segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Basquetebol - Fim de semana negro!


Numa dupla jornada que já se antevia difícil, a verdade é que se veio a confirmar, e o SCC averbou mais duas derrotas.

SCC/Delta Cafés - 59
Pinhalnovense - 84

No Sábado o líder veio a Campo Maior confirmar o lugar que ocupa. Revelou dificuldades em impor-se da forma como habitualmente faz, distanciar-se no marcador logo desde o início, muito por culpa da boa primeira parte dos "galgos".
No entanto conseguiu uma vantagem de 9 pontos nos derradeiros momentos do segundo período, e depois fez o que melhor sabe, gerir.
Os de Campo Maior conseguiram controlar o jogo na etapa inicial, muito por culpa do acerto táctico desenvolvido ao longo de quase toda a primeira parte. Empate a 15 no primeiro período, e no segundo o equilíbrio não se manteve por pura desconcentração no último minuto. Ataques precipitados que permitiram contra-ataques fáceis ao Pinhalnovense, e desta forma o líder conseguiu chegar aos 16-25 neste segundo período, para se registar um 31-40 ao intervalo.

Péssimo regresso dos balneários por parte dos "galgos" que voltaram a precipitar-se em ataque, aproveitando-se disso os do Pinhal Novo que entraram dispostos a sentenciar a partida. Mesmo assim os "galgos" conseguiram de certa forma reequilibrar o resultado, e o parcial de 15-19 para os visitantes, permitia ainda sonhar com o volte-face.
Com 13 pontos de desvantagem para recuperar no derradeiro parcial, o SCC "chocou" com uma equipa que realmente sabe o que tem de fazer em campo a cada momento. Sabendo que os da casa iriam tentar tudo para recuperar, o Pinhalnovense mostrou tranquilidade e confiança para aos poucos acabar de vez com o jogo. 13-25 no quarto período é demonstrativo da superioridade do líder, perante um SCC que na parte final baixou os braços, dando lugar a uma diferença que não espelha as dificuldades que o Pinhalnovense teve, em especial na primeira parte.

Boa arbitragem, e isto merece destaque. Tantas vezes assistimos a maus desempenhos dos árbitros, mas desta vez foi o contrário e havendo os erros normais que qualquer um pode ter, considera-se que a exibição foi bastante positiva.

Marcadores do SCC: Pedro Carranca - 8 pontos; Gonçalo Piçarra - 2 pontos; Rui Fonseca - 3 pontos; Radu Spînache - 2 pontos; Bruno Metelo - 13 pontos; Tiago Oliveira - 9 pontos; Bruno Pedro - 0 pontos; Gonçalo Roxo - 0 pontos; Tiago Pires - 0 pontos; Miguel Candeias - 2 pontos; Marco Miranda - 0 pontos; Orlando Milhano - 20 pontos.

Maria Pia - 75
SCC/Delta Cafés - 50

Ontem o SCC deslocou-se a Lisboa para defrontar o Maria Pia, na tal partida que foi adiada pela pista de patinagem que mais parecia o Pavilhão da Graça.
Voltou a temer-se o pior, pois a grande humidade que se fez sentir originou ainda várias escorregadelas, mas felizmente sem qualquer consequência.
Partida muitas vezes mal jogada, com muitos erros, em especial por parte do SCC. A falta de um base nato foi determinante no mau jogo em ataque dos "galgos". Tiago Oliveira, o habitual base titular, com uma gripe que o levou a ter de recorrer as urgências hospitalares, não pôde estar presente. Marco Miranda, o segundo base, também não pode dar o seu contributo à equipa por motivos profissionais.
Desta forma teve de haver improviso, e Rui Fonseca primeiro e Bruno Metelo depois tiveram de preencher o lugar de director de orquestra. A falta de hábito e o facto de não serem dois jogadores com características para jogarem a base, condicionou enormemente o jogo de ataque do SCC. Foram inúmeras as perdas de posse de bola, que em grande parte proporcionaram contra-ataques fáceis para os da casa. Foi assim que o Maria Pia se distanciou no marcador logo no primeiro período. 18-6 foi o primeiro registo, e no segundo parcial houve mais do mesmo. 22-16 para os de Lisboa, com um SCC algo mais acertado, mas continuando com erros infantis. Depois de conseguir recuperar até aos 11 pontos, os "galgos" permitiram que o adversário fizesse um pequeno parcial de 7-0 nos derradeiros instantes da primeira parte.

Ao intervalo o Maria Pia registava uma vantagem de 18 pontos, que se adivinhava muito complicada de recuperar, e assim foi. A segunda parte foi praticamente mais do mesmo, ou seja, o Maria Pia aproveitou os inúmeros erros dos de Campo Maior para irem dilatando a vantagem. Terceiro período com vantagem dos da casa por 20-16, e nos derradeiros 10 minutos, o Maria Pia registou um 15-12 a seu favor, para terminar com a indiscutível vitória dos de Lisboa por 75-50.
Excelente arbitragem, que mereceu os parabéns de todos os intervenientes.

Marcadores do SCC: Pedro Carranca - 13 pontos; Rui Fonseca - 11 pontos; Tiago Pires - 3 pontos; Bruno Metelo - 7 pontos; Radu Spînache - 6 pontos; Miguel Candeias - 2 pontos; Orlando Milhano - 8 pontos.

No próximo Domingo pelas 17 horas, regresso a Lisboa para defrontar o Pedro Nunes, uma das equipas da parte baixa da classificação. O jogo não será fácil, como aconteceu com o jogo em Campo Maior na primeira volta que deu numa inesperada vitória lisboeta. Espera-se que o SCC "vingue" a derrota e possa regressar aos bons resultados.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

phill disse...

força rapazes, toca a levantar a cabeça e continuar a trabalhar para que as vitorias apareçam, o campeonato ja nao à muito a fazer mas ainda teem a taça do alentejo.

Gostei da 1ª parte do jogo de sabado

um abraço