terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Aumento dos roubos a moradias

No último semestre tem havido "um aumento significativo" de furtos no interior de residências da zona urbana de Elvas, confirmou fonte Policial da cidade. Este tipo de crime praticamente "não existia em Elvas" e está a afectar, na sua maioria, habitações dos bairros de São Pedro e Santa Luzia.
Em alguns casos registou-se o furto de "valores consideráveis", nomeadamente de material informático. Os assaltos ocorridos "não são perigosos para os residentes" e "têm a ver com oportunidade" do suspeito que "está identificado", revelou fonte policial.
"A PSP está atenta, sabe as zonas onde actua, só não sabe as horas de actuação", porque o individuo escolhe "qualquer altura do dia", adiantou o mesmo contacto, assegurando que a situação "a breve trecho será solucionada".
Entretanto a PSP aconselha os cidadãos a "reforçar a sua segurança normal", que passam por "fechar persianas e janelas ou trancar as portas de casa".
(in "Linhas de Elvas", edição de 22/01)

Depois de sabermos que o Governo, através da Portaria nº2/2009 de 2 de Janeiro, aprovou a Divisão Policial de Elvas, parece que os "amigos do alheio" pretendem testar a Esquadra elvense da PSP.
Sente-se a insegurança nos habitantes, que levam à letra os conselhos da Polícia, e tratam de fechar a "sete chaves" todas as possíveis entradas nas suas casas.

Agora mais que nunca se ouve um vizinho dizer que mesmo em casa, tranca a porta, outro que diz não abrir as janelas com receio de ter uma visita "inesperada", outro que diz ter medo de vir à rua... São inúmeras as citações de habitantes inseguros e que devem ter a devida atenção das forças policiais.

Este assunto foi tratado por este humilde Observador no dia 21/11/2008 (clique aqui para ver o post), e nada tem sido feito desde então. Dei então como hipótese de melhorar a segurança, a criação da Polícia Municipal, como acontece com outras cidades portuguesas.
No entanto e com o aumento de competências da PSP de Elvas, creio que a prevenção e segurança devem ser entregues à recém criada Divisão elvense.

O problema é que os assaltos a moradias são cada vez mais, objectos de valor são usurpados aos seus legítimos proprietários, e a Secção de Elvas da PSP diz que está atenta, que sabe a zona onde actua o assaltante, mas não sabe a que horas... Era só o que mais faltava, saber-se a que horas o larápio planeia o assalto e nada fazer-se! Tenhamos consciência que este assunto está a intraquilizar os habitantes da cidade, em especial os dos bairros de São Pedro e Santa Luzia.
Não tenho visto o aumento de patrulhamento nestas zonas, aliás não tenho praticamente notado que o carro da PSP patrulhe, e isso sim preocupa-me, pois parece que as pretensões dos cidadãos caem em saco roto...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Xavier de Sousa disse...

Pois é caro amigo, estive agora quinze dias de férias gozando a minha Licença de Paternidade quando fui vítima de mais um acto de vandalismo/descuidado na nossa cidade ao incendiarem um caixote do lixo de plástico que se encontrava a 2metros do meu carro, ou seja, o bom do meu veículo foi incendiado e após queixa crime contra DESCONHECIDOS fico com a despesa por minha conta e sem "miar"...
É a vida na terrinha...

Abraços

Sr Inspector Elvense disse...

Provavelmente todos sabem quem eles são, e a razão pela que fazem os roubos assaltos e vandalismo.
Mas culpar so a sociedade no geral e as leis (injustas) da nossa pseudo-justiça nacional pareçe so por si não ser desculpa nem ser conforto, principalmente para aqueles que sofrem com os delitos na pele.
É necessario outro tipo de atitude da policia e de todos os cidadãos para evitar que a anarquia se propague ate ao ponto em que todas as desculpas (infundadas ou não e com ou sem razão) sirvam para andar-mos todos a ser alvos de vandalismo.
Por sim por não... adquiri uma excelente arma "dissuasora" de conflictos, como é uma arma de fogo que transporto sempre comigo :)
por sim por não...
loOl
Cumprimentos