segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Colapso Hospitalar


Todos temos ouvido que as urgências nos hospitais estão entupidas por todo o país, com o surto de gripe.
O Hospital de Santa Luzia não foge à regra, e no dia de Natal a sala de espera não foi suficiente para albergar tanta gente que recorreu às urgências.
Pode-se dizer que com o surto de gripe é normal que as urgências nos hospitais e centros de saúde fiquem colapsadas, mas aqui o problema passa por alguma desorganização do Hospital.

Apenas dois médicos estavam de serviço, com mais de 100 pessoas a aguardar pela sua consulta. A espera demorou para muitos, mais de 4 horas. Não é nada comparado com o doente que esteve em Lisboa a aguardar 22 horas pela sua vez, mas não deixa de ser bastante tempo.
Falei da desorganização pois quem esteve presente no HSL foi o que sentiu. Com tanta gente na sala de espera, convenhamos que deveria haver médicos de prevenção para poderem rapidamente ajudar a "desentupir" as urgências.
Todos sabemos do surto da gripe, e também sabemos que nestes dias há abusos alimentares que podem originar idas ao hospital. A tudo isto, e com o feriado numa Quinta-Feira, é normal que se tirem dias de férias para aproveitar passar o Natal em família, mas penso que haverá médicos residentes em Elvas, em número suficiente, para estarem de prevenção.

É neste ponto que mostro algum desagrado. Há certas profissões que exigem muita disponibilidade, e a medicina é uma delas, por muito que se diga que todos temos os mesmos direitos. Assim, só podemos pedir maior organização na elaboração da escala de serviço para estes dias, que, como se viu, foram infelizmente de muito movimento.
Foi notório o desagrado dos utentes. Alguns chegaram, viram como estava a sala de espera e desistiram da ideia de aguardar pela sua vez, tendo ido para Badajoz. Outros que já aguardavam há algumas horas, também desistiram. O desespero de alguns, especialmente os que acompanhavam crianças, levaram a que fossem colocados dois seguranças na entrada do corredor das urgências.

É uma situação anormal, mas requer alguma reflexão por parte dos responsáveis do HSL, afim de evitar novo colapso.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Elvascidade disse...

Mal de quem precisa de esses cuidados. Como refere bem sabemos que nestas alturas existem os excessos e que muita boa gente com um espirro vai logo a correr para o hospital mas um pouco mais de organização e de ponderação de quem de direito não faria nada mal.

Anónimo disse...

Pois então, no resto do país esperam pela sua vez. Em Elvas vão para badajoz porque não podem esperar. Depois queixam-se que o Hospital corre o risco de fechar as urg~encias por falta de doentes!
Quem sofre são sempre os mesmo, os que não têm dinheiro para ir a Badajoz.
Uma gripe não é uma doença mortal, pelo menos na Europa.