quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Elvas Património Mundial?


Segundo revelou a Vereadora Elsa Grilo à Agência Lusa, a Câmara vai apresentar até meados deste ano, a candidatura do maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo a Património Mundial.

Elvas está a liderar o processo de candidatura das fortificações abaluartadas da zona fronteiriça de Portugal e Espanha a Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
De acordo com a Vereadora, a candidatura no que diz respeito a Elvas está concluída e será apresentada publicamente até ao final do mês de Fevereiro.

Elsa Grilo afirmou à Agência Lusa, que a nossa cidade conta com o maior conjunto de fortificações abaluartadas do mundo, porque tem um perímetro de oito a dez quilómetros e trezentos hectares de área.
É convicção da Câmara que a candidatura será aceite, muito devido ao bom estado de conservação das fortificações, comparadas com outras espalhadas por outros pontos do mundo.

Tenho de acreditar que assim é, pois nós cidadãos comuns, não temos acesso a este tipo de informação.
Noticias destas fazem com que nós elvenses tenhamos, ainda mais, motivo de orgulho da nossa terrinha.

Além do mais, as fortificações foram incluídas em 2004, na lista indicativa de locais com potencial para serem candidatos a Património Mundial.

A candidatura engloba o Forte de Nossa Senhora da Graça, obra-prima da arquitectura militar europeia do século XVIII, o Forte de Santa Luzia, mandado construir no século XVII, o conjunto abaluartado da cidade e as construções complementares do século XIX.

O vasto património militar da cidade, o maior do nosso país, é outro dos pontos incluídos nesta candidatura. Claro está que no conjunto de monumentos, o destaque vai para o nosso Aqueduto da Amoreira, ex-libris da cidade, que para saberem um pouco mais da sua história, podem clicar no seguinte link.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aqueduto_da_Amoreira

Depois de D. Sancho II ter recuperado Elvas aos Mouros, de ser elevada a cidade por D.Manuel I em 1513, de se tornar ao longo dos séculos a praça de maior importância estratégica do nosso país, agora temos a possibilidade de podermos ser Património Mundial.

Para conseguirmos este objectivo importantíssimo, TODOS devemos remar para o mesmo lado. TODOS beneficiamos com que a UNESCO aceite a candidatura, e este será um passo importante para a divulgação de Elvas no Mundo.

Que assim seja!!!

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

9 comentários:

Anónimo disse...

Muito gostaria de poder acreditar neste post.
Vamos analisar:

Falar é fácil e estamos no momento certo. Ano de eleições...
Mas vamos ao caso.
Visto de longe até parece que tudo vai bem, mas de perto...
A magistral está com muitas obras em ruina e os panos das muralhas vão ter que ser recuperados e limpos, retiradas ervas/arvores, reposição de inertes nos topos, recuperação das vigias, das covas de lobo, das esplanadas...
Os três fortins foram parcialmente recuperados muito faltando por fazer e julgo que um deles ainda é habitado. Nomeadamente num até palmeiras foram plantadas...
Mas isto nada é se for comparado com o Forte da Graça onde a ruina é demasiada, tal como o Prof Domngos Bucho denunciou na presença do Ministro no lançamento da revista Monumentos dedicada a Elvas.
Se até o próprio responsavel pela candidatura a põe em dúvida como é que não foi possivel que a Câmara o ouvisse?
Coisas...

Elvascidade disse...

Mãos à obra então.

Anónimo disse...

Falar é fácil para quem usa o anonimato. Difícil foi fazer o que a Câmara já fez até agora.

Há 15 anos o nosso património estava em completa ruina e a autarquia presidida por Rondão Almeida fez entretanto inúmeras intervenções.

Há que reconhecer o trabalho feito, sabendo que muito ainda tem que se fazer mas que nenhum elvenses se devia alhear da sua responsabilidade e atirar tudo para a Câmara.

Cada um é responsável quando atira lixo para o fosso, quando faz ou vê fazer grafitis num monumento e não denuncia, quando vê gente a meter caixotes de ar condicionado nas paredes co centro da cidade e não denuncia, quando estaciona em cima dos caminhos da muralha e acha muito bem, etc.

Mãos à obra e qua todos sejamos capazes de ser responsáveis nos comentários e na atitude.

Xavier de Sousa disse...

"Elvas: Brigada 14 Janeiro apresenta site oficial

A Brigada 14 de Janeiro promove o lançamento do site oficial do grupo de música tradicional portuguesa este sábado, na Sociedade 1º de Dezembro, pelas 17 horas.
Xavier Sousa, elemento do grupo referiu à Rádio ELVAS que esta iniciativa pretende "dar uma nova perspectiva da banda, até porque é através da internet que conseguimos diversos contactos para concertos no país, bem como em Espanha”.
Esta acção vai contar também com um painel de comentadores. A nível nacional marca presença Gonçalo da Câmara Pereira e a nível local estará presente o músico Vilar Pires."

in RadioElvas.com

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12.07

Sem entrar em polémica e indo a factos.
A Camara nada fez pela area fortificada nem pode fazer. Só os Monumentos Nacionais o pode. Por isso o seu trabalho foi nulo.
Mas já não o é quando permite e permitiu pôr os "caixotes de ar condicionado" pelo Centro Histórico, pois isso tem regras que a Câmara tem que cumprir e fazer cumprir. Mas no entanto deixou que por todo o Centro Histórico e por TODAS as suas paredes fossem esticados cabos electricos pela EDP com o resultado que é visivel.
Isto de nada se poder dizer já teve o seu tempo, não o meu, mas o dos cotas e a PIDE foi extinta lá pela segunda metade dos anos 70...
Essa é que era a Policia do Pensamento. Será que está a voltar???

Badji disse...

Caro scotish, parabéns pelo post muito identificativo, isento e directo, segue assim.

Anónimo disse...

Qual é o teu problema ó anónimo das 14:43? Ninguém pode discordar da tua opinião?
O Filipe Ramalhinho só expôs a opinião dele e deu a cara, meteu aqui o nome. E tu? continuas escondido no anonimato porque deves ser daqueles que fazem xixi encostados à parede da igreja do século 14!
Primeiro dizes que a Câmara devia obrigar a isto e não devia deixar aquilo. Depois vens falar de Pide... Ó pá, isso era no tempo em que a tu família reaccionária era dona e senhora de Elvas! Já acabou o vosso tempo. deixem trabalhar quem sabe gerir e não aqueles como vocês que levaram a Câmara á falência!

Anónimo disse...

Toda essa história de não deixar meter ar condicionado na rua e fios eléctricos nas paredes tem a ver com uma parte da Câmara chefiada pelo Gil Dores.

Anónimo disse...

Bom post e muito pertinente.
Sem dúvida que é algo que a todos interessa, por isso: mãos à obra! Há-que acreditar.
Mas como dizes: "TODOS devemos remar para o mesmo lado."
Ou seja: já chega de profetas da desgraça.
Abraço!