sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Elvas destino da próxima Cimeira Ibérica


José Sócrates, Primeiro-Ministro português, e José Luís Zapatero, Presidente do Governo espanhol, anunciaram em Zamora que a 25ª Cimeira Ibérica será realizada em Elvas.
Uma noticia que de certeza será do agrado de todos, pois a terrinha será falada, vista e observada atentamente, por muita gente dos dois países da Península Ibérica.
Ainda com data por marcar, este encontro é normalmente realizado no Outono de cada ano.

Em Zamora marcaram presença os Presidentes das quatro Comunidades Autónomas espanholas fronteiriças com Portugal, bem como as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional portuguesas. Isto revela bem a importância que ambos Governos dão, à cooperação transfronteiriça como base da relação entre os dois países.

Ficou confirmado em Zamora, que a conclusão do projecto TGV Lisboa-Madrid terá de ser até 2013. Ambos Governos chegaram a acordo para a localização da Estação Internacional Badajoz-Elvas, a zona de passageiros do lado espanhol, e a zona de mercadorias do lado português, assim como foram traçadas as linhas orientadoras para a Plataforma Logística.

A Cimeira Ibérica será mais uma possibilidade de reforçar a candidatura de Elvas a Património Mundial. Este é mais um motivo para que a Câmara Municipal de Elvas desenvolva os trabalhos necessários, no sentido da nossa cidade se apresentar PERFEITA. Há tempo para que tudo seja cuidado ao pormenor.

Mas não é só a edilidade elvense quem tem responsabilidades para que Elvas seja um palco digno da Cimeira Ibérica. TODOS os elvenses temos de colocar a nosso grãozinho de areia a bem da terrinha.
O evento irá de certeza, "mexer" com a cidade, e quem ganha com isto é ELVAS e não alguém em particular.

P.S. - Informo mais uma vez, que o Três Paixões é um blogue totalmente isento, sem qualquer cor partidária, que apenas pretende contribuir para o desenvolvimento de Elvas. O blogue não aceitará, como disse no arranque deste projecto, "peixeirada" política que em nada contribui a nossa cidade. Existem os locais próprios para debater politicamente Elvas, como por exemplo a Assembleia Municipal. Não vejo os blogues como meio de lançar desabafos anónimos sobre as posições partidárias de cada um, tentando denegrir ou promover a imagem dos políticos elvenses. Por este motivo, agradeço que emitam as vossas opiniões apenas sobre os posts publicados, assim como alguma noticia que mereça destaque. Comentários anónimos da referida "peixeirada", e que ultimamente tem invadido a blogosfera elvense, serão simplesmente eliminados.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

5 comentários:

Anónimo disse...

É uma boa noticia sem dúvida.
Vai dar uma visibilidade à cidade, que deve ser aproveitada por todos.

Elvascidade disse...

Mãos á obra! Elvas terá que saber aproveitar esta oportunidade única.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Só temos que SABER APROVEITAR A OPORTUNIDADE.
Como TODOS sabemos a sorte não acontece sem muito trabalho. A sorte(exito)é 5% de inspiração e 95% de transpiração.
Se ninguem se armar em protagonista(é o mais fácil e já se nota), se quem liderar o souber fazer e mobilizar a CIDADE para daqui a largos meses, poderá ser uma excelente alavancagem para a economia local. Durante esse tempo vamos estar nos midea, pelo menos nos nacionais.
Vamos aproveitar a oportunidade que é de TODOS e para TODOS.
BOM TRABALHO.

Anónimo disse...

Elvas volta com Rondão e Sócrates a entrar na história política ibérica, coisa que não acontecia desde o tempo da monarquia.
Parabéns.

Joaquim Luís Alvarinho