sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Apontamentos...


No passado dia 5 de Janeiro a Câmara Municipal de Elvas reuniu e o conteúdo do que se passou foi colocado no site da edilidade.
Vou apenas passar para o cantinho deste humilde Observador aquilo que creio ser merecedor da devida atenção.

"... de acordo com a Portaria nº 2/2009 de 2 de Janeiro último, foi definida a estrutura dos comandos territoriais da Polícia de Segurança Pública, na qual foi aprovada a Divisão Policial de Elvas, com quatro esquadras: Esquadra de Elvas, Esquadra de Trânsito de Elvas, Esquadra de Investigação Criminal de Elvas e Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Elvas. Sobre este tema, a Câmara aprovou por unanimidade uma moção de congratulação por esta decisão governamental, a enviar ao Primeiro-Ministro, Ministro da Administração Interna, Direcção Nacional da PSP, Governador Civil do Distrito e Comandante da PSP de Elvas".

Este assunto já foi destacado na blogosfera elvense e não quero ser repetitivo. No entanto creio que apesar de ser uma boa notícia, devemos aguardar pela concretização desta decisão governamental. Quero ver como se vai transformar a Esquadra de Elvas em Divisão.

"A cerimónia de lançamento do número 28 da revista Monumentos vai decorrer no próximo dia 9 (sexta-feira), às 18.30 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas. Nesta publicação, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana dedica ao património de Elvas um grande destaque, razão pela qual o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional vai estar na Cidade a presidir a este acto".

Efectivamente uma boa notícia. É notório o trabalho desenvolvido pela CME para recuperar todo o património histórico da nossa cidade, mas ainda há muito para fazer. Não esqueçamos por exemplo, no estado de degradação em que se encontram alguns edifícios no Centro Histórico.

"A Câmara decidiu retomar, nas próximas semanas, os Encontros Temáticos já feitos em anos anteriores e reiniciados em Outubro e Novembro passados. Nestas reuniões de trabalho, a Câmara propõe-se abordar, com convidados pertencentes a diversos sectores da actividade concelhia, entre outros, os temas seguintes: Educação, Saúde, Desporto, Área Social, Cultura, Agricultura, Indústria, Logística, Administração Pública e Serviços".

Ideia acertada da edilidade, pois é na discussão de ideias entre todas as partes interessadas, que Elvas poderá ganhar. Este Observador irá estar atento a estes Encontros, pois creio serem de grande importância para a nossa terrinha.

"O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) vai estar encerrado até 16 de Janeiro, devido à montagem da exposição seguinte; “Corpo: Densidade e Limite” é o título dessa exposição a inaugurar dia 17, às 18 horas e fica aberta ao público, nos horários habituais, a partir do dia seguinte".

Uma necessária mudança de exposição para avivar o interesse em visitar o MACE. Creio ainda haver muitos elvenses que não visitaram o Museu. Aqui têm uma boa oportunidade para o fazerem, numa visão de Museologia diferente da tradicional. É importante vermos as várias formas de arte que podem ser expostas, e nada melhor que visitarmos a nova exposição.

"Também a 17 de Janeiro, às 19.30 horas, na cafetaria do MACE, é aberta a Semana Gastronómica do Porco, que decorre em dezenas de restaurantes do Concelho até ao próximo dia 25".

Mais uma semana gastronómica promovida pela Câmara. O Porco será a referência, e sem dúvida serão muitos a visitar os vários restaurantes que decidiram integrar o evento. Ou melhor, aqueles que podem ir, pois com a crise isto está complicado, e os saldos ainda não fazem parte do dicionário da hotelaria!

"A Câmara Municipal aprovou o programa de actividades previsto para o Serviço Educativo da Biblioteca Municipal de Elvas, para os meses de Janeiro e Fevereiro. Aprovados apoios a três colectividades desportivas: CF “Os Elvenses”, “O Elvas” CAD e Rugby Clube de Elvas".

Aqui vamos ter pano para mangas, pois no que toca aos apoios aprovados às colectividades, é sempre o que acontece... Aguardemos!

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

5 comentários:

Anónimo disse...

Não tenhas medo de ser positivo Scottish. Enquanto os bons não se mostrarem com coragem, os maus, difamadores, ofensivos, baixos e reles, vão continuar a tentar destruir pessoas e a sujar a sociedade elvense!
Coragem e intervenção positiva é o que devem ter os bons cidadão elvenses como tu.

Abraços,
Filipe Santos

Xavier de Sousa disse...

Lançamento Oficial do Novo Site da "BRIGADA 14 JANEIRO" dia 17 de Janeiro às 17h na Sociedade 1ºDezembro (Azevia) com convidados especiais confirmados!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Quais convidados especiais? Tu e os teus socialistas todos? Escumalha!

Xavier de Sousa disse...

Chamaria injeva ou falta de estilo aos srs. Anónimos que derrubam as iniciativas da nossa cidade?

Cumprimentos

Xavier de Sousa disse...

Convidados Confirmados:

Convidado Nacional: Engº Gonçalo da Câmara Pereira (Fadista);

Convidado Local: Maestro Vilar Pires (Músico)

Cumprimentos a todos!