terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Compras de última hora


Por muito que todos os anos digamos que "para o ano compro as prendas mais cedo", isso para muitos é impossível.
Tornou-se um hábito comprar as prendas de Natal, ou pelo menos algumas, a poucos dias da Noite da Consoada. Para não falar nas que se fazem no dia 24...
Penso até que este será o dia em que os Comerciantes realizam a melhor caixa da quadra, e provávelmente do ano.

Acaba por ser giro, pelo menos para mim, ver a azafama que há no Centro Histórico nos momentos antes da reunião familiar. Entradas e saídas das lojas em grande correria para as derradeiras comprinhas, com o propósito que a noite em família seja a melhor possível. Falta sempre alguma coisa para requintar o menú do jantar, as donas de casa correm para casa com a intenção que nada falte, o embrulhar de algumas prendas compradas à última da hora, o encontrar-se com os amigos/as para beber uma cervejinha antes da reunião familiar... Tudo isto é habitual vermos no dia 24! É giro, não acham? :)

No entanto preocupa-me o que temos visto no Centro Histórico. Ruas despidas de gentes, enquanto que os hiper-mercados estão completamente cheios.
Creio que todos sabemos termo-nos tornado cada vez mais comodistas, e se podemos no mesmo sítio comprar tudo o que necessitamos, melhor. Perante este cenário, a preocupação instalou-se no comércio local, porque a não ser que necessitemos de algo urgente ou que os hiper's não tenham, simplesmente não vamos às lojas.
Muito se tem falado na blogosfera elvense que seria importante "criar" o Centro Comercial aberto no Centro Histórico. Para isto claro está, e não querendo ser repetitivo, as mentalidades e a iniciativa dos comerciantes têm de mudar.

Não será fácil, mas todos devem pensar que algo deve ser feito para alterar esta situação. Penso até que este ano as lojas dos chineses, onde se encontram milhares de coisas a preços baixos, também não estão a ter os lucros de anos anteriores.
Enquanto isso olhamos para o Modelo ou o Intermarché, hiper-mercados com maior variedade de escolha, e estão "abarrotados" de gente.
São estas superficies que verdadeiramente lucram com o Natal, aproveitando claramente o nosso comodismo.
Isto para não falar de Badajoz, onde chegamos a encontrar conterrâneos que não vemos em Elvas! Tenho inveja da Calle Menacho ao ver tanta gente com sacos de compras na mão, e lojas cheias até à porta.

Gostava tanto de ver o mesmo no nosso Centro Histórico...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Afonso da Maia disse...

Feliz Natal e um ano de 2009 cheio de vida e espírito positivo.

www.elvascidadeviva.blogspot.com

Fly disse...

Desejos de um Bom Natal caro amigo, e que a entrada em 2009 seja a melhor possível!

Grande abraço, Fly

Deep Café