sábado, 24 de janeiro de 2009

Basquetebol - Salesianos vence o derby

SCC/Delta Cafés - 52
Salesianos Évora - 68

Campomaiorense e Salesianos de Évora protagonizaram hoje, o segundo derby alentejano da época. Venceram os eborenses de uma forma justíssima, principalmente pelo bom desempenho da primeira parte.

Depois de um 4-0 inicial do SCC, o Salesianos recuperou, passou para a frente e nunca mais deixou de liderar o marcador. Intensidade e maior clarividência táctica no ataque, permitiram aos comandados de Gil Porto conseguir dar a volta aos acontecimentos.
Primeiro parcial muito pobre dos "galgos", com um péssimo 8-16. A equipa jogou muito precipitada, errou demasiados lançamentos fáceis perto do cesto, situação que condicionou a possibilidade de recuperar a desvantagem.

O segundo período não foi melhor, antes pelo contrário... O Salesianos venceu novamente o parcial, desta vez por 10 pontos, 11-21. A defesa agressiva dos de Évora, juntando-se a intencional transição ofensiva rápida, precipitou por completo o jogo campomaiorense. Isto porque os da casa estando em prejuízo, nunca tiveram a calma necessária para encetar a desejada recuperação. Ataques de 5x5 com lançamento ao primeiro passe, não é forma de atacar, pois torna impossível a colocação dos jogadores para desenvolverem o sistema.
A péssima primeira parte dos "galgos" condicionou definitivamente a possibilidade de alcançar a quinta vitória do Campeonato.

Com uma desvantagem de 18 pontos ao intervalo, 19-37, pensava-se que haveria tentativa de reviravolta no marcador, ou pelo menos uma mudança na forma de jogar do SCC. Puro engano, pois a equipa continuou a acumular erros, principalmente de desequilíbrios tácticos que impossibilitaram a recuperação.
Terceiro período com um Salesianos mais efectivo, tendo "arrumado" definitivamente a questão de quem sairia vencedor do Pavilhão Rui Nabeiro. Parcial de 13-19 para os de Évora, iniciando o derradeiro período com uma vantagem de 24 pontos, 32-56.

Desesperada tentativa final do SCC de ainda se aproximar no marcador, mas a desvantagem era demasiado grande. Houve mais intensidade defensiva e clarividência em ataque por parte dos "galgos", tanto que o parcial foi vitorioso para os da casa, 20-12, fechando o resultado num justo 52-68.

A equipa de arbitragem esteve como o jogo, com muitos erros. Mas em abono da verdade, deve-se dizer que não condicionaram o marcador final.

Marcadores do SCC: Pedro Carranca - 10 pontos; Gonçalo Piçarra - 7 pontos; Rui Fonseca - 0 pontos; Radu Spînache - 2 pontos; Bruno Metelo - 4 pontos; Tiago Oliveira - 12 pontos; Marco Miranda - 2 pontos; Gonçalo Roxo - 2 pontos; Tiago Pires - 0 pontos; Miguel Candeias - 0 pontos; Bruno Pedro - 4 pontos; Orlando Milhano - 9 pontos.

No próximo Domingo dia 1, pelas 18h30, o SCC tem uma difícil deslocação à Amadora para defrontar o CIBA. Na primeira volta em Campo Maior, os "galgos" venceram por 3 pontos, 66-63. Por este motivo e porque o CIBA tem registado uns resultados bastante interessantes, perspectivasse um jogo de elevada dificuldade para os alentejanos.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

ena o que popr aqui vai, mentiras , baboseiras?? porque dizem isso? ja è hora de começar-mos a ganhar e deixarmo-nos de desculpas

anareis disse...

Estou fazendo uma campanha de doações para criar uma minibiblioteca comunitaria na minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todos.Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos.Meu e-mail asilvareis10@gmail.com