quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os Velhos Edificios da Cidade


Apenas um esclarecimento inicial. O Três Paixões não foi criado para maldizer, criticar e mostrar que tudo está mal. Muito pelo contrário, mas penso que todos estamos no dever de dizer o que não está bem, com a única e clara intenção de se corrigir. Creio que todos juntos podemos e devemos fazer mais e melhor pela terrinha!
Elvas a minha Cidade é uma das Paixões, e os leitores do blogue vão-se habituar a ler posts em que se aponta o dedo a determinada situação, mas dando ideias, notas ou sugestões que possam ser importantes para a solucionar. Continuarei fiel ao post inicial do blogue, ou seja, não entrarei no falatório político. O Três Paixões dará ideias para melhorar Elvas, seja qual for a cor partidária na cadeira do poder da Rua Isabel Maria Picão.
Tendo esclarecido esta situação, vamos ao que interessa.

O post de hoje é sobre os velhos edifícios existentes no Centro da Cidade que se encontram em elevado estado de degradação, e que põem em perigo a nossa integridade física.
Já se falou muito sobre este assunto, mas vejo prédios a degradarem-se de dia para dia e preocupa-me. Não será fácil resolver isto, pois os imóveis são na sua maioria propriedade de particulares. Então o que fazer?
Relembro a situação do prédio em frente às Portas de Olivença. Estava num estado lamentável e perigoso, derrubou-se e construiu-se um novo imóvel, moderno e seguro, que deu origem a habitação e lojas.
Não conheço as casas por dentro, mas os comentários que tenho ouvido são favoráveis.
Sendo assim, porque não se faz o mesmo com vários que também são um perigo para os cidadãos? Não sou jurista, mas haverá alguma lei que obrigue os proprietários a vender os imóveis, caso o estado de conservação dos mesmos não seja o melhor? Deixo a pergunta no ar...
Olhando numa perspectiva comercial, acredito que a aquisição dos imóveis para posterior recuperação, até possam render bons dinheiros ao comprador, seja a Câmara ou um empreiteiro. E mais dentro do contexto actual de crise, em particular a imobiliária, pois a recuperação dos prédios, poderiam originar casas e lojas como as que indiquei acima e que tiveram bastante procura. Há muitas pessoas que gostariam de viver na zona intra-muros, mas o estado actual das casas não aconselha tamanho risco económico. Claro que os preços deveriam ser mais baixos que a média actual praticada em Elvas, que é elevadíssima. Esta seria uma forma de evitar o "despovoamento" do Centro Histórico.

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas a aposta desta Câmara foi fazer dinheiro e isso passava por ter loteamentos novos.
Ao mesmo tempo, por medidas administrativas foi sendo mais dificil residir no centro urbano, pois quase tudo passou "lá para fora". A Rua da Cadeia se tiver dez moradores é porque os contamos todos(fora a instalação da ESA, a Carreira, a Alcamim ...
Intra-muros, possivelmente temos mais de MIL FOGOS devolutos. Teria que ser uma nova politica de voltar TODA a construção civil para o centro histórico. Mas agora o problema não se fica por aqui. Temos várias centenas de fogos novos semi-construidos ou por vender. Mas o Zé quer lá saber disso. O problema dele é outro...

Elvascidade disse...

Totalmente de acordo. O centro histórico precisa de vida e qual a melhor maneira se não a criação de habitação dentro das muralhas.