quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Desemprego em Elvas voltou a subir

No dia 28 de Janeiro publiquei um post sobre o aumento do desemprego na nossa cidade, com dados referentes ao mês de Novembro.
Acontece que, segundo o IEFP, em Dezembro os números AUMENTARAM!
Elvas "fechou" o ano com 1069 pessoas inscritas no Centro de Emprego, ou seja mais 30 desempregados em relação ao mês anterior.

Fazendo uma comparação com as localidades próximas da terrinha ou as cidades alentejanas mais importantes, podemos dizer que a vila de Campo Maior registou 359 desempregados em Dezembro, uma diminuição de 12 pessoas face ao mês de Novembro.
Beja também reduziu o número de pessoas inscritas no seu Centro de Emprego, pois acabou o ano de 2008 com 1044 cidadãos no desemprego, menos 9 que em Novembro.
Em Estremoz mais uma diminuição de 26 pessoas, dos 362 registados no mês anterior.
O destaque para as diminuições vai para a cidade de Évora, que terminou o ano com 2093 pessoas inscritas no seu Centro de Emprego, menos 75 que em Novembro.
Só Portalegre acompanhou a subida de Elvas, juntando mais 16 pessoas aos 1022 registados no mês de Novembro.

A situação do emprego em Elvas está realmente complicada. Mais quando todos sabemos que houve em Elvas, empresas a fechar portas em Janeiro, ou a reduzirem os seus quadros. Desta forma espera-se novo aumento de pessoas inscritas no Centro de Emprego da Avenida António Sardinha.

Este Humilde Observador registou no post de dia 28 de Janeiro que há projectos importantes a chegarem a Elvas, mas para muitos dos que fazem parte do número de desempregados, podem chegar tarde!

Então o que se pode fazer? Que as pessoas sejam arrojadas e empreendedoras ao ponto de criarem as suas micro-empresas?
Não será fácil, pois com a malfadada crise mundial, os ventos não sopram a favor do empreendorismo com recurso ao crédito...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

8 comentários:

Xavier de Sousa disse...

Amigo Scottish

Peço desculpa pela repetição, mas continuo a achar muito pertinente esta minha opinião e que ainda ninguém comentou com o discernimento que eu pretendia...

"No entanto, e aqui sim em forma de sugestão, penso que está na hora do órgão de gestão local deixar de caçar pelos elvenses mas sim ensinar a caçar! O que quero dizer com isto, é que graças à entidade referida ainda conseguimos ter alguns licenciados empregados no concelho (senão é que a desgraça era maior) e ao dispor da mesma, não será já altura de os utilizar como ferramentas junto das PME's, junto das Associações de todo e qualquer tipo, junto da "nata" empresarial nacional exercendo pressões para criação de postos de emprego em Elvas?
Estes são pequenos exemplos na minha simples e humilde óptica, que certamente poderiam deixar de pesar na carteira da C.M.E. (que se conseguiu organizar nestes anos) e que poderiam ser captados a outras carteiras...(Programas Europeus, investimentos privados, etc...) canalizando esses recursos para outras questões de necessidade máxima!"

in "elvasmelhor.blogspot.com"

Questão que ainda ninguém me respondeu...

Cumprimentos

Anónimo disse...

Desculpa caro Xavier mas já te respondi e mais que uma vez...

Scotish,
As coisas não estão nada fáceis...
Realmente o desemprego já começa a ser assustador. Medidas urgentes precisam-se!

Elvascidade disse...

Onde vamos nós parar. A luz ao fundo do túnel será o TGV e a sua paltaforma logística?

Xavier de Sousa disse...

AP

Respondes-te? Só vi perguntas na tua resposta...

Abraço

Anónimo disse...

Nas minhas respostas não há uma única questão. E se vires no meu blogue há imensas sugestões.
Aguarda que o Elvas Melhor coloque o meu novo comentário...

Sr Inspector Elvense disse...

É uma realidade, não há como negar que a situação peora e tem tendência a continuar a faze-lo!
é muito provavel que Elvas venha a perder a fabrica que se instalou entre nós a uns meses atrás vinda de Arronches, de lá ja sairam para o desemprego umas 20, 25 pessoas.
é mais um exemplo de que urge serem tomadas posições e medidas efectivas.
A luz ao fundo do tunel, chamada de TGV é como tantas outras uma utupia, que no caso de se tornar realidade vem possivelmente muito tarde.
As consequências tão a vista, população jovem que abala ou entra na delinquência.

Scottish disse...

Amigo Xavier já coloquei o meu comentário, no teu blogue e no Elvas Melhor.
Considero um debate interessantissimo e a minha opinião está formada.

Grande AP o problema do desemprego é enorme e urge fazer alguma coisa, com pena de podermos ver mais elvenses abandonarem a terrinha por falta de emprego.
Esperemos que isto mude rápidamente.
Grande Abraço

Xavier de Sousa disse...

Rematando a minha análise:

A crise tornou-se tema na boca dos mais e dos menos empresários. Quanto a mim, poucos saberão ao certo qual a verdadeira dimensão da recessão em que estamos mergulhados. Só os que sentem na pele (com cheques devolvidos, contas correntes esgotadas e com renovações encarecidas, dificuldade no pagamento de responsabilidades quer à banca quer a fornecedores, crédito recusado, entre outras) é que poderão tomar um pouco a consciência da situação!
O meu apelo, mais uma vez, vai no sentido de alguém ajudar essas gentes a interpretar o momento e repensar formas de passar por cima, seja com associações de empresários, com divulgações etc... As pessoas estão bloqueadas e necessitam que as ilucidem das alternativas!

Cumprimentos