domingo, 21 de dezembro de 2008

Basquetebol - Vitória no fecho do ano


SCC/Delta Cafés - 67
Malveira - 56

Segunda vitória consecutiva e a quarta na prova, para fechar o ano e consequentemente a primeira volta, com 4 vitórias e 6 derrotas.
Não é um balanço positivo, mas para quem era apontado por muitos como o principal candidato a ficar em último, não está mal.

Ontem a equipa venceu justamente, mas mostrou ser inconstante. Depois de um bom arranque de jogo, chegando com facilidade no meio do primeiro período aos 12-3, simplesmente bloqueou. E o bloqueio durou praticamente 15 minutos, com um ataque muito pouco esclarecido e precipitado. O parcial inicial ainda fechou com vantagem dos "galgos" por 2 pontos, 14-12, mas os segundos 10 minutos foram mesmo para esquecer.
Ataques rápidos e mal definidos que conduziram a contra-ataques fáceis do Malveira, levaram a um péssimo parcial de 8-18, fechando a primeira parte com o resultado desfavorável de 22-30. Marcador demasiado baixo, mas merecido castigo pela péssima exibição até então.
A tudo isto temos de referir que a arbitragem teve uma má actuação, permitindo constantemente os contactos por vezes duros dos jogadores do Malveira, enquanto que o mínimo toque dos da casa era assinalado. Não serve de desculpa para a má prestação na primeira parte do SCC, mas ajudou.

Tudo diferente no regresso dos balneários. A equipa parecia outra, a que deve ser, e num ápice a desvantagem foi anulada. Também há que destacar que os árbitros decidiram marcar as faltas ao Malveira e as idas à linha de lance-livre por parte dos "galgos" foram constantes. Desta vez a equipa esteve bem melhor neste capítulo. Tanto que depois de um cesto inicial de 2 pontos, o SCC marcou 10 pontos seguidos desde a linha de lance-livre. Com isto vemos que a equipa se mentalizou que deveria fazer mais e melhor, e também se destaca a forma faltosa como o adversário defendia.
Os "galgos" mostraram maior esclarecimento em ataque, e de uma forma natural o parcial do terceiro período foi favorável por 24-16. Os da casa marcaram mais pontos neste período do que em toda a primeira parte.
No inicio dos derradeiros 10 minutos, e com um empate a 46 no marcador, pensava-se que o SCC iria embalar para uma vitória confortável. Mais quando os jogadores do Malveira se iam carregando de faltas, condicionando claramente a forma como poderiam defender. No entanto o SCC teve dificuldades em distanciar-se no marcador. O masoquismo desta equipa chega a ser irritante, pois sempre que joga com equipas mal classificadas há dificuldades. Só mesmo na parte final é que a vitória ficou assegurada, e isto muito por culpa da alteração táctica em defesa por parte dos "galgos". A zona 2-3 surtiu efeito, pois o Malveira não conseguiu atacar com facilidade o cesto dos da casa. Muita pressão na bola e conquista dos ressaltos defensivos, foram as premissas para sentenciar definitivamente o jogo. Parcial de 21-10, para o resultado final de 67-56.
A nota negativa do jogo foi a desqualificação do Bruno Pedro, por agressão a um adversário. O pedido de desculpa do Bruno a toda à equipa foi imediato, mas fica o registo que nunca se pode reagir assim, por muito que um adversário esteja a provocar com "bocas" constantes. Mais quando o Bruno entrou bem no jogo, com confiança e a marcar pontos. Que esta acção sirva para reflectir, pois não pode voltar a acontecer.

Marcadores do SCC: Pedro Carranca - 6 pontos; Gonçalo Piçarra - 4 pontos; Rui Fonseca - 0 pontos; Radu Spînache - 6 pontos; Bruno Metelo - 11 pontos; Tiago Oliveira - 12 pontos; Bruno Pedro - 6 pontos; Gonçalo Roxo - 2 pontos; Tiago Pires - 7 pontos; Miguel Candeias - 0 pontos; Orlando Milhano - 13 pontos.

O Campeonato regressa para o SCC no dia 3 de Janeiro, depois da habitual paragem natalícia. Será uma deslocação complicada, a visita ao Estoril, um dos primeiros classificados. Na primeira volta em Campo Maior, o equilibro foi a nota dominante. Venceram os da linha de Sintra por 10 pontos, 53-63, e ao longo das 11 primeiras jornadas tem-se mostrado uma equipa consistente, e por isso a boa classificação. Mesmo assim e registando que o SCC joga melhor quando enfrenta equipas de maior qualidade, esperamos que o "abanão" necessário seja neste jogo. O SCC não é inferior ao Estoril em qualidade, e a diferença é sem dúvida na inconstância dos "galgos". Se a equipa se mostrar mais equilibrada no seu jogo ao longo dos 40 minutos, de certeza que se verá o SCC em posições mais altas na classificação.
O jogo será dia 3 às 17 horas, no Pavilhão dos Salesianos em Manique.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

1 comentário:

phill disse...

caros amigos treinador e e jogadores eu este ano ja tive oportunidade de ver varios jogos vossos e continuo com a mesma ideia que tinha ao inicio vosses sao a melhor equipa do vosso grupo e com alguma diferença.
mas o certo è que teem lapsos dificeis de esplicar pelom menos para quem ve os jogos da bancada.
espero que consigam uma normal sengunda volta e isso para mim è ganhar os jogos todos.

força amigos quero ver esse SCC subir de divisao

grande abraço e boas entradas no ano novo