quinta-feira, 13 de novembro de 2008

A "noite" de Elvas

Depois da criação dos 4 bares exteriores no Coliseu, podemos falar agora em como está a noite da terrinha!
Há gostos para todos, mas muito sinceramente penso que os bares Republika, Kappa, Charlotte e Pause, recentemente inaugurados, estão vocacionados para os mais jovens.
Não é que eu não me considere um jovem claro, mas por vezes não há paciência para "aturar" os miúdos. E digo isto porque também tento ser frequentador da zona.

Na conhecida zona da Cidade Jardim temos o Mantas, o meu local de referência :), Kahlua, Nautilus, Gao's e Republica, que continuam a funcionar normalmente.
Como todos sabemos esta era a zona principal da "noite" elvense. No entanto as continuas queixas dos moradores, e a chegada do Coliseu com a criação dos bares exteriores, podem ter "arrumado" com esta zona.
Foi polémica esta situação, com a Câmara a querer que os proprietários destes bares mudassem para o Coliseu, tendo obtido inicialmente respostas negativas. No entanto, e ainda não sei como, convenceu três proprietários a mudar. Melhor dito, a abrir também no Coliseu, pois todos continuam com as portas abertas. Será comportável manter dois bares abertos? Só eles saberão, mas com a crise que temos acho pouco provável!

Na cidade temos o T-Wine, agora reaberto e com algumas alterações que melhoraram significativamente as suas já boas condições, e o Tex-Mex.
O T-Wine optou por abrir apenas nas Sextas e Sábados regularmente, e a primeira Quinta-Feira de cada mês, com música ao vivo. A iniciativa saúda-se e espero que tenha êxito!

Também não me posso esquecer do Moto Clube Alentejano, recheado de bons amigos, e até agora o único espaço aberto até às 4 da manhã.
O MCA logicamente acusou a abertura dos bares no Coliseu, mas já sei que ideias para "puxar" pessoal não faltam e serão bastante atraentes. Deixo para o pessoal do MCA a divulgação dos diversos eventos que pretendem realizar :)

Resta agora saber se mesmo assim estamos contentes! Creio ainda não haver uma total satisfação na zona do Coliseu, os bares da Cidade Jardim claramente perderam clientela, o T-Wine conta com um grupo de clientes fieis mas não os suficientes, assim como o Tex-Mex. E continua a haver muita gente a deslocar-se a Badajoz...

É neste ponto que me fixo, Badajoz. Andamos a falar que a nossa zona intra-muros está "morta", que temos de fazer algo para a ressuscitar, mas continuamos sem fazer nada. Dois bares nocturnos continuam por lá, o T-Wine e o Tex-Mex, mas nem por sombras se pode pensar em ter os espaços abertos depois das 2 horas.
Em Badajoz as coisas não funcionam da mesma forma, pois é na zona da Catedral em pleno centro, onde continuam a haver bares de referência da noite pacense, como por exemplo o Mercantil.

Creio que com a debandada dos mais jovens para a zona do Coliseu, os não tão jovens poderiam ter na zona da cidade motivos de interesse para fazerem a sua "noite".
Tirando algumas excepções (há sempre), penso que a maioria deste grupo etário está para beber o seu copo, ouvir boa música e ter conversas com amigos que só os podem encontrar nos fins de semana.
Na situação actual e devido ao anunciado fecho a partir da meia noite dos bares da Cidade Jardim (digo anunciado pois continua tudo igual), resta-nos o T-Wine ou o Tex-Mex para podermos estar no nosso ambiente, mas só até às 2 da manhã! Depois disso ou vamos para o Moto Clube, ou pra caminha, ou então ainda tentamos a sorte nos bares do Coliseu...

Uma Paixão, uma opinião pessoal!

2 comentários:

Anónimo disse...

Já fiquei a saber que temos o mesmo local de referencia! ;)

Sinceramente duvido que haja espaço para todos. Podia perfeitamente haver, não fosse esta malfadada crise que anda por todo o lado! Mas como há quase um ano que não vou a Elvas, quando ai estiver em Dezembro e ver com os meus olhos poderei julgar melhor. Até lá abstenho-me.

Badji disse...

Ainda somos do tempo em que em elvas, a noite terminava ás duas da manhã, e convenhamos, devería ser certamente um tormento dormir naquela zona da cidade, aí estou de acordo que a solução encontrada, traz hoje mais descanso a quem vive na zona da cidade jardim. Também é verdade que hoje existe muito mais escolhas, e na minha opinião tudo ficará melhor, pois assim a tua opção de escolha está mais abragente, quantas vezes não queríamos estar num local descansados a falar e não podiamos, hoje isso cabe a quem fecha "cedo" criar essas condições para que o ambiente nocturno seja diferente. Em resumo em tempo de dificuldades, rapidamente os empresários dos bares chegarão à conclusão qual foi a melhor escolha, visto que tal como referes, existe uma zona que quase já é exclusiva de gente mais nova.

Cpts.
P.S. Epá descobri agora que também temos o mesmo local de referência.