para o ano a mais (e que seja ainda melhor!)

Anónimo disse...

Excelente Carnaval em Elvas!
A nossa cidade e a nossa Câmara continuam a mostrar ao país como se trabalha bem e como nunca se deve baixar os braços perante a crise.
Lembro o lançamento do Plano de Promoção na reunião de Câmara de ontem. Mais uma grande iniciativa para a nossa cidade.
Parabéns a todos. Bom trabalho.

Anónimo disse...

Não se arranjava uma foto deste ano??? LOL!

Anónimo disse...

Esta ideia do Presidente Rondão Almeida fazer renascer o Carnaval em Elvas, mas acrescentando-lhe a atractividade turística, foi de mestre!
Parabéns.