segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Basquetebol - SCC regressa às vitórias

Antes de mais as minhas desculpas por não estar a actualizar o blog diariamente. Entre o trabalho, os treinos do SCC, o estar integrado na equipa que vai fazer regressar em pleno o basquetebol a Elvas, o tempo disponível tem sido pouco.
No entanto, e por respeito aos assíduos (e não são poucos) visitantes do Três Paixões, prometo voltar à regular actividade bloguista.

CARNIDE - 47
SCC/DELTA CAFÉS - 56

Regresso do Campomaiorense às vitórias, depois de três derrotas consecutivas.
Sem qualquer margem de discussão, a vitória é justa da melhor equipa ao longo de todo o jogo. Os "galgos" controlaram sempre a marcha do marcador com maior ou menor vantagem. Muito querer por parte do Carnide, mas a maior tranquilidade dos alentejanos foi mais forte e a terceira vitória ficou consumada.
O Campomaiorense apresentou-se com algumas baixas. Umas por doença, outras por necessidade de estudo, e assim apenas 8 jogadores estiveram presentes no Pavilhão Municipal Bairro Padre Cruz em Carnide.
Há jogadores que terão de trabalhar mais e estar mais implicados com a equipa se pretendem ter mais minutos de jogo, ou mesmo a possibilidade de jogar.

No primeiro período os da casa começaram bem, com um 6-0 de início, mas o Campomaiorense respondeu de imediato, anulando a desvantagem e passando para a frente do marcador, situação que não voltou a ser alterada até ao fim. Parcial de 11-14 nos 10 minutos iniciais muito por culpa da boa defesa alentejana, e de um ataque seguro e sempre na procura do jogador livre. No segundo parcial o Campomaiorense voltou a estar melhor que o adversário, com um parcial favorável de 12-17. Justificava-se a vantagem de 8 pontos, 23-31, ao intervalo, mas ficou o recado de que o SCC podia e deveria ter uma vantagem mais amplia. Os erros nos lances-livres, a perda de vários ressaltos defensivos originando segundos lançamentos para o Carnide, e alguns ataques precipitados, foram os motivos que levaram a não haver uma margem mais dilatada.

No terceiro período, os "galgos" voltaram a superiorizar-se com um parcial de 7-13, tendo sido 10 minutos em que as defesas se superiorizaram aos ataques. O SCC alternou entre a defesa individual e a zona 2-3, baralhando o ataque dos da casa.
Para os derradeiros 10 minutos os alentejanos contavam com uma vantagem de 14 pontos, 30-44, e parecia ser definitiva. Ao contrário do que sucedeu na maioria do jogo, os "galgos" precipitaram-se em demasia, com ataques demasiado rápidos, originando lançamentos sem exito. Isto fez com que o Carnide, com uma zona press a todo o campo, se empolgasse, reduzindo a desvantagem até aos 6 pontos de diferença. Necessário desconto de tempo do SCC para "travar" a recuperação do Carnide, e depois a equipa conseguiu controlar o marcador até ao fim, terminando com um parcial favorável aos da casa por 17-12, fechando o jogo com o definitivo 47-56.

Vitória justa da equipa mais equilibrada ao longo do jogo, mas fica um recado. A equipa pode e DEVE fazer melhor. Foram notórias algumas melhorias, como a melhor adaptação à defesa zona 2-3, consolidada que está a defesa HxH, mas falta "fechar" o ressalto defensivo. A equipa permite demasiados segundos lançamentos aos adversários, e isso pode condicionar possíveis vitórias. Tacticamente a equipa tem de se mostrar mais disciplinada, mas parece que está no bom caminho.
Arbitragem com erros, contanto com um dos árbitros da Liga, o conhecido Carlos Santos.

Marcadores do SCC: Pedro Carranca - 15 pontos; Gonçalo Piçarra - 0 pontos; Rui Fonseca - 8 pontos; Radu Spînache - 4 pontos; Bruno Metelo - 8 pontos; Tiago Oliveira - 8 pontos; Tiago Pires - 5 pontos; Orlando Milhano - 8 pontos.

No próximo Sábado dia 20, o Campomaiorense recebe no Pavilhão Rui Nabeiro pelas 16 horas, o Malveira, fechando assim a primeira volta do Campeonato.
Face aos lugares que as equipas ocupam na tabela, e pelos últimos resultados, os "galgos" só podem pensar na vitória. De a conseguirem podem fechar o ano 2008 com 4 vitórias e 6 derrotas, o que até não é mau registo. Esperamos que assim seja!

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

Sem comentários: