quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Aumenta o desemprego em Elvas


Segundo o Instituto do Emprego e Formação Profissional, em Novembro, último mês com dados disponíveis, o número de desempregados em Elvas aumentou significativamente.
Comparativamente com igual período de 2007, em que o nosso concelho contava com 840 pessoas inscritas no Centro de Emprego, houve um aumento de 199 pessoas, ou seja 23%, que corresponde a um total de 1039.
Se compararmos a terrinha com outras cidades alentejanas da mesma importância e grandeza, concluímos que os valores são alarmantes!

O INE informa que em Novembro de 2007 eram 15115 os residentes na cidade de Elvas.
Évora, com 41159 residentes (só na cidade), tem "apenas" 2168 pessoas inscritas no Centro de Emprego.
Beja, para um universo na cidade de 21658 residentes, tem 1053 pessoas desempregadas.
A capital do nosso distrito, Portalegre, no censo de Novembro de 2007 regista 15238 habitantes na cidade, e o número de pessoas inscritas no Centro de Emprego é de 1022!
Analisando estes números, constatamos que o aumento comparativamente a 2007, Elvas é o maior registado no Alentejo, 33%.

Mais dados...
Dos 1039 inscritos no Centro de Emprego de Elvas, 235 têm menos de 25 anos e 68 são licenciados.
O INE refere que Elvas tem um poder de compra (90,19) mais baixo que Évora (117,48), Portalegre (106,52), Beja (108,06) e inclusivamente Campo Maior (91,32).

Com estes dados, penso que qualquer um se põe a pensar. São muitos os desempregados, o nosso poder de compra é baixo, e que com esta situação é complicado manter os elvenses a trabalhar na terrinha, em especial os jovens.

Estes são números que merecem a devida atenção da Câmara Municipal de Elvas.
Pode-se afirmar que há projectos importantes que podem chegar a Elvas, como a Estação do TGV, a Plataforma Logística, a Central de Hortofruticultura, o Estabelecimento Prisional do Alentejo, que a nossa cidade se irá candidatar a Património do Mundo, que irá ser palco da próxima Cimeira Ibérica, mas o que conta são os euros que os elvenses podem levar para casa!

Sinto que as pessoas estão a desesperar por ver alguma situação importante concretizada, com pena de haver "debandada" em busca de outras paragens que possam dar emprego...
É triste, mas é a vida.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

6 comentários:

Anónimo disse...

Uma pesquisa muito boa...é pena os nºs que descreves!!Deveras Assustador!
Não fazia ideia de como a nossa terra ia neste campo...
E a crise está aí em grande...de certo que infelizmente os nºs vão aumentar:o(
bjs
Adriana

Anónimo disse...

Os números que apresentas, infelizmente, dizem tudo.
Agora eu pergunto: será tudo consequência da crise? Não creio, pois se é há muito que Elvas está em crise.
A verdade é que a economia do concelho está de rastos, é um problema de há demasiado tempo. Nem se exploram todas as potencialidades da cidade, nem se captam novos investimentos, assim como não crescem as empresas que já existem. Há uma falta de visão empresarial assustadora na nossa cidade. Resultado: cada vez mais os jovens abandonam a terrinha e em força. Para o provar estão os jovens da nossa geração, para os quais Elvas é o local de repouso nos fins de semana ou nas férias. Como tu dizes "é triste, mas é a vida", no entanto ainda acredito que Elvas possa dar "o salto", tem tudo para isso, basta vontade e saber fazer.
Abraço.

Anónimo disse...

Tudo nos vai acontecendo, sendo sintomático que se tenha encerrado a maternidade para se inaugurar novas instalações no cemitério...
É evidente que o "regedor" como diz o outro não tem que criar empresas e ter esse espirito(empresarial), mas lá que tem que criar ambiente para que esse espirito se desenvolva, lá isso tem...
Alguns vangloriam-se de memso assim não termos industrias onde o despedimento colectivo poderia acontecer, mas tambem não tivemos o beneficio resultante de durante MUITOS ANOS essas industrias produzirem riqueza na terrinha...
Mas o que tem acontecido e BEM O DISSESTE, foi que o resultado é devastador para Elvas, pelos números que divulgas.
Já tivemos muitas promessas de empresas para cá. Lembras-te da cimenteira? e das outras?
E no ano em que tudo acontece, vamos ter uma edição local, do que aquele que é Major faz na terrinha dele ...distribuição de electrodomesticos
Pelo menos alguma outra terrinha que beneficie do que por cá se faz.
Quanto a nós é evidente que temos que vir para outras terras, deixámos a terrinha...

Badji disse...

Caro Scotish apenas digo que "contra factos não há argumentos".

Anónimo disse...

Eu nunca ouvi o senhor Presidente da Câmara prometer uma cimenteira nem qualquer outra empresa porque a Câmara não faz cimenteiras nem empresas como diz um comentador anterior.Houve aproveitamento de alguns que tentaram passar a mensagem errada...

O que ouvi foi que havia contactos e manifestação d intenções de empresas, como a cimenteira, em instalar-se, ou pelo menos andaram a fazer pesquisas e a ver de financiamentos dos vários Governos.

Não se instalaram em Elvas nem noutro ponto do nosso país, e possivelmente em lugar nenhum.

Quando as empresas não têm capital para investir nem capacidade de endividamento, não há nada a fazer!

O pior é que em Elvas quando aparace um empresário que se quer instalar e se dirige à Câmara há logo alguns da má língua que tentam difamar o empersário. Isso afasta qualquer um e não faz ninguém sentir-se bem-vindo.

Abraços.

Sr Inspector Elvense disse...

Mas qual é a noticia ou memso a novidade nesta informação do post?..
Por acaso alguma vez o indice de desemprego deixou de subir em Elvas?!
Julgo que nao, e nao se esqueçam de que sempre se pode dar a volta aos numeros para que estes pareçam menos assustadores, ou mais simpaticos (conforme o ponto de vista e interesse).
Mas como ja aqui foi referido.. "contra factos não ha argumentos".
E Elvas está pessimamente servida no que toca ao ramo empresarial.
E cada vez mais os jovens (e outros menos jovens) Elvenses têm que sair, porque ou ficam no OMTJ, ou ficam porque têm subsidios e rendimentos minimos ou porque andam a roubar e a traficar (e o negocio lhes corre bem).
É assim de claro, assim de duro e assim de real..
mas claro, sempre havera quem lhe interesse ver isto de outra prespectiva :)
cumprimentos e parabens pelo blogue